5 Virtudes de São José para conhecer e imitar

As virtudes de São José vêm antes de todos os títulos que ele carrega: chefe da Sagrada Família e intercessor de todas as famílias cristãs; Patrono dos operários e trabalhadores;  Patrono Universal da Igreja; o Padroeiro da boa morte e das almas atribuladas.

Há um termo antigo na Igreja que diz: “Glória sanctorum imitativo eorum” – A glória dos santos está na imitação de suas virtudes. É exatamente assim que acontece com os santos de Deus, mais ainda com o pai adotivo de Jesus, escolhido para uma grande missão.

Mas a sua santidade é possível a todas as pessoas. Ele era um carpinteiro, temente a Deus, observador e cumpridor da Palavra, um homem justo, vivia como rezava, com integridade. São inúmeras suas qualidades e virtudes, mas separamos apenas 5 delas!

Entre as virtudes de São José, o ser justo

A passagem bíblica mais citada sobre São José diz que ele era um homem justo! A justiça, com a chegada de Jesus, ganha um novo sentido: misericórdia! Deus veio cumprir sua justiça através de Jesus, usando de misericórdia conosco.

Se as virtudes de São José têm uma fonte, com certeza elas brotam do coração que esperava a salvação de Deus para seu povo, e com o santo Patriarca, ela vem revestida de justiça. E o homem justo que habitava em José era cheio de misericórdia.

Assim provou-se quando ele resolveu deixar Maria secretamente antes de saber dos planos de Deus! José teve misericórdia, agiu com a justiça divina e não com a lei da época que condenava as mulheres ao apedrejamento em caso de adultério.

Porque na vida de São José não havia espaço para a vingança, muito menos para a morte! E para sua surpresa, Deus também contava com ele para colocar em prática o seu projeto prometido a tanto tempo. Diante da grandeza desse homem, imitemos pelo menos algumas de suas virtudes.

Ser um homem de fé é uma das virtudes de São José

Ele esperava a salvação do seu povo prometida aos seus pais da fé; era descendente de Davi, porque Jesus vinha dessa descendência para que sua missão tivesse validade. Logo, era um homem de fé, de esperança e caridade. 

Da mesma forma, precisamos de coragem para declarar com nossa vida, diante da sociedade, que vivemos das promessas de Deus e aguardamos sua segunda vinda gloriosa.

Um homem do Espírito Santo

Sensível à voz de Deus, que se apresentou a ele por meio de quatro sonhos; e o homem de Deus entendeu, acolheu Maria e a missão que lhe foi confiada; sua abertura ao Espírito era abertura à Trindade Santa.

Assim São João Bosco, grande admirador das virtudes de São José, dizia:

“No mesmo silêncio no qual é envolta a sua vida, encontramos algo de misterioso e de grande. S. José tinha recebido de Deus uma missão totalmente oposta àquela dos apóstolos. Esses deviam por tarefa fazer Jesus conhecido; José deveria mantê-lo escondido; esses deveriam ser tochas que o mostrassem ao mundo; aquele um véu que o cobrisse. Portanto, São José não era para si, mas para Jesus Cristo”.

E assim, como a Igreja o tem como grande intercessor, nós também podemos contar com ele para grandes causas de nossa vida, porque o silêncio de São José é fecundo em oração pelo povo de Deus.

A coragem é uma das virtudes de São José

Não poderia ser diferente diante das inseguranças do caminho até que Jesus estivesse pronto para cuidar das obras de seu Pai. Sua coragem não foi provada, mas comprovada diante das fugas para proteger o Menino e sua Mãe.

A coragem que São José teve de educar Jesus em uma terra pagã – Egito – nos falta muitas vezes diante do relativismo que a sociedade vive. A educação na fé começa dentro do lar, e o lar de José e Maria tinha Jesus como centro de tudo. 

O modelo de disposição à vontade divina

Por ser um trabalhadorSão José sustentou sua família com o suor de seu trabalho. Não encontrou privilégios no caminho, mas testemunhou a responsabilidade com a obra divina. E precisou recomeçar muitas vezes devido às fugas, sem murmuração.

De forma que sua atitude demonstra que ele não se esquivou de fazer o que lhe cabia, como todo homem adulto e maduro na fé. Logo, José não ficou de braços cruzados, mas arregaçou as mangas e fez sua parte de pai de família e provedor do lar.

Pai amoroso dos filhos do coração

“Com coração de pai: assim José amou a Jesus, designado nos quatro Evangelhos como ‘o filho de José’ ”.

Essas são palavras do Papa Francisco que se refere a São José como o pai de coração de Jesus.

Ora, imaginemos Deus-Pai escolhendo o guardião de seu Filho na terra! Com certeza ele escolheria pelo coração, pela beleza interior, assim como fez com Davi – eleito segundo o coração e não a aparência (cf. 1Sm 16,7).

Portanto, as virtudes de São José eram necessárias para desempenhar o papel de pai adotivo do Filho de Deus. Por quatro vezes o anjo o visitou em sonhos (cf. Mt 1,20; 2,13.19.22) e ele escapou das armadilhas contra o Salvador. 

Assim ele se torna também um modelo para muitos pais do coração, que acolhem o apelo de Deus e tomam para si os filhos que não geraram biologicamente. Para esses, São José é um modelo admirável. 

Portanto, façamos das virtudes de São José uma seta para nos aproximarmos de Deus e cultivarmos também a amizade do Patriarca da Igreja. Valei-nos, São José!

Você vai gostar de ler também: 7 razões para você pedir a intercessão de São José

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress