Saber esperar a primavera em nossas vidas

A primavera é precisamente a estação da esperança. É nesta época em que tudo ao nosso redor ganha mais cor, sentido e beleza. É o tempo de transbordar a renovação que ocorre no interior de cada pessoa. 

Mas, saber esperar a primavera em nossas vidas por vezes não é tarefa fácil. Em uma sociedade que corre cada vez mais depressa contra o tempo, que está sempre com o olhar adiante naquilo que está por vir, esquece-se de viver o presente e de contemplar a beleza de cada estação.

A natureza nos ensina, de diversas formas, e as quatro estações também trazem consigo aprendizados preciosos que podemos aplicar em diferentes momentos de nossas vidas.

Para se chegar à primavera por exemplo, é necessário antes ter passado pelo inverno. Período este que tende a ser mais desafiante, por ser mais frio e solitário devido ao recolhimento próprio deste tempo. 

Ainda que esta seja uma época com menor calor e brilho das cores, não precisa ser uma época triste se você souber esperançar.

Tempo de Esperançar

Esperançar significa agir com esperança, não se conformar, não desistir, ir atrás daquilo que acredita, buscar novas formas de fazer algo acontecer. É assim que devemos buscar viver os invernos de nossa alma: Esperançando!

Por mais desafiantes que possam ser as experiências do tempo presente, é preciso viver o hoje abraçando a cruz de cada dia, certos e confiantes de que surgirá uma nova primavera. O tempo da ressurreição, de recomeço, de florescer. 

A Palavra de Deus nos diz, no livro de Eclesiastes 3: “Há um tempo para cada coisa debaixo do céu. Tempo para plantar e tempo para colher o que se plantou”.

Isso se dá porque em cada tempo, nova estação, Deus deseja nos ensinar algo, nos moldar e nos preparar para a vida nova que há de vir. É preciso cultivar a paixão pelos processos de cada tempo, aproveitando cada caminho antes de se chegar ao ponto final.

Sabemos que Setembro é amarelo, mas a vida é para ser primavera. E o que isso significa? Que precisamos aprender a descansar mais ao invés de desistir. Que contra toda a esperança, faço a escolha de esperar, porque sei em Quem coloquei a minha confiança. 

Neste mês em que falamos tanto do cuidado com a saúde mental e a importância de buscar ajuda profissional quando as coisas estiverem difíceis, o Papa Francisco nos convida a viver a terapia da esperança.

Mantendo os olhos fixos no Senhor. Certos de que Ele caminha ao nosso lado e faz nova todas as coisas.

Primavera: Tempo de florescer

Precisamos sair da inércia de uma espera passiva e que nos paralisa. Estar sempre a caminho, fazendo a nossa parte e entregando tudo nas mãos de Deus. Somos chamados a colaborar com a graça que recebemos de Deus.

Reconhecendo que é Ele quem nos conduz, nos direciona e o principal interessado em nos dar o melhor, em nos fazer plenamente felizes.

Só assim poderemos contemplar a beleza das flores e a nova vida que a primavera gera em nossa vida. Agradecendo a Deus pelo caminho percorrido até aqui. 

5 músicas para esperar pela Primavera

  1.  Ponto de Partida – Ziza Fernandes
  2. Florirá- Comunidade Católica Shalom
  3. Faze-te ao Largo – Missionário Shalom
  4. A cruz não é o fim – Ministério Adoração e Vida
  5. É tempo – Suely Façanha

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress