7 orações para serem feitas pela vida e missão do Papa

Todos os católicos são chamados a rezar pelo Santo Padre, para que Deus o fortaleça e ilumine.

Você provavelmente já colocou alguém nas intenções das suas orações, seja um familiar, amigo ou simplesmente conhecido, né? Porém, muitas vezes esquecemos de rezar pelo Papa. Por isso, para ajudar você nessa missão, separamos 7 orações que você pode rezar pela vida e missão do Santo Padre.

Como o escolhido por Cristo para estar à frente da nossa Igreja, ele pastoreia todos os fiéis e nos conduz no caminho que leva a Deus. Mas, essa missão traz desafios que precisam da graça Divina para serem superados. 

“Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 13, 18s).

Com nossas orações junto ao Pai, pedimos a Deus que conceda ao Papa Francisco todas as bênçãos necessárias para guiar a Igreja e buscar a santidade. Sendo assim, mesmo enfrentando as dificuldades humanas, nele se renova a promessa feita por Jesus a Pedro. Por isso, como católicos, também somos chamados a amá-lo, com fidelidade e respeito.

Além disso, o ato de rezar pelo Santo Padre e suas intenções – juntamente com a confissão e a comunhão – garante aos fiéis as indulgências. Essas são graças, concedidas por Deus através da Igreja, que purificam nosso coração e redimem nosso tempo de purgatório. Também podemos oferecê-las pelos falecidos, para que cheguem logo aos Céus. Neste ano de São José, há algumas indulgências especiais, que você pode conferir aqui.

Oração pelo Papa

Encontrada em livros e em vários sites na internet, esta é a oração mais comum feita nessa intenção. Assim como as demais, pode ser rezada durante seu momento de reflexão pessoal.

  1. Oremos pelo nosso Beatíssimo Papa Francisco.
  2. O Senhor o conserve, lhe dê vida e o torne feliz na terra, e não o entregue em poder dos seus inimigos.

Ó Deus, que na vossa Providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos Apóstolos, fazei que o nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

 Oração pela Igreja

Com esta oração, rogamos a Deus para que, sob o pastoreio do Papa, a Igreja seja um verdadeiro caminho de conversão e revele a todos o Amor do Pai.

Ó Deus, que na vossa admirável providência quisestes estender o reino de Cristo por toda a terra e levar a todos a redenção, fazei da vossa Igreja universal o sacramento de salvação, manifestando e realizando no mundo o mistério do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 Oração de São Pedro

Se você tem dificuldades para entender o papado na Igreja, esta oração se encaixa perfeitamente! Nela, pedimos a intercessão do primeiro Papa para que sejamos obedientes e amemos o Santo Padre.

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém!

 Oração pelo Papa Francisco

Elaborada pelo padre Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino, esta oração está disponível na internet. Com ela, pedimos para que o Papa seja cada dia mais perseverante na conquista das virtudes.

Ó Jesus, Mestre e Pastor, olha com carinho para o Papa Francisco. Dá-lhe sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho, e coragem para lidar com os desafios do mundo atual. 

Que este teu servidor seja para todos nós um pai amigo, aberto e generoso para acolher as angústias e as tristezas do povo, mas também suas esperanças de tempos melhores e vida mais digna. 

Concede sempre ao nosso Papa: fortaleza nas dificuldades, suficiente luz nas incertezas, conforto nas horas de solidão, e otimismo em todas as circunstâncias. Abençoa, Senhor, o Papa Francisco. 

Que sua simplicidade e testemunho de vida despertem, em cada pessoa, sincero desejo de maior comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Não o deixes nunca sozinho, Senhor, e que nós, sensíveis às suas

necessidades espirituais e materiais, o acompanhemos sempre com nossa oração solidária e nosso amor filial. Amém.

 Oração para que Deus ilumine o Papa

Nesta oração, pedimos que o Papa tenha a fortaleza necessária para enfrentar, com a barca da Igreja, as tempestades do mundo. O texto foi indicado pelo Padre Paulo Ricardo, após uma meditação sobre o dia de São Pedro e São Paulo.

Ó doce Jesus, que, para nos confirmar na verdadeira fé, nos presenteastes com a instituição do papado, iluminai os passos e as intenções de vosso vigário, Francisco, a fim de que seja bem firme à sua missão e defenda o vosso rebanho dos ataques do lobo. Assim seja!

 O terço 

Ainda que não seja direcionado especificamente para isso, o terço é uma ótima oração para se fazer pelo Papa, sua missão e suas intenções. Ao contemplarmos os mistérios da nossa redenção, pedimos também a intercessão da Virgem Maria em favor do Santo Padre e da Igreja.

 Oração espontânea

Esta é aquela oração que parte do seu coração. Com as suas próprias palavras, você pode pedir a Deus que abençoe, fortaleça e ilumine o Papa. Além disso, pode reforçar as intenções de oração do Santo Padre.

Todo mês, o Papa Francisco dedica suas orações a uma intenção em especial e nos confia a responsabilidade de também rezar por ela. Para o mês de julho deste ano, por exemplo, a intenção é a amizade e o diálogo no cotidiano. Você pode conferir no site do Vaticano todas as intenções que já foram escolhidas para 2021.

Tendo todas essas opções de orações, é só escolher a que mais lhe agrada e rezar! 

Ah, e uma última dica: também vale pedir a intercessão de Papas que já foram canonizados, como São Pedro, São João Paulo II e São João XXIII. Afinal, eles passaram por essa missão e, com a graça de Deus, chegaram aos Céus.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress