5 dicas de evangelização para as férias

Férias são sempre motivo de muita alegria para as crianças e os adolescentes. Mas, em pouco tempo, os pais logo ficam de cabelo em pé, cansados e sem qualquer ideia criativa para entreter, educar e gastar a energia dos filhos. 

No entanto, você pode usar esse período de férias e programar atividades bem divertidas e com um propósito evangelizador e catequético. É uma maneira diferente e interessante para chamar a atenção dos filhos para a fé e o amor de Deus, e ainda aproveitar o tempo deles.

Quer saber como fazer isso? Nós reunimos 5 sugestões de atividades para fazer nessas férias de julho. 

Clube de leitura 

Os livros podem ser uma diversão e as férias escolares é um bom momento para ensinar que a leitura é válida fora da sala de aula. Portanto, escolha bons títulos que façam sentido para a faixa etária do seu filho e com coisas que ele gosta e incentive a leitura. 

Você pode até escolher livros com histórias bíblicas contadas de uma forma que tenha a didática específica para as crianças ou adolescentes. Pode sugerir que os pequenos te conte essas histórias depois ou faça um desenho sobre elas. Para quem tem filho maior, pode pedir uma redação. 

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são também uma maneira perfeita de distrair e ensinar as crianças e jovens. Você pode inclusive jogar com eles e assim criar boas memórias. Outra opção é chamar os amigos e fazer uma tarde de jogos e pipoca. 

Há também opções de jogos católicos, como jogo da memória dos santos, quebra-cabeças, entre outros.

Organize uma festa a fantasia durante as férias 

Se alguns adultos curtem uma festa à fantasia, imagine uma criança ou adolescente! Por isso, organize uma festa à fantasia e, para deixar essa comemoração mais educativa e especial, proponha o tema “Santos”.

Assim, você pode pedir que as crianças pesquisem sobre a vida dos santos para conhecer sua história e contem umas às outras as suas descobertas durante a festa. 

É claro que, especialmente nesse caso, quanto mais pessoas mais legal fica. Então, se estiver dentro das suas possibilidades, combine com outros pais e chame mais crianças e adolescentes para essa festança. 

Que tal se aventurar em um Karaokê cristão?

Um bom jeito de passar as férias é cantando. Monte um repertório com músicas cristãs e reúna a família para cantar. Com certeza, será muito divertido e renderá boas histórias. 

Sem contar que essa prática ensina para as crianças o louvor!

Teatro ao ar livre em praças públicas

Lembra da festa à fantasia e da história dos santos que as crianças pesquisaram? Que tal fazer uma votação para escolher uma história para virar um teatro ao ar livre?

Além dessa brincadeira incentivar o trabalho em grupo, gastar energia, ser divertida e dar autonomia para as crianças e adolescentes, respeitando suas escolhas, ao apresentar o teatro outras pessoas podem ser evangelizadas.

Sem falar que desde cedo as crianças perceberão que a vida dos santos é magnífica e que viver a fé e evangelizar é algo bom e até mesmo divertido.

Grupo de Oração itinerante

Outra boa sugestão é organizar um grupo de jovens. A ideia é que eles se reúnam na casa um dos outros para falar sobre Deus. 

Dependendo da idade, o tema pode ser aplicado por eles mesmo e é sempre interessante ter uma atividade, como um filme, uma dinâmica, algo assim para complementar. 

Já pensou se essa ideia dá frutos e se torna algo para além das férias?!

Por fim, é importante relembrar que todas as atividades sugeridas precisam ser feitas pensando na idade dos envolvidos. Adapte sempre para que as crianças e adolescentes possam realmente aproveitar todos os momentos.

Gostou das dicas? Deu até vontade de viver esses momentos com os filhos, né? Aproveite e compartilhe nas redes sociais para inspirar outros pais.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress