Estamos nos aproximando do momento ápice de nossa caminhada litúrgica: a Semana Santa. Passamos pouco mais de quarenta dias em que a igreja nos convidou a viver um período de reflexão e conversão, para nos prepararmos e vivermos intensamente estes dias que virão.
Também chamada de Semana Maior, ela tem início no Domingo de Ramos, em que fazemos memória da entrada de Jesus em Jerusalém e tem o seu ponto alto no Tríduo Pascal. (quinta, sexta, sábado e domingo).
Apesar de serem quatro dias civis, a Igreja usa a contagem dos dias do tempo de Jesus, que sempre inicia após o entardecer… assim da quinta- feira entardecer à sexta-feira entardecer: primeiro dia (o dia da entrega); da sexta-feira entardecer ao sábado entardecer: segundo dia (o dia do silêncio diante da morte); do sábado entardecer ao domingo entardecer: terceiro dia (o dia da ressurreição).
Como uma forte característica do Tríduo, os três dias formam uma única celebração e a bênção final, que em outros períodos ocorre no final de cada Santa Missa, durante o tríduo, é dada somente no final da Vigília Pascal.
Durante estes dias, consuma-se a entrega apaixonada do Filho de Deus por nós. E nós somos convidados a nos reunirmos em comunidade na Igreja e sairmos em procissão às ruas meditando a Paixão de Cristo com a esperança certa da Vitória do Senhor sobre a morte e o pecado.
Também na Semana Santa, mas especialmente na Sexta-Feira da Paixão, a Igreja convida os fiéis ativos a viverem o jejum e a abstinência.
Mas, durante todos os dias da Semana Santa, há uma programação litúrgica muito especial para revivermos com Cristo os seus últimos momentos antes de sua entrega total na Cruz.
Então, que tal conferir a programação completa da Semana Santa na Basílica São Miguel Arcanjo, organizar os seus horários e preparar-se para viver esses dias tão fortes da nossa fé?
Confira:
02/04 – Domingo de Ramos:
8h Encontro na Lagoa do Guapé para o início da Missa.
8h30 Procissão
9h00 Missa na Basílica São Miguel Arcanjo
(observação: na parte da manhã só teremos esta Missa)
19h Missa na Basílica São Miguel Arcanjo (sem procissão)
03/04 – Segunda-Feira
Procissão do Encontro com Missa às 19h30
04/04 – Terça-Feira
Via-sacra luminosa às 19h30, em torno da Basílica
05/04 – Quarta-Feira
Ofício das Trevas às 19h30
06/04 – Quinta-Feira
Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés às 19h30
07/04 – Sexta-Feira
15h Celebração da Paixão do Senhor.
19h Rito do Descendimento de Jesus da Cruz e Procissão do Senhor Morto.
08/04 – Sábado
20h Vigília Pascal
09/04 – Domingo de Páscoa
Missas às 7h, 9h, 11h e 19h.