Vai começar a Quaresma de São Miguel, descubra como viver bem este tempo

Estamos às portas de um tempo muito especial para toda a Basílica de São Miguel Arcanjo e para muitos católicos espalhados por todo o mundo: a Quaresma de São Miguel Arcanjo.

No próximo dia 15 de agosto, iniciaremos uma caminhada de 45 dias de profunda oração e entrega!

A Quaresma de São Miguel pode ser rezada em qualquer época do ano e por quantas vezes assim desejarmos. Mas temos um período em especial, que toda Igreja recomenda e reza junto essa devoção. 

Isto porque São Francisco de Assis foi quem começou a retirar-se para viver a Quaresma à São Miguel. Ele iniciava a prática na festa Festa da Assunção de Nossa Senhora e a encerrava dia 29 de setembro, festa em honra ao Santo Arcanjo. Assim continuamos até hoje seguindo a recomendação deste grande santo!  

É incrível o poder e o agir de Deus que se manifesta por meio deste tempo forte em São Miguel! É o socorro Divino que vem ao nosso encontro por meio da fidelidade deste Arcanjo. 

São 45 dias de muita luta em oração e jejum, mas de muitas bênçãos para aqueles que permanecem confiantes na vitória do Senhor!

Mas como surgiu a Quaresma de São Miguel?

Tudo começou na Itália, com o profundo desejo de radicalidade e de amor a Cristo que carregava São Francisco de Assis. Ele sabia que São Miguel era o Arcanjo responsável por conduzir as almas ao paraíso, e por isso São Miguel tornou-se alvo de grande devoção de Francisco, que desejava muito, por amor a Cristo, levar as almas a Deus. 

Francisco de Assis fazia de tudo para que o seu coração não se afastasse do Senhor e de Sua Vontade, por isso procurava constantemente estar na presença de Deus em oração, fazendo jejuns, penitências e sacrifícios.  E por este motivo, 3 vezes ao ano, ele afastava-se de tudo para viver um retiro de 40 dias no Monte Alverne.

E foi em um desses retiros que surgiu a prática da Quaresma de São Miguel, o qual, com o passar dos anos, todos os seus filhos Franciscanos aderiram à devoção, que depois espalhou-se por todo o mundo. 

A primeira Quaresma de São Miguel Arcanjo aconteceu em 1224, ano em que Francisco recebeu os estigmas (feridas que surgem no corpo de alguns santos e que assemelham-se às marcas da crucifixão sofridas por Cristo).

E a experiência de São Francisco foi tão forte ao realizar a Quaresma que ele deixou registrado: 

“Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, Príncipe dos Anjos e das almas, quero fazer aqui sempre uma quaresma”.

E não somente os Franciscanos alcançaram graças imensas por meio deste tempo de oração. Cada um de nós é convidado, a partir do dia 15, a subirmos também o monte, por meio da oração e do jejum, e confiar na poderosa e fiel intercessão do Arcanjo Miguel. 

Então, prepare-se para viver conosco a Quaresma de São Miguel!

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não devemos fazer a Quaresma de São Miguel Arcanjo de forma supersticiosa, com a ideia de que recitando algumas orações a São Miguel, as coisas mágicamente irão mudar, sem nenhum esforço ou abertura a Deus de nossa parte. 

É essencial que nestes 45 dias sejamos zelosos e fiéis ao caminho espiritual e as orações desse tempo.

E o mais importante é que Quaresma deve promover uma reflexão interior que questione com  profundidade, o caminho de conversão de cada um de nós. Tudo isso ressaltando a busca da santidade, a necessidade de uma participação maior dos sacramentos e a disponibilidade alegre para servirmos uns aos outros na caridade generosa. 

Por isso, procure participar com mais frequência da Santa Missa e faça um exame de consciência profundo em função de fazer uma boa confissão dos pecados.  

Confira o Passo a Passo 

  1. Se você ainda não tem, adquira uma imagem ou um ícone de São Miguel Arcanjo;
  2. Adquira também vela que deve ser benta e acesa todos os dias;
  3. Escolha e ofereça uma penitência para fazer durante os 45 dias (jejum, abstinência, sacrifício ou boas obras);
  4. Acenda a Vela; 
  5. Comece a oração com o Sinal da Cruz;
  6. Apresente a São Miguel a sua intenção;
  7. Rezar todos os dias as orações propostas para a Quaresma de São Miguel.

Ainda mais, nos encontramos na Basílica São Miguel Arcanjo, no dia 15 às 18h, para darmos início a Quaresma. Se você conseguir, participe também da Santa Missa às 17h para a bênção das velas e das imagens.

Que seja um tempo de grandes bênçãos em nossas vidas! 

São Miguel Arcanjo, Defendei-nos no combate!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress