O Sagrado Coração de Jesus anseia pela nossa conversão

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus faz parte da liturgia da Igreja por vontade do próprio Jesus.

Mas, antes de falarmos sobre isso e de conhecermos como surgiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, vamos refletir um pouco sobre o que este Coração representa para nós.

Em 1956 o Papa Pio XII publicou a encíclica Haurietis Aquas sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus. 

Neste importante documento, ele nos diz que o Coração de Jesus é “símbolo natural e sumamente expressivo daquele amor inexaurível em que ainda hoje o divino Redentor arde para com os homens”. 

Afirmou, também, que este Coração é “símbolo do tríplice amor com que o divino Redentor ama continuamente o Eterno Pai e todos os homens”.

Ou seja, o Coração de Jesus representa o Seu próprio amor. Contudo, na palavra amor cabem várias outras expressões como misericórdia, caridade e esperança. 

Isso significa que quando honramos o Coração de Jesus recebemos dele as graças necessárias para a nossa própria conversão e para sermos verdadeiros cristãos. Ou seja, para sermos na vida do próximo um outro Cristo. 

Logo, ser outro Cristo para os irmãos pressupõe termos os mesmos sentimentos de Cristo, sentimentos de amor, de misericórdia, de caridade e de esperança. É isso que estamos pedindo quando rezamos: “Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Sagrado Coração de Jesus: origem da devoção

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus surgiu a partir de Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa da Ordem da Visitação.

Certa vez, Santa Margarida estava na capela do convento fazendo sua hora de adoração a Jesus Eucarístico como de costume, mas, naquele 27 de dezembro de 1673, algo inesperado aconteceu.  

Jesus mostrou a Santa Margarida o Seu Coração, transpassado por uma espada. A religiosa contemplava aquela visão tomada de espanto. Então Jesus lhe disse: “Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”.

Em seguida, continuou dizendo: “Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”.

Depois desse dia especial, Santa Margarida teve mais duas visões de Jesus, em 1674 e em 1675.

Nessas aparições, Jesus indicou a Santa Margarida a prática da comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês, por nove meses consecutivos. Além disso, deixou 12 promessas para aqueles que realizarem esta prática honrando o Seu Sagrado Coração.   

As promessas de Jesus para os que honrarem o Seu Coração

Jesus nos deixou estas promessas:

1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.

2. Estabelecerei a paz nas famílias.

3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.

4. Hei de consolá-los em todas as dificuldades.

5. Serei o seu refúgio durante a vida, e em especial durante a morte.

6. Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.

7. Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.

8. As almas tíbias (vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.

9. As almas fervorosas subirão rapidamente a um estado de grande perfeição.

10. Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.

11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.

12. Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

De acordo com a devoção pedida por Jesus e proposta pela Igreja, para honrar o Sagrado Coração de Jesus nas primeiras nove sextas-feiras, é necessário: 

  • Confessar-se sacramentalmente;
  • Participar atentamente da santa Missa;
  • E comungar com todo amor a Jesus. 

Como esta devoção se tornou uma solenidade na Igreja?

Foi o Papa Pio IX, quase 200 anos depois das revelações de Jesus à Santa Margarida, que instituiu a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus para toda a Igreja.

Além disso, em 1872, Pio IX publicou um decreto concedendo indulgências especiais para aqueles que usarem o escapulário com a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Desde que foi instituída, a Solenidade do Sagrado Coração acontece na segunda sexta-feira após Corpus Christi conforme desejou o próprio Jesus.

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Basílica de São Miguel Arcanjo

Data: 24/06/2022

Santa Missa às 17h.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress