8 frases do Papa Francisco na JMJ Lisboa

A JMJ Lisboa aconteceu! Estima-se que mais de 1 milhão e meio de pessoas circularam durante os eventos promovidos pela XXXVII Jornada Mundial da Juventude, isso faz dela a quinta maior Jornada juntamente com Madrid e Polônia (1991).

Na quarta-feira, dia 10 de agosto, em audiência geral, no Vaticano, o Papa Francisco disse que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 mostrou que é possível um mundo livre de guerra e que o encontro foi “um presente de Deus”.

Apesar dos conflitos e guerras que o mundo vive, “é possível um mundo de irmãos e irmãs, onde as bandeiras de todos os povos voam juntas, lado a lado, sem ódio, sem medo, sem fechamentos, sem armas”, disse o Pontífice.

Realmente, a fé move montanhas, e esse evento não só moveu obstáculos como promoveu pontes que ligarão aqueles que não estiveram pessoalmente na Jornada. 

E para que você contemple este presente de Deus, preparamos 8 frases do Papa em momentos distintos.

A JMJ abraçou a todos!

A Jornada Mundial em Lisboa aconteceu de 1 a 6 de agosto em Portugal. Mas, uma semana antes, houve missões pelas paróquias de algumas dioceses de Portugal. De fato, o encontro mundial da juventude é um evento enorme que mobiliza o mundo inteiro.

Além de todos os encontros com o Papa, há toda uma infraestrutura que faz o evento acontecer. E entre as novidades deste ano, esteve a comunicação como forma de inclusão para deficientes visuais e auditivos.

A audiodescrição foi algo inédito na edição realizada em Portugal: “Foi uma grande conquista”, afirmou Filipa Oliveira, Coordenadora da Equipe das Traduções, que engloba a Língua Gestual e a relação com os voluntários que tornaram a Jornada percetível à comunidade surda.

Além da audiodescrição, os Eventos Centrais contaram com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Gesto Internacional, cujas interpretações eram transmitidas nos ecrãs espalhados pelos recintos. Isso colocou em prática o que o Papa falou sobre todos serem bem-vindos à Igreja!

8 frases do Papa na JMJ Lisboa!

Agora, nada como as palavras do Papa Francisco para nos motivar a caminhar juntos rumo à próxima JMJ que acontecerá em Seul, Coreia do Sul, em 2027. Confira:

#1 “Somos todos chamados a cultivar o sentido da comunidade, começando por ir ter com quem vive ao nosso lado.”

Na quarta-feira, dia 02 de agosto, o Papa chegou a Lisboa. Essa frase ele dirigiu às autoridades, à sociedade civil e ao corpo diplomático quando chegou ao Centro Cultural de Belém.

#2 “Não estamos doentes, estamos vivos!”

O Papa falou aos universitários no dia 03 de agosto! Citando uma frase de Fernando Pessoa quando este diz que ser descontente é ser homem, Francisco estimulou os universitários a não terem medo de se sentirem inquietos.

#3 “Fomos chamados, porque somos amados. É belo! Aos olhos de Deus somos filhos preciosos.”

Palavras do Papa na primeira Missa com os Jovens da JMJ Lisboa em 03 de agosto. A partir das leituras propostas, o santo Padre falou sobre o amor de Deus por cada pessoa, amor que é pessoal e original, que nos chama pelo nome e dá sentido à nossa vida.

#4 “Real é o amor concreto, aquele em que se sujam as mãos.”

Encontro com os representantes de alguns centros de assistência e de caridade, dia 04 de agosto na JMJ Lisboa.

Neste dia, o Papa não pôde ler o discurso porque não enxergava bem as letras, mas entregou o texto para ser publicado e dirigiu espontaneamente algumas palavras aos que estavam presentes. Na verdade, inspirado por Deus, ele falou sobre o amor ao próximo.

#5 “Nossa Senhora solícita. Apressa-Se, para estar perto de nós, apressa-Se porque é Mãe.”

Oração do terço com os jovens enfermos no dia 05 de agosto. O tema da JMJ Lisboa foi Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc.1,39). Na inspiração do Espírito, o Papa introduziu um novo título para a Virgem Maria com essa passagem: Nossa Senhora Solícita.

#6 “Renovar dia a dia o encontro pessoal com Jesus é o coração da vida cristã.”

Encontro com os voluntários da JMJ Lisboa – dia 06 de agosto. O Papa agradeceu a todos os voluntários por possibilitaram este encontro mundial através de pequenos gestos, como dar água a um desconhecido, isto cria amizade.

#7 “O segredo do caminho está um pouco nisto: na constância em caminhar.”

Um dos grandes momentos com o Papa durante a JMJ Lisboa foi a vigília com os jovens, que começou ao entardecer do sábado e se encerrou com a Missa de envio no domingo. Houve  inúmeras atrações, músicas, teatro, dança, adoração e a palavra do Pontífice.

#8 “Que levamos conosco? Respondo com três palavras: resplandecer, ouvir e não temer.”

O último momento do Papa na JMJ Lisboa foi a Missa de envio na manhã do dia 06 de agosto. À luz da transfiguração do Senhor, o Papa despediu-se dos jovens animando-os a contemplar Cristo, ouvir sua voz e não ter medo. 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress