5 coisas para fazer antes do Natal

O Natal está cada vez mais próximo. Portanto, é importante intensificar o planejamento e os preparativos para a data. Ceia, decoração, presentes e muitas outras preocupações. Mas, do ponto de vista espiritual, como está sua preparação? Há muito o que fazer antes do Natal para esperar o nascimento do Menino Jesus. 

Não podemos esquecer do verdadeiro significado da data. O Papa Francisco nos recorda: 

“O Natal é mais! Nós vamos por esse caminho para encontrar o Senhor, porque o Natal é um encontro, e nós caminhamos para encontrá-Lo com o coração, com a vida, encontrá-Lo vivo, como Ele é, encontrá-Lo com fé”.

Precisamos honrar a data em nosso coração e nos preparar para ela de forma correta. Devemos imitar a Cristo principalmente nesses dias e sermos mais humildes, pacíficos e amorosos como Ele. 

Fizemos uma lista com 5 coisas para fazer antes do Natal. Com esses conselhos, você poderá preparar seu coração, sua casa e sua família para esse momento tão especial. 

Organize uma novena de Natal em família 

Convide sua família para fazer a novena de Natal com você. Combine os horários para ficar confortável para todos, evitando que alguém falte. 

Aproveite e decore o ambiente, monte o Presépio e a Árvore de Natal. Deixe o local aconchegante. 

E muito mais importante que isso, deixe que o poder da oração te guie para perto do Senhor, que você e sua família vivenciem profundamente o espírito do Natal, próximos do verdadeiro significado dele. 

Faça um exame de consciência

Um bom exame de consciência te ajudará a lembrar dos seus pecados no momento da confissão. Use os 10 mandamentos ou um roteiro com perguntas próprias para esse momento, eles serão grandes auxiliares.

Lembre-se de ser muito sincero e pedir a Deus a graça de humildade e do arrependimento para você poder viver com o Natal reconciliado com Deus. 

Confesse seus pecados 

A confissão é o restabelecimento da comunhão da alma com Deus. Portanto, é nosso dever como cristãos cuidar da nossa e mantê-la sempre limpa do pecado através do Sacramento da Reconciliação. 

É muito importante fazer uma confissão antes do Natal e passar por esse momento de alegria e esperança, com o coração leve, aberto ao perdão e unido a Deus. 

Medite sobre a Sagrada Família 

A Sagrada Família é o maior exemplo de amor, respeito e fidelidade em família. Aproveite para fazer antes do Natal uma reflexão sobre o assunto. 

Reflita também que Jesus veio para esse mundo sendo um filho, precisando de uma família. Aprendamos com o exemplo da Sagrada Família a amar mais a nossa, respeitar e honrar. Afinal de contas, temos um dever com eles! 

“Honra teu pai de todo o coração, não te esqueças os gemidos da tua mãe; lembra-te que sem eles, não terias nascido” (Eclo 7, 29-30)

Pense nos mais necessitados 

Natal é tempo de solidariedade e generosidade. Jesus veio ao mundo, pobre, nasceu em uma manjedoura. Tudo isso para nos incentivar a olhar os nossos irmãos mais carentes.

Antes do Natal, faça um gesto de caridade e ajude quem precisa mais do que você. Ofereça uma cesta, alimentos, roupas ou o que for mais necessário. 

É importante lembrar que atos de caridade não se aplicam apenas a coisas materiais. Você pode ser generoso fazendo uma visita a um idoso, passando um tempo de qualidade com alguém, ajudando nas tarefas de casa, oferecendo descanso a alguém cansado. Muitas são as maneiras de ajudar os mais necessitados!

Os dias passam rápido, não demore para colocar em prática todas essas dicas. Você verá que, ao comemorar o Natal, seu coração estará tranquilo, transbordando de alegria e amor!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress