Viva bem o Advento em família com 7 dicas

Advento vem do latim “chegada”, sinônimo de “proximidade”, “surgimento” e “vinda”. Neste sentido, o Advento é um tempo de preparação para a chegada do Deus Menino, que na noite do Natal renasce em nossas vidas. 

Viver bem o Advento é ter Cristo no centro dos preparativos para o Natal. 

No entanto, muitos ignoram o sentido cristão do advento. Deixam a espiritualidade de lado, e vivem esse período de 4 semanas que antecedem o Natal com outras preocupações: a lista de presentes a serem comprados para seus familiares e amigos e a lista de compras para a ceia de Natal. Esquecem-se de contemplar a verdadeira estrela do Natal: Jesus.

Os cristãos precisam se recordar de que a vivência do Advento em família pode ser muito proveitosa para a espiritualidade de todos.

Por isso, separamos 7 dicas para você viver bem o Advento em família. Confira!

1.    Monte o presépio na sua casa

Conta-se que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, com personagens vivos, ou seja, com pessoas e animais representando a cena do nascimento de Jesus, na noite do Natal. Desde então tornou-se uma tradição entre os católicos. 

Montar o presépio é uma excelente oportunidade para explicar para as crianças o verdadeiro sentido do Natal. Diga a elas que Deus nos enviou Seu Filho por amor: “… de tal modo Deus amou o mundo, que deu o seu Filho único” (Jo 3,16).

2.    Prepare a coroa do Advento

A Coroa do Advento é um importante símbolo cristão do Natal. Se você não tem uma, aproveite para confeccionar com seus filhos. A coroa deve ter quatro velas, uma para cada domingo do Advento. 

Na internet você encontra facilmente alguns tutoriais de como confeccionar uma usando materiais simples que você tem em casa. No momento de acender as velas em sua casa, a cada domingo, reúna a família e leiam o Evangelho do dia.

3.    Participe da novena de Natal na sua comunidade

Neste ano de 2020, devido a pandemia, as tradicionais novenas natalinas, que são realizadas nas casas das famílias da comunidade, serão feitas nas igrejas. Procure informar-se dos dias e horários para participar desse momento tão importante para a espiritualidade. 

Caso não seja possível você e sua família participar da novena na sua comunidade, procure realizá-la na sua casa mesmo. Se você não tem o livro com as orações, pesquise na internet uma novena para rezar com seus filhos.  

4.    Faça a leitura bíblica do nascimento de Jesus

As crianças gostam de ouvir histórias, então aproveite para ler para elas a história do nascimento de Jesus. Para tornar esse momento mais interessante, a mãe, o pai, os filhos ou avós podem revezar na leitura, cada um interpretando um personagem bíblico. 

Leiam sem pressa, e deixe que as crianças manifestem suas dúvidas. Conversem a respeito e meditem sobre esse evento tão importante para nós cristãos que é o nascimento do Rei dos reis. Você encontra a história do nascimento de Jesus nos Evangelhos de São Mateus (1,18-25; 2-1-12)  e São Lucas (2,1-21).

5.  Cante canções Natalinas

Outra coisa que as crianças gostam muito é de música. Então aproveite para apresentar a elas canções de natal. Esse momento pode até se tornar uma tradição da família. Certamente você se recorda de alguma ou então recorra à internet. Algumas dicas de canções de Natal para você ensinar a seus filhos:

Noite Feliz

Brilha, Brilha Lá No Céu

Alegrem-se O Céu E A Terra

6.  Pratique a caridade

As crianças crescem e deixam rapidamente roupas e calçados em bom estado. Também os adultos sempre têm algo no fundo do armário que já não usam mais. 

Então, que tal aproveitar o tempo do Advento para separar tudo o que pode ser aproveitado por outras pessoas e fazer uma doação!? Afinal, natal é tempo de caridade!

Esse ano, como vivemos um tempo de pandemia, muitas comunidades tiveram um aumento no número de moradores de que foram acolhidos. Consequentemente aumentando as necessidades dessas comunidades de arrecadar mantimentos e produtos de higiene pessoal, além de produtos de limpeza.  Procure por obras de caridade em sua cidade e faça uma partilha. 

7.    Alimente a devoção mariana

Foi por meio da Virgem Maria que Jesus veio a este mundo. Portanto, no Advento somos convidados também a alimentar nossa devoção à Nossa Senhora. 

Reúna sua família para rezar o terço e uma oração de consagração à Nossa Senhora. Deixe esse momento ainda mais especial cantando com as crianças “Mãezinha do céu”.

O tempo do Advento é rico em significados. Basta que estejamos abertos a vivenciar esse período a partir da fé, imbuídos do espírito do amor.

Feliz Natal para a sua família!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress