Sacramento do Batismo

Temos certeza que fomos criados por Deus, pois a Sagrada Escritura diz “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (cf. Gn1, 26). Quando Deus concluiu a obra da criação, Ele a contemplou e viu que tudo era muito bom. Porém, não se contentou em nos criar, quis nos elevar à dignidade de filhos. 

Para isso, no tempo oportuno, nos enviou seu próprio Filho, e Ele, com sua paixão, morte e ressurreição, levou à plenitude o projeto do Pai que nos tornou, em Cristo, seus filhos adotivos! Que obra maravilhosa! “E o próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” (cf. Rm 8, 16)  

Mas de que forma essa filiação acontece? Como passamos da condição de criaturas para filhos de Deus? O que significa dizer marca indelével?

Para isso, preparamos esse conteúdo e convidamos você a conhecer o Sacramento do Batismo.

O Batismo é o “fundamento de toda a vida cristã” 

Batizar vem do verbo grego que significa “imergir”. O banho com a água é um rito comum a vários credos para exprimir a passagem de uma condição a outra, sinal de purificação para um novo início. 

Mas, segundo o Catecismo da Igreja, para nós cristãos não deve passar despercebido que se é o corpo a ser imerso na água, é a alma a ser imersa em Cristo para receber o perdão do pecado e resplandecer de luz divina.

Assim, pelo sacramento do batismo, somos mergulhados definitivamente em Cristo pelo Espírito. Uma vida nova brota de dentro de nós, ainda que sejamos crianças inocentes sem compreensão do que está acontecendo.

O Sacramento do Batismo imprime em nós uma marca indelével, ou seja, um selo que não se apaga e nem se transfere para ninguém, recebido uma única vez. A partir daí, passamos a fazer parte da família de Deus que é a Igreja, membros do corpo de Cristo, irmãos uns dos outros.  

O Sacramento do Batismo é “a porta para todos os sacramentos”

Antes de tudo, podemos nos perguntar: Quem pode receber o sacramento do Batismo? E é a própria Palavra de Deus que nos responde! Jesus antes de subir aos céus deixa essa recomendação aos seus discípulos: “Ide e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

A  recomendação é para todos os povos, logo todos podem receber o sacramento do Batismo. Todo sacramento é graça de Deus, dom gratuito e não mérito, portanto todos são candidatos ao sacramento do Batismo e ele deve ser concedido desde cedo, desde a infância.

E o sacramento do Batismo é a porta de entrada para os demais sacramentos. A criança não pode fazer a primeira eucaristia; os casais não podem contrair o matrimônio e nem o sacerdote pode ser ordenado se não for batizado, porque todos os sacramentos dependem do Batismo para acontecer.

Inclusive o papa Francisco nos adverte: “Alguns pensam: mas por que batizar uma criança que não entende? Esperamos que cresça, que entenda e seja ela mesma a pedir o Batismo. Mas isso significa não ter confiança no Espírito Santo, porque quando nós batizamos uma criança, naquela criança entra o Espírito Santo.”

Portanto, desejemos desde cedo a vida de Cristo para aqueles que amamos, incentivando a procura pelo sacramento do Batismo.

Você recorda a data do seu batismo?

Se alguém perguntar para você a data de seu nascimento, de imediato, a resposta seria o dia que sua mãe deu à luz. Mas e se a pergunta for: qual o dia do seu batismo? Será que haveria resposta? Então, é importante considerarmos a data do nosso nascimento na fé – do nosso Batismo, como um momento de graça em nossa vida.

Procure se informar sobre o dia do seu batismo para celebrar e agradecer a Deus por essa dádiva e não esqueça: “o batismo é o dia em que Jesus entrou em mim, o Espírito Santo entrou em mim” – Papa Francisco. 

Aproveitamos para informar sobre o Batismo na Basílica:

Encontro de Preparação para Pais e Padrinhos de batismo:

2ª Quinta- feira do Mês às 19h30 na Basílica.

A celebração do Batismo ocorre normalmente no 4º Sábado do mês às 10h e 15h (pode haver alteração, se houver casamento)

Não há taxas para fazer o encontro e nem taxas para o sacramento.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress