Como exercitar a gratidão no seu cotidiano

Você tem demonstrado sua gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele já concedeu em sua vida? Tem sido grato pelas experiências que você tem passado, independentes se boas ou desagradáveis? Consegue acordar todas as manhãs e antes de tudo dizer “obrigado(a) Senhor!”? Sente gratidão pelo simples fato de poder respirar, ou pelas coisas mais simples e corriqueiras da vida? Costuma agradecer diariamente pelas suas conquistas ou derrotas?

Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas, está no caminho certo. Definitivamente é uma pessoa grata. Mas, se a sua resposta foi “não” para alguma dessas perguntas, nós queremos te ajudar a mudar essa postura.

A gratidão não se resume a um hábito, é uma atitude de vida

Para algumas pessoas, a gratidão não é algo tão fácil de ser praticada, isso porque devemos ser gratos até mesmo pelas nossas cruzes diárias.

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”
(1Tes 5,16-18).

O autor bíblico nos deixou essa orientação porque teve a compreensão de que a gratidão tem um poder transformador em nossas vidas!

A gratidão alimenta a fé, a esperança e a caridade.

Esse sentimento nos permite identificar as coisas boas que nos acontecem e assim agradecer a Deus por elas. Nos leva a valorizar a presença de pessoas que nos fazem bem, nos ajuda a rezar por elas.

Mas, para além de tudo isso, saber manter uma postura de gratidão nos momentos difíceis é o que realmente pode nos transformar.

Ser grato por experiências negativas nos permite extrair delas algum tipo de benefício, algum aprendizado.

Muitos santos costumavam enxergar no sofrimento uma oportunidade para a própria santificação e por isso agradeciam a Deus.

Santo Afonso de Ligório dizia: “Mesmo os pecados cometidos podem concorrer para a nossa santificação, na medida em que sua lembrança nos faz mais humildes, mais agradecidos às graças que Deus nos deu depois de tantas ofensas”.

Contudo, os benefícios da gratidão não se restringem à nossa espiritualidade, ou seja não surte efeitos apenas no nosso relacionamento com Deus.

Os efeitos da gratidão

A ciência demonstrou que a gratidão atinge de maneira positiva nosso cérebro aumentando os níveis da dopamina que é o hormônio responsável pelo bem-estar, humor e prazer.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia pelo professor Robert Emmons, aponta que pessoas que expressam mais gratidão, têm emoções mais positivas no seu dia a dia.

O professor listou 10 benefícios da prática da gratidão no livro intitulado “Agradeça e seja feliz”. São eles: entusiasmo, disposição, fortalecimento do sistema imunológico, pressão arterial controlada, redução das queixas de mal-estar ou dores, melhor qualidade de sono, menos emoções tóxicas (rancor, inveja, medo, raiva), vida social mais prazerosa, menor sentimento de solidão, redução do stress e da depressão.

Alguns psicólogos afirmam também que a gratidão é a cura para as feridas emocionais e que a sua prática diária é a mais elevada forma de amadurecimento psicológico. Além disso, ser grato nos torna mais resilientes, felizes, sociáveis e criativos.

Quer saber como expressar concretamente a gratidão e alcançar seus benefícios? Então, vamos às dicas.

  • Esteja por inteiro no momento presente;
  • Diariamente procure dizer palavras de positividade e agradecimento;
  • Olhe nos olhos daqueles que estão ao seu redor;
  •  Reclame menos das pessoas e das situações;
  •  Ao menos 2 vezes ao dia faça um elogio a alguém; 
  •  Lembre-se sempre de pessoas que te inspiram e te fazem bem;
  •  Pense nas conquistas que você já alcançou;
  •  Agradeça a Deus por qualquer situação em qualquer momento do dia.

Para ter uma postura de gratidão é preciso persistência. No começo pode ser difícil. Mas não desista!

Aos poucos isso vai se tornando cada vez mais natural no seu dia a dia, e quando se der conta, você estará respondendo “sim” para todas aquelas perguntas que te fizemos anteriormente.

Lembre-se: Vale a pena insistir no que te faz bem!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress