Nos dias 21 e 22 de outubro, o Padre Márcio Almeida, reitor da Basílica, Pe. Jean Michel, vigário paroquial, o vereador Fábio Pezzato e a equipe do projeto da Gruta do Arcanjo realizaram uma visita muito especial ao Santuário de São Miguel Arcanjo em Monte Sant’Angelo, cidade situada aos pés do Monte Gargano na Itália.
O Santuário de São Miguel Arcanjo foi fundado no final do século V depois de três aparições do Arcanjo em uma gruta subterrânea. Alí o próprio São Miguel Arcanjo pediu para que o local se tornasse um lugar de devoção.
O Santuário Italiano dedicado ao Arcanjo Miguel recebe milhões de peregrinos, até mesmo visitas de personalidades ilustres como papas, reis, chefes de estado e pessoas que se tornaram santas, como Santo Anselmo, Santo Afonso de Ligório, Santa Brígida da Suécia e São Francisco de Assis, que, por não se sentir digno de entrar na gruta, rezou do lado de fora. São Padre Pio viveu perto dali, em San Giovanni Rotondo. Ele sempre dizia aos seus devotos que, antes de ir vê-lo, deveriam passar pela gruta de São Miguel.
A visita inspirou ainda mais toda a delegação Brasileira que está à frente desse maravilhoso projeto, que será uma edificação temática inspirada no mesmo Santuário do Monte Gargano. A igreja a ser construída será semelhante à do santuário italiano.
Padre Márcio Almeida e demais devotos brasileiros foram muito bem acolhidos no Santuário Italiano. Sentia-se o clima de duas comunidades irmãs que, mesmo separadas por um oceano inteiro, estão unidas pela forte devoção ao Arcanjo São Miguel.
Após a recepção litúrgica no átrio superior, realizou-se pela manhã a Solene celebração bilíngue, na qual o Pe. Ladislao Suchy, Reitor do Santuário de São Miguel – Gruta do Monte Gargano, doou uma pedra retirada da gruta onde aconteceu a aparição do Arcanjo, e que será colocada nas fundações da edificação temática que está sendo construída no Brasil.
À tarde, houve um belíssimo momento de partilha no Auditório que contou com a participação do Arcebispo de Manfredonia, Dom Franco Moscone e da Conselheira de Cultura de Monte Sant’Angelo, Profª Rosa Palomba. Foram momentos de fraternidade e de comunhão com aqueles que têm em comum a forte devoção ao Arcanjo Defensor de Deus.