Meditação para ansiedade: como usar a espiritualidade no dia a dia

Parar de pensar nos problemas e se concentrar no momento presente, é de longe uma das tarefas mais desafiantes para a mente de alguém ansioso. Porém, com meditação para ansiedade pode ser possível superar-se. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, meditar por 30 minutos todos os dias alivia os sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas. 

Uma vez que, para o ansioso sua maior dificuldade é justamente a de se ater ao agora, nada como meditar e espiritualizar-se para desenvolver melhor o autocontrole e o equilíbrio. 

Mesmo sabendo que essa é a melhor forma para se viver, o ansioso está constantemente projetando suas preocupações em situações do futuro. Realidades que ele teme que possam acontecer fazendo-o sofrer por antecipação. Situações que por sua vez, dificilmente virão a se concretizar realmente. 

Mas então, como ser mais consciente com a realidade atual e me ocupar com as atividades que acontecem agora? A resposta pode estar justamente na meditação e espiritualidade. Unidas, elas podem ser fortes aliados no combate à ansiedade. 

Meditação para ansiedade: dê o primeiro passo 

Diversos estudos apontam os benefícios que a meditação traz para o corpo e a mente. Sabemos que – em tempos de pandemia – pode ser bem desafiante separar alguns momentos do seu dia para parar e se concentrar no agora. 

As atividades domésticas e familiares podem ocupar grande parte do seu dia. Sempre há algo para arrumar, consertar, alguém para dar atenção em casa, além de toda tensão causada pela realidade do mundo exterior. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliá-lo a tornar esta meta mais acessível.

ATENÇÃO: A melhor escolha é reservar este tempo logo no início da manhã. Antes mesmo de pegar o celular, ler as notícias e ser inserido nas realidades do mundo, apresente o seu dia a Deus. Ao acordar, se concentre na sua respiração, perceba como está o seu interior, como você se sente.

Esses são os primeiros passos para a sua meditação, eles são essenciais para que você possa se concentrar no agora. Você pode optar por fazer essas pausas também sempre que se encontrar muito agitado ou tomado pelas preocupações geradas pela ansiedade.

Com a meditação você aprenderá 

  1. Conversar com Deus. Agradeça-o pela oportunidade deste novo despertar. Aprenda a cultivar a gratidão pelas coisas mais simples do seu dia. 
  2. Pedir o auxílio do Espírito Santo. Que Ele venha ordenar o seu hoje e suas ações. Que Ele possa te conduzir em suas atividades e o ajude a cumprir com as tarefas, desde as mais simples, até as mais importantes. Além de suplicar pelo envio do Espírito Santo, a oração da serenidade pode ser um grande auxílio neste momento. Uma vez que, ela te ajuda a ter serenidade para aceitar as coisas que você não pode modificar, coragem para mudar aquilo que pode e sabedoria para distinguir uma das outras. 
  3. Conhecer-se a si mesmo. Tenha coragem de dar o primeiro passo e perceba o sentimentos e emoções que passam dentro de você. Saiba o que funciona para ti. Não se preocupe, você não precisa se cobrar. No início será realmente complicado, as distrações vão surgir. Não fuja delas, mas perceba o porquê elas estão se fazendo presentes naquele momento e converse com Deus sobre elas. 

Entregue sua ansiedade nas mãos de Deus 

Iniciar o dia permitindo que Deus conduza e ordene todas as suas ações, torna as suas atividades mais leves. Afinal, com isso você sabe que não estará só. Em todas as situações poderá contar com o auxílio do Pai, que se faz sempre presente e atento às necessidades de seus filhos. Como diz a Palavra, “a cada dia basta o seu cuidado” ( Mt 6,34). Viver essa experiência é se entregar verdadeiramente nas mãos de Deus, em um ato de abandono e confiança. E assim, como Santa Teresinha, saber que tudo podemos esperar do bom Deus, assim como uma criança espera tudo do seu pai. Ele mesmo te indicará a direção a seguir em cada uma de suas necessidades. 

Por isso, mais do que aprender técnicas de meditação, foco e concentração no momento presente, escolha por unir essas atividades com a sua espiritualidade. 

Elas irão te fortalecer física e emocionalmente. Ao se concentrar em suas ações, lembre-se sempre de que há uma Presença que habita e preenche todo o seu ser e te conduz em cada passo. Se você não tem o costume de rezar diariamente ou está tão ansioso que nem sabe por onde começar, veja a seguir um roteiro que poderá te ajudar no início desta experiência.

Breve roteiro para meditação

  • Inicie sua meditação com o sinal da cruz
  • Peça para que o Espírito Santo venha em teu auxílio  
  • Dedique alguns minutos para que possa se encontrar com Deus por meio de Sua Palavra
  • Faça a leitura orante da Palavra, ela irá te ajudar a refletir sobre as situações do seu cotidiano, escutando de maneira pessoal o que Deus tem a te dizer.
  •  Agradeça pelo Seu cuidado e se comprometa de maneira concreta. 

E que tal unir a meditação a sua oração pessoal? Agora isso é possível por meio do aplicativo SeedTime. Por meio das meditações guiadas, você poderá estar mais atento ao essencial, cuidando também de sua intimidade com Deus. Baixe agora mesmo o aplicativo e coloque em prática essas dicas. 

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