Escute a nossa playlist ao Espírito Santo

O Espírito Santo é a alma da Igreja! Assim afirmava o Papa Leão XIII na encíclica DIVINUM ILLUD MUNUS (09 de maio de 1897). E naquele dia de Pentecostes, o Espírito Santo mostrou-se pela primeira vez aos olhos dos homens, manifestando seus dons no corpo místico de Cristo.

Sendo assim, celebrar Pentecostes é celebrar a alegria de uma humanidade renovada. É vislumbrar uma realidade celeste onde todos seremos um, e, entre cantos de júbilo, celebraremos para sempre o nosso Deus.

Por isso, uma alma cheia do Espírito Santo manifesta a experiência de encontro com Deus. Ou seja, não há melhor forma de expressarmos esse gozo e essa alegria senão através do canto.

Quem não conhece a história de Davi? Quando cantamos expressamos melhor as nossas emoções, a verdade em nossa alma. E assim como o Rei Davi (II Samuel 22), através do louvor reconhecemos o poder de Deus e manifestamos nossa gratidão por todo o bem que Ele nos faz.

Por isso, ao celebrarmos Pentecostes, o Espírito Santo nos faz exultar e cantar alegremente, louvando e bendizendo as maravilhas do Espírito em nosso meio.

As nossas palavras e orações faladas alcançam o coração de Deus, mas sem dúvidas, como dizia sabiamente Santo Agostinho: “Quem canta reza duas vezes”.

A música e os cristãos

A música sempre esteve presente na sociedade e, de forma mais especial, na história dos cristãos. A própria bíblia traz o livro dos Salmos como um de seus maiores livros.

De tal maneira, que foi cantando que Santa Cecília, a padroeira dos músicos, caminhou para seu martírio. Também foi por meio da música que Santo Agostinho sentiu-se atraído a entrar em uma igreja. E, hoje, é pela música que muitos abrem o coração a uma experiência verdadeira com Deus.

A música consegue tocar no mais íntimo de nossa alma, e ali produzir seus frutos. Ou seja, quando se trata de uma música sacra conseguimos facilmente perceber que ela potencializa a força da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus e as orações parecem atingir com mais profundidade a nossa alma quando acompanhada de uma melodia e composição musical.

Música e intimidade com o Espírito Santo

Como cristãos, somos responsáveis por fazer com que nossa Igreja seja conhecida e amada, ou seja, em manifestar a presença do Espírito Santo que habita no meio da Igreja, corpo de Cristo.

Com isso, tão importante é a música, desde os primórdios da Igreja, que ela sempre esteve presente para levar os homens a mais profunda harmonia com Deus.

O que falar dos cantos gregorianos milenares em nossa Igreja, utilizados para aprofundar a espiritualidade cristã? E os diversos cantos em latim que sempre abrilhantaram a liturgia e conferiram maior sacralidade ao rito da Missa?

Ora, não foi em vão que Deus concedeu a Davi essa missão:

“E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava” (I Sm 16, 23).

Para enriquecer nossa Igreja

“O Espírito sopra onde quer” (Jo 3,8).

Muitos são as expressões e os ministérios dentro das pastorais e movimentos, contudo, a música sempre está presente.

E reconhecendo este dom de Deus, não das mãos dos homens, temos a grande responsabilidade de nos mantermos fiéis a Ele. Se fomos chamados ao serviço da música, ou qualquer outro serviço, então não devemos esconder nosso carisma, ao contrário, o manifestamos para enriquecer a Igreja.

Lembremos de nossa missão, que não vem de nós mesmos, mas nasce na vinda do Espírito Santo, em favor da Igreja e para a transformação do mundo.

Se formos relatar aqui os muitos benefícios que a música traz para nós, em especial para a nossa intimidade com Deus, não caberia neste texto.

Por isso, queremos aqui deixar uma playlist especial para que nos preparemos para este tempo tão importante e festivo em nossa igreja: a celebração de Pentecostes.

Relacionamos abaixo 10 músicas que te ajudarão a aprofundar ainda mais a intimidade com o Espírito Santo e preparar-se para esta grande celebração que é Pentecostes.

Vinde Espírito Santo – Eliana Ribeiro

Sequência de Pentecostes – Comunidade Católica Shalom

Espírito de Amor – Juliana de Paula

Vem Espírito de Deus! Vem Espírito Santo! – CD Canções ao Espírito Santo

Fonte de todo Amor – Missionário Shalom

O céu se abre – Ministério Adoração e Vida


Move-te em mim – Ministério Eterna Aliança

 
Portanto, sempre que pudermos, saibamos como aproveitar desse grande instrumento de espiritualidade e crescimento interior, que é a música!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress