Como dar sentido a sua vida

Excesso de isolamento social, dificuldades financeiras, problemas de relacionamentos e convivência familiar desgastada devido a  pandemia. A sua vida parece ter perdido o sentido?

Calma! Tenha ânimo e coragem. Nós queremos te ajudar e mostrar que mesmo diante dos problemas a vida tem sentido, e que você não está só. 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

É comum surgir, nesse período, diversos relatos e conteúdos que ajudam a identificar pessoas que sofrem com a depressão ou com pensamentos suicidas.Todas as dicas são extremamente válidas e importantes. 

Mas, o que fazer diante de um cenário de pandemia em que a grande maioria das pessoas precisa manter ainda o isolamento social? Como identificar estes sinais? É possível auxiliar alguém nessa situação?

Mantenha a distância física, mas não a emocional

Mesmo com as novas orientações de distanciamento físico, é possível sim, e se faz urgente, estar perto e atento às pessoas mais próximas e observar os seus comportamentos para entender como cada um tem lidado com a pandemia. 

Há uma preocupação não apenas com as consequências do Covid-19, mas também nos impactos pós pandemia. Por isso, é importante cuidar de si e do outro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos há uma tentativa de suicídio no mundo. Sendo esta a segunda maior causa de mortes entre os jovens.

Mas, o que leva um jovem a se deparar com um vazio existencial e com isso perder a noção do sentido de sua vida? Dificuldades de expor os próprios sentimentos, receio de pedir ajuda e não saber como lidar com o sofrimento que é inerente à vida humana, são algumas das razões. 

Para dar a volta por cima nessa situação e encontrar o sentido da vida, além de redescobrir o prazer nas coisas simples, nós separamos algumas dicas de ações que você pode incluir em seu dia a dia ou ajudar alguém que precise. Confira!

Alimente a gratidão

Exercite a gratidão escrevendo, ao final de cada dia, 3 motivos pelos quais você se sente grato. Procure não repetir os motivos. Conforme isso se tornar comum irá exigir mais de você.

Afinal, a sua reflexão diante do reconhecimento da sua gratidão será mais profunda. Você encontrará beleza nas pequenas coisas, mas precisará olhar para além de si mesmo.

Até mesmo as situações ruins podem ser úteis se souber aproveitar os aprendizados que as dificuldades lhe proporcionarem em seu dia a dia. 

Pratique exercício físico

A prática de exercícios traz benefícios não apenas para a sua saúde física, como também mental e, por que não, espiritual. Essa pode ser uma grande experiência de autoconhecimento também.

Se você não é adepto da academia, procure praticar algum esporte, exercícios ao ar livre, dança. Existem inúmeras possibilidades de atividades que você pode praticar. Você só precisa descobrir qual delas te dará mais prazer.

Saber que praticar exercícios físicos é positivo para a saúde, não é novidade, o difícil é encontrar uma que nos agrade e motive realmente. Se apaixone por essa busca e processo, os resultados irão te agradar tanto quanto a prática deles.

Faça meditação 

 A meditação também é uma ótima opção. Isso porque com ela você poderá meditar sobre os desafios da vida, como a graça de Deus age em sua vida, desacelerando um pouco seu ritmo pessoal.

Não existem muitas regras para iniciar a meditação. O mais importante é que você possa silenciar por alguns instantes, respirar profundamente, se concentrar em si mesmo e no momento presente, afastando as preocupações externas. 

Essa é também uma ótima forma de iniciar o seu diálogo com Deus. Concentre-se naquilo que sente e te incomoda, será mais fácil apresentar a Ele as suas necessidades e contar com o auxílio de Sua graça. 

Seja constante na oração

Como já destacamos, a meditação pode ser uma ótima forma de iniciar sua oração pessoal e tão importante quanto isso é buscar a constância.

A cada dia Deus anseia por te ajudar em suas necessidades, mais do que isso, Ele deseja te amar e te saciar plenamente da maneira que só Ele é capaz. Mas, para isso, precisamos buscá-Lo, ir ao Seu encontro, desejar estar em Sua presença e a oração é o caminho para este encontro.

Jesus ensinou isto bem claro: “Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34). Deixe que a cada dia Ele renove tudo em ti. 

Busque praticar a generosidade e a gratuidade com os pobres

Além do exercício da gratidão, praticar a generosidade gratuita com os pobres, seja de maneira  material, moral ou espiritual, é uma forma de ser concreto em sua gratidão.

Quer melhor forma de dar sentido a sua vida do que compartilhando aquilo que tem de bom ou em excesso com aqueles que mais necessitam? 

Talvez você não consiga solucionar todos os seus problemas pessoais, mas quando sai de si mesmo e passa a enxergar melhor o outro a gratidão brota dentro de ti por contribuir de alguma forma com o outro que também sofre. 

Busque ajuda de um profissional

Um dos benefícios que a constância na vida de oração irá lhe trazer é a iluminação de sua inteligência para compreender quais caminhos você deve percorrer para alcançar a cura das suas dores físicas e psicológicas. 

Deus não nos criou para estarmos sós, por isso você não precisa, e nem deve, querer encontrar as suas respostas sozinho. Procure por uma ajuda profissional, alguém em quem confie, e que possa te ajudar a enfrentar com esperança os desafios atuais.

Nem tudo é batalha espiritual, assim também como nem tudo é apenas físico. Estar amparado por pessoas que te ajudem a equilibrar estes pontos é um recurso muito útil e benéfico para o seu recomeço. 

Alimente boas e sadias amizades

Quando se perde o sentido da vida é natural a tendência a querer se isolar. Em um contexto de pandemia, como o que vivemos, as consequências podem ser bem perigosas.

Por isso, cultive boas amizades, esteja cercado (ainda que virtualmente, por enquanto) de amigos que te ajudem a tornar a vida mais leve. O amor é sempre criativo! Procure descobrir novas formas de estar próximo e mantenha-os sempre perto.

Um passo importante para reencontrar o sentido na vida é perceber que você não está só e que não é o único que sofre. Divida suas alegrias, mas também as tristezas com seus amigos e tenha a paz de se sentir acolhido, amado e respeitado em suas necessidades.

One thought on “Como dar sentido a sua vida

  1. Bom dia, a a paz e bem.
    Grata por receber da Basílica, opções de leitura de auto ajuda. Aprecio muito, gosto de ler, orar.
    É o que está me mantendo longe da loucura emocional.
    Nos momentos difíceis, somente Deus nos enviando pessoas que nos mostrem caminhos, maneiras de nos levantarmos, mesmo com a fé que temos, as vezes a vida nos tira o chão. Obrigada.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress