Festa da Misericórdia: porque celebrar este dia?

A devoção à Divina Misericórdia é antiga na Igreja, mas somente há 23 anos, o papa São João Paulo II instituiu uma festa litúrgica para mergulharmos na espiritualidade a Jesus Misericordioso e alcançamos graças por meio desta devoção. 

Desde então, a espiritualidade da Divina Misericórdia tem se espalhado pelo mundo,  e a cada dia conquista mais fiéis. 

A palavra misericórdia é a junção de duas outras palavras:  miserere, que significa miséria e cordis, que quer dizer coração. Em outras palavras, é  o amor de Jesus que acolhe e se derrama sobre a nossa miséria.

Mas você sabe como surgiu a festa da Misericórdia? 

Tudo começou em fevereiro de 1931, na cela do convento de uma religiosa polonesa de nome Faustina. Ela teve uma visão na qual, o próprio Jesus,  pedia a ela que fosse pintada uma imagem.  

Assim, esta imagem é a de Jesus Misericordioso como vemos hoje em diversos lugares, e que  representa Cristo no momento em que aparece aos discípulos no Cenáculo, após a Sua ressurreição, quando lhes dá o poder de perdoar ou reter os pecados.

Jesus fez diversas revelações a Santa Faustina sobre a sua Misericórdia, todas estão documentadas em um diário escrito pela própria religiosa polonesa. 

Santa Faustina revela nestes escritos os desejos e promessas de Jesus aos que confiaram em Sua Misericórdia.

Entre as diversas formas de viver esta devoção, Jesus pede a Faustina um dia inteiro de festa para que as almas se aproximem de Sua Misericórdia: 

“Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia!” 

(Diário de Santa Faustina, 49-50)

E no ano de 1934, Jesus fez ainda revelou uma Promessa para os que participarem dessa celebração: 

“Aquele que, nesse dia, se aproximar da Fonte da Vida, alcançará o perdão total das culpas e das penas” (Diário, 300).

O Papa São João Paulo II, grande devoto da Divina Misericórdia, canonizou no ano 2000 Santa Faustina, a secretária da Divina Misericórdia.  Neste mesmo dia publicou um decreto para que as comunidades e Paróquias de todo o mundo passassem a celebrar no segundo domingo da Páscoa a Festa da Divina Misericórdia.

Após esses acontecimentos, a devoção à Divina Misericórdia espalhou-se por todo o mundo. 

Festa da Misericórdia da Basílica São Miguel Arcanjo

Por isso, celebramos, neste domingo, a festa  Misericórdia, na Basílica São Miguel Arcanjo, com a oração da Hora Santa para recebermos as Graças desta devoção. 

No dia 16 de abril, domingo às 15h, participe conosco da Hora da Misericórdia. Também teremos as Santas Missas no horário habitual dos domingos:  às 7h, 9h, 11h e 19h.

Que o seu coração possa achegar-se confiante na Misericórdia de Jesus, que está ansioso por derramar Suas graças em nossas vidas.

Que você possa dizer com todo coração:

Jesus eu confio em vós!

Você vai gostar de ler também: 5 curiosidades sobre a Festa da Misericórdia

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress