Ato penitencial: porque e como viver

O Ato Penitencial acontece dentro da Santa Missa, quando, logo no início, reconhecemos diante de Deus que somos pecadores e que Ele é misericordioso. Portanto, é o momento em que devemos olhar para nosso interior e reconhecer nossas misérias, que não somos dignos de estar na presença de Deus.

Sendo assim, o Ato Penitencial é um ato de humildade. Mas é também o momento de reconhecer que é a misericórdia de Deus que nos torna dignos.

Além disso, o próprio Jesus nos convida à Sua mesa eucarística. Afinal, Ele sempre esteve junto à mesa com os pecadores a fim de nos ensinar que o pecador tem, sim, um lugar junto à mesa de Deus.

As 4 partes que compõem o Ato Penitencial

O Ato penitencial é formado por 4 partes distintas e importantes. São elas:

Convite

O Ato Penitencial é um convite aos fiéis para que examinem sua consciência e, em espírito de humildade, se reconheçam pecadores. Isso deve ser feito em silêncio.

Pedido de perdão

Este pedido de perdão se expressa na oração “Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs que pequei muitas vezes…”. Além disso, se expressa também no gesto de bater no peito ao dizer: “por minha culpa, minha tão grande culpa”. Contudo, o pedido de perdão pode ser feito também por meio do canto de Ato Penitencial.

Absolvição

É necessário dizer que esta absolvição não é sacramental, como a que recebemos no sacramento da confissão. Porém, ela expressa um desejo de perdão da parte de Deus, que é “clemente e compassivo, generoso e cheio de bondade” (Salmo 144,8).

Nesta parte do Ato Penitencial, o padre suplica: “Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna”. Logo, os fiéis respondem “Amém”.

Petição

É quando suplicamos: “Senhor, tende piedade de nós”. Aqui, depois de termos reconhecido nossa miséria, apelamos para a misericórdia de Deus. Aliás, a palavra “piedade” é sinônimo de misericórdia e compaixão.

Viva-o intensamente…

Agora que você já compreendeu porque e como viver o Ato Penitencial na Missa, lembre-se sempre de realizá-lo com profunda verdade e desejo de perdão  

Além disso, como já foi dito, o Ato Penitencial não substitui o Sacramento da Confissão. Por isso, sempre que possível ou que você sentir necessidade, procure o sacerdote para a confissão sacramental.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe para que mais fiéis adquiram conhecimento!

Leia também: 5 dicas para crescer na oração com a Palavra de Deus

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress