Teatro, uma potência evangelizadora

O teatro é uma arte milenar porque existe há mais tempo do que podemos imaginar. Nos rituais primitivos da humanidade,  há mais de 30 mil anos, os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias. 

E a Igreja acompanha a história da humanidade. Não há como entender o próprio Evangelho sem recursos visuais, entre eles o teatro, uma expressão artística completa, que sensibiliza os corações mais frios e capta as atenções mais dispersas.

Por isso, São João Paulo II fala com propriedade sobre o artista já que ele mesmo encenou muitas vezes na juventude, inclusive em um época de muita dor e desilusão:

“De fato, a sociedade tem necessidade de artistas, da mesma forma que precisa de cientistas, técnicos, trabalhadores, especialistas, testemunhas da fé, professores, pais e mães, que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da comunidade, através daquela forma sublime de arte que é a ‘arte de educar’.No vasto panorama cultural de cada nação, os artistas têm o seu lugar específico.”

Se é assim como diz o Papa, o ator, então, tem um lugar especial no coração da humanidade através do teatro. É sobre essa arte universal e o seu poder de conquistar que vamos tratar agora!

A importância do teatro para a sociedade

Historiadores, antropólogos e estudiosos defendem que o teatro surgiu com a própria humanidade. Encenações de dança, colheita, morte, cultos a deuses eram contadas por meio da encenação e assim as pessoas guardavam a fé e a cultura do seu povo.

Mas o termo teatro e todas as suas ideias remetem ao Século IV, na Grécia Antiga. A própria palavra ‘teatro’ vem do grego e significa lugar onde se vê um espetáculo. Quem nunca ouviu o termo: tragédias gregas e tantas histórias incríveis de espetáculos antigos?

De fato, isso só prova que o teatro acompanhou a formação do ser humano, transmitiu sentimentos, realidades da vida, cultura, educação, fé e ajudou muitos a conhecerem a si mesmos para exercerem o papel de ator ou atrizes e emocionarem uma plateia.

O teatro exerce uma força incrível sobre quem o apresenta e quem o assiste. Ele é o lugar da criatividade, imaginação e desenvolvimento de potencialidades, além de proporcionar diversão, educação e consciência social. Essa arte tem um poder transformador!

Teatro na vida cristã

Assim como o teatro está associado à vida humana também está unido à fé, porque é impossível separar o ser humano do transcendente, principalmente no princípio. E o teatro é anterior à própria escrita, quando essa nasceu, era privilégio de quem tinha recursos financeiros.

Assim, vale a pena lembrar duas colocações fortes sobre a arte, no qual o teatro está inserido, para destacar seu valor na vida cristã. 

Papa Bento XVI disse: 

“[…] o Cristianismo, desde as suas origens, compreendeu bem o valor das artes e utilizou sabiamente as suas multiformes linguagens para comunicar a sua imutável mensagem de salvação […]”  

Papa Paulo VI: 

“Nós temos necessidade de vós – disse ele –. O nosso ministério precisa da vossa colaboração.Porque, como sabeis, o Nosso ministério é pregar e tornar acessível e compreensível, aliás comovedor, o mundo do espírito, do invisível, do inefável, de Deus. E nesta operação… vós sois mestres. É a vossa profissão, a vossa missão; e a vossa arte é extrair do céu do espírito os seus tesouros e revesti-los de palavras, de cores, de formas de acessibilidade” (Insegnamenti II, [1964], 313). 

Logo, foi através do teatro que muitos se aproximaram de Deus. De reis a pobres, não importa a condição social, mas essa arte sempre esteve presente com o poder de convencer e cativar os corações para a vida de Cristo.

Uma arte evangelizadora poderosa

Dito isso sobre o teatro, podemos nos imaginar diante de uma cena! Assistir a alguém representar uma personagem, com convencimento, é um dom, e quando a mensagem é verdadeira como o Evangelho, alcança o coração de quem interpreta e de quem presencia.

Também existem pessoas que são visuais, precisam ver para entender, e o teatro faz isso! A encenação é a expressão do corpo, da oratória, da memória e da espiritualidade, tudo junto, circulando no mesmo ambiente, em benefício das pessoas.

E se recordarmos as vias sacras encenadas na Semana Santa! Quantas pessoas se emocionam como se estivessem dentro da cena, isso porque, muitas vezes, quem atua o faz de boa vontade, sem qualquer intenção de se tornar um profissional.

O teatro, então, é uma das formas de expressar a fé e promover o encontro da pessoa com a presença misteriosa de Deus. Por isso, é um veículo de evangelização importante, atrai com facilidade e consegue comunicar a boa nova.

Prestigie a quarta arte universal!

Atualmente, há 11 tipos de artes: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. E todas elas servem à humanidade em contextos e assuntos diversos.

Não é possível viver sem a arte! Ela se explica com gestos, canto, expressões, imagens, pinturas etc. Assim, procure o teatro como forma de entrar em contato com o divino, já que Deus é o primeiro e maior artista de todos. 

Compartilhe esse conteúdo!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress