100 anos de João Paulo II: conheça 20 fatos sobre sua vida

Em 18 de maio de 1920, nasceu em Wadowice, Polônia, Karol Wojtyła, o terceiro e mais novo filho de Karol Wojtyła e de Emília Kaczorowska. Karol cresceria e se tornaria um grande entusiasta do esporte e da arte, foi excelente goleiro, ator e dramaturgo. Um jovem muito inteligente e dedicado aos estudos, conhecia 12 idiomas e falava com facilidade 9 deles. Mas, o que realmente o tornaria popular em todo o mundo seria o seu grande testemunho de santidade em vida, ao tornar-se João Paulo II – um dos papas mais amados da história da Igreja. Para celebrar os 100 do seu nascimento, separamos 20 fatos sobre sua vida. Confira! 

1. Profundamente devoto de Maria, teve como lema em seu pontificado “Totus tuus ego sum, Maria, et omnia mea tua sunt” (Sou todo teu, Maria, e tudo o que é meu é teu).

2. Desde seu primeiro dia como papa, mostrou extrema preocupação com a juventude católica, promovendo iniciativas sociais e, em 1984, criou a Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens de todo o mundo. A edição de 1995 do evento, atraiu uma multidão de 5 milhões de pessoas em Manila, a maior aglomeração humana já registrada.

3. Os números que cercam o pontificado de João Paulo II são impressionantes, suas visitas papais somam 1 milhão e 700 mil quilômetros.

4. Visitou 129 países, tornando-se um dos líderes mundiais que mais viajou na história. Ficou conhecido também como o Peregrino do Amor.

5. Aos 58 anos, sendo um dos papas mais jovens da história, foi também um grande pioneiro. Desbravou novos caminhos como primeiro papa polonês, primeiro a vir de um país comunista, primeiro a entrar em uma mesquita, o primeiro a receber uma delegação oficial da Igreja Ortodoxa Grega desde o cisma de 1054 e o primeiro e único a ser atingido por um tiro e dar entrada num hospital público.

6. Seu pontificado foi o 3º maior até agora, durando mais de 26 anos. Durante o período, manteve amplo diálogo inter-religioso, inclusive escreveu uma encíclica chamada Ut Unum Sint falando sobre a importância do empenho ecumênico.

7. Apaixonado por literatura, se juntássemos todos os escritos de Karol Wojtyla teríamos o equivalente a 20 bíblias. Ele escreveu em média 3 mil páginas por ano.

8. Tornou-se inclusive personagem dos quadrinhos. No início dos anos 80, a Marvel produziu uma HQ contando a história dele.

9. Um líder religioso do porte de João Paulo II atrai olhares, admiradores e fúria também. O ano de 1981 foi marcado pelo atentado ao Santo Papa. Enquanto discursava no dia 13 de maio (dedicado à Nossa Senhora de Fátima), ele foi atingido por um disparo feito por um atirador turco. Após um período conturbado de recuperação, o Papa voltou às atividades e atribuiu o milagre da sua sobrevivência à Virgem de Fátima.

10. Durante cinco anos, em suas audiências gerais das quartas- feiras no Vaticano, ele realizou 129 catequeses em que tratou sobre o tema do amor humano no Plano Divino. O conteúdo dessas catequeses forma aquilo que hoje conhecemos por Teologia do Corpo, uma mensagem profunda e cheia de esperança sobre o matrimônio, a família e a esponsalidade dos corpos que são chamados a não viverem para si e sim a doar as suas vidas.

11. Em 1994, demonstrou mais uma vez o seu olhar atento para as famílias. Ao tomar ciência do encontro que a ONU (Organização das Nações Unidas), estava promovendo sobre o tema, o pontífice inseriu a Igreja na mesma realidade e criou o Encontro Mundial das Famílias.

12. É de sua autoria a valiosa contribuição da Igreja que conscientiza  os fiéis e pessoas de boa vontade sobre a importante missão da mulher no mundo. Sua carta Mulieris Dignitatem trata da dignidade da mulher, da vocação e de seus direitos que hoje, mais do que nunca, vemos tão feridos e distantes daquilo que foi pensado por Deus para cada uma.

13. São João Paulo II dedicou uma especial atenção também para os artistas. Em sua carta sobre o tema, ele explica que “nem todos são chamados a ser artistas, no sentido específico do termo. Mas, segundo a expressão do Gênesis, todo homem recebeu a tarefa de ser artífice da própria vida: de certa forma, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima”. Um ensinamento, portanto, para cada um de nós.

14. Foi responsável pelo processo de beatificação de 1340 beatos e a canonização de 483 santos. Esta cifra supera todos os beatos e santos canonizados por todos os papas anteriores a ele em toda a história da Igreja.

15. É popularmente conhecido como “o Grande”. Embora o título não seja de maneira oficial, somente outros três papas na história mereceram tal honra: São Leão Magno (440- 461), São Gregório Magno (590-604), e São Nicolau Magno (858-867).

16. São João Paulo II era especialista em São João da Cruz e na tradição mística do Carmelo. Uma das suas teses de doutorado foi, justamente, “A Doutrina da Fé em São João da Cruz”.

17. Em 2000, o Papa São João Paulo II canonizou Santa Faustina Kowalska. Durante a cerimônia, declarou que todos os anos, no segundo Domingo da Páscoa, seria celebrado em toda a Igreja o Domingo da Divina Misericórdia.

18. São João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, na noite anterior ao Domingo da Divina Misericórdia daquele ano, solenidade que ele instituiu seguindo o pedido de Jesus Cristo a Santa Faustina.

19. Da noite de 2 de abril até o dia 8, quando as exéquias do falecido papa foram celebradas, mais de 3 milhões de peregrinos fizeram questão de homenageá-lo pessoalmente. Grande parte deles chegou a passar mais de 24 horas na fila para entrar na Basílica de São Pedro.

20. Com uma das canonizações mais rápidas da história, foi beatificado por Bento XVI  em 1º de maio de 2011 e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014, junto com São João XXIII.

E aí,  já sabia de todos esses fatos sobre São João Paulo II? Deixe nos comentários qual foi o que mais chamou a sua atenção. E não esqueça de compartilhar  essas curiosidade com os seus amigos.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress