Maternidade e evangelização: como catequizar os filhos na quarentena

Este dia das mães será diferente! Temos vivido dias inimagináveis. Quem diria que um vírus, em pleno século XXI, teria força para parar o mundo e nos afastar até mesmo das pessoas que amamos? De repente, os avanços tecnológicos e científicos, alcançados pela sociedade, não foram capazes de conter algo tão minúsculo, mas tão contagioso.  O mundo moderno precisou adotar medidas primitivas para preservar vidas. Todos nos vimos diante da necessidade de adequação a esta nova realidade.  

Nossas Igrejas foram fechadas, e temporariamente, não poderemos receber Jesus Eucarístico. Não podemos ir à Igreja, mas podemos assistir a santa Missa pela televisão ou pelas redes sociais. Nossas crianças ficaram sem as aulas de catequese.  

De repente, uma das missões inerentes à maternidade, passou a fazer mais sentido do que antes: tornar o lar uma casa onde habita Deus. É um tempo propício para lembrar que a família é igreja doméstica. “O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, ‘Igreja doméstica’, comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã” (Catecismo, 1666).

Neste sentido, cabe aos pais dar seguimento a evangelização dos filhos neste tempo de quarentena. Como? Veja como não é tão difícil assim!

Os livros são uma importante ferramenta para catequizar os filhos

Você sabia que é possível que as crianças desenvolvam o gosto pela literatura? Isso se desde pequenas forem estimuladas, pela família e na escola, a conhecerem o mundo de possibilidades que os livros podem apresentar. Então é hora de reler com seus filhos aqueles livros de literatura cristã ou a Bíblia infantil. As crianças não se importam em repetir as histórias, prova disso é que elas amam assistir diversas vezes o mesmo filme ou o mesmo desenho animado, com a mesma empolgação de quando era algo inédito. Mas, se você não tem em casa nenhum livro infantil de literatura cristã, é possível fazer uma busca em sites de livrarias e editoras católicas. Para te ajudar, nessa busca, clique aqui e conheça uma coleção de livros infantis que tem ganhado espaço entre as famílias cristãs.

Desenvolvam atividades lúdicas

Criança não gosta muito de teoria. Curiosas e proativas, elas preferem partir logo para a ação. Por isso, procure adotar atividades capazes de prender a atenção dos seus filhos enquanto eles aprendem mais sobre as coisas do alto. Não sabe muito bem o que fazer? Você pode fazer uma pesquisa sobre “catequese” na rede social Pinterest. Lá você vai encontrar uma série de exemplos de atividades lúdicas para desenvolver com seus filhos durante a quarentena. Veja um exemplo sobre como ensinar as crianças sobre as bem-aventuranças, clicando aqui.

Vídeos também podem ser um aliado na evangelização

Nossos filhos costumam gostar de ver TV e vídeos na internet. Que tal aproveitar esse momento para apresentar a eles vídeos que divertem e evangelizam ao mesmo tempo? No YouTube você encontra uma série de canais que podem te ajudar na catequização das crianças. Um deles é o TV Criança Católica. Com o apoio dos vídeos desse canal você pode ensinar seus filhos sobre o que é a Missa, quem é a Virgem Maria, como foi a Ascensão de Jesus e muitos outros eventos da sua vida terrena, além da história de vida de alguns santos.

Em tempos de quarentena, catequizar os filhos é uma missão bela e necessária, capaz de unir ainda mais os membros da família e fortalecer a fé de cada um. Este dia das mães será sem abraços e sem beijos, mas pode continuar tendo o mesmo amor de sempre. 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress