Epifania do Senhor e Dia dos Reis Magos, entenda o que significa esta celebração

O mês de janeiro é marcado por celebrações muito importantes na Igreja. Entre elas comemoramos, no mesmo dia, a Epifania do Senhor e o Dia dos Reis Magos.

A data tradicional da Epifania é no 6 de janeiro, mas, desde a reforma do Calendário Romano em 1969, a celebração litúrgica foi  transferida para o domingo mais próximo, para que o povo de Deus possa participar em maior número.

Assim, esta celebração marca o fim do tempo do Natal, e a data oficial em que temos que desmontar os presépios em nossas casas, Igrejas e quaisquer outros locais. 

Epifania do Senhor 

A palavra “Epifania” vem do latim e significa a manifestação de Jesus Cristo como Messias, nosso Salvador. 

Ou seja, Deus se fez carne e habitou entre nós por meio do nascimento do Menino Jesus para salvar a humanidade. 

Existem outros momentos em que a Epifania (manifestação de Cristo como filho de Deus e salvador) acontece e estão relatados nos textos bíblicos:

  • A Epifania do nascimento de Cristo e a adoração dos magos do oriente ao Menino Jesus (Mateus 2,1-13);
  • A Epifania a João Batista no rio Jordão durante o Batismo de Jesus (Mt 3,17);
  • A Epifania a seus discípulos com o início de sua vida pública no milagre das bodas de Caná (Jo 2,1-11);

Mas o que a Epifania tem a ver com com os Reis Magos? 

A tradição conta que os Reis Magos chamavam-se Melchior, Gaspar e Baltazar. Eles eram homens sábios que vinham do Oriente à procura do Menino Jesus.

Assim, logo após o nascimento de Cristo, esses magos do Oriente viram um astro luminoso no céu, que é conhecido como a Estrela de Belém e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

Mago quer dizer sábio; possivelmente eles teriam sido os primeiros a estudar astronomia no mundo e, por isso, viram o surgimento de uma estrela diferente e se colocaram a caminho para encontrar o que ela indicava.

Esses sábios homens esperavam pelo Salvador, mesmo que sua origem fosse de povos que eram considerados pagãos.

Ao chegarem no local e avistarem o Menino com a Virgem Maria, sua Mãe, ajoelharam-se diante Dele e o adoram. Assim reconhecem Jesus como o enviado de Deus, aquele que viria salvar o povo.

Dessa maneira acontece a Epifania. No nascimento do Menino Jesus é manifestada a chegada do Messias, filho de Deus. Ao adorar Jesus, os Reis Magos reconhecem essa verdade. Tanto que entregam ao Menino Deus presentes que significam justamente essa realidade:

  • Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato de que ele era o rei dos judeus.
  • Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.
  • Mirra: simboliza a humanidade de Cristo. Como se aquele que é o rei universal também fosse verdadeiramente humano. A mirra é um composto usado no embalsamamento, então também fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição.

Como viver essa data

A adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza que todos os povos, judeus e pagãos, vão até Jesus para adorá-lo.

Assim também somos convidados a reconhecer a soberania do Senhor sobre a nossa vida e adorá-lo como nosso Deus e Salvador.

Logo,  também podemos nos perguntar: o que eu tenho oferecido ao Senhor? Nesta solenidade, qual o presente eu posso dar ao Menino Deus? 

Com certeza não é mais ouro, incenso ou mirra, mas poderemos oferecer a Ele o presente mais valioso que é a nossa vida. Podemos presenteá-lo,  dedicando mais tempo à oração, à caridade; colocando-O em primeiro lugar em nossa vida, fugindo das situações de pecado!

E você qual o presente deseja entregar ao Menino Jesus? 

Que a Virgem Maria e São Miguel Arcanjo nos ajudem a adorar Jesus, colocando-O sempre no centro de nossas vidas e fazendo da nossa existência o presente mais belo a Deus! 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress