5 coisas para fazer antes que o ano acabe

Repensar a vida antes que o ano acabe é uma prática comum entre algumas pessoas. E, acredite, esse é um hábito saudável!

Esta época costuma despertar em nós alguns sentimentos. Alegria pelas realizações, tristeza por diversas situações mal resolvidas, ou pelas perdas. Arrependimento de coisas que não deveríamos ter feito, ou por aquelas que deveríamos ter nos esforçado um pouco mais. Enfim, cada situação vivida no decorrer de cada mês costuma deixar suas marcas em nosso interior.

Fazer um balanço antes que o ano acabe também pode ser uma oportunidade para nos motivarmos para a idealização de novos projetos. Quem não gosta de planejar a realização de um sonho, por exemplo?  

Mas, é justo também que antes que o ano acabe revisemos nossa conduta, nossas ações e posicionamentos. Será que realmente agi de maneira correta naquela determinada situação? Será que não fui rude demais com determinada pessoa? Será que não fui displicente comigo mesmo?

Contudo, não devemos parar na autoanálise. Devemos partir para a ação! Então, por que não aproveitar para realizar algumas práticas antes que o ano acabe? Assim saímos do campo dos sentimentos e passamos às ações concretas. 

Veja 5 dicas do que fazer antes que o ano acabe!

1.    Reconcilie-se com alguém

Todos sabemos que nos relacionamentos nem tudo são flores. Seja com os pais, os irmãos, algum tio ou primo, um amigo ou até mesmo alguém da comunidade, nem sempre as discussões terminam bem.

Portanto, se tem uma coisa importante para se fazer antes que o ano acabe é pedir perdão e perdoar.

Não dê espaço para o rancor. Use de empatia para tentar compreender a posição do outro, assim fica mais fácil buscar uma reconciliação.

Nosso Senhor nos ensinou na oração do Pai-Nosso que precisamos perdoar para sermos dignos do Seu perdão.

2.    Procure por aquele amigo com quem não fala há tempos

As boas amizades precisam ser regadas como uma plantinha que precisa de água para manter-se saudável.

Não é que a amizade exija a presença constante, ou que os amigos devam se falar com determinada frequência para manterem a amizade.

Procurar pelo o amigo, na verdade, demonstra que você se importa com ele, que zela pelo seu bem-estar, que você o quer bem, que tem carinho por ele. Demonstra que o laço de amizade que os une tem valor para a sua vida.

Então, antes que o ano acabe, pegue o telefone e faça 1, 2 ou 3 ligações. Para quantas pessoas você sentir vontade. Ou, se preferir, use um aplicativo de mensagem. Não importa como, o importante é demonstrar seu carinho!

3. Faça um planejamento de metas para o novo ano

Ao redor do mundo a vida acontece, e você não pode ficar estagnado. Sendo assim, antes que o ano acabe faça um bom planejamento do que você pretende realizar no próximo ano.

Mas, nada de fazer isso mentalmente. Faça uma lista, no papel, no celular ou no computador para não correr o risco de se esquecer de algo com o passar do tempo.

Hoje temos uma facilidade muito grande com a internet, onde é possível aprender muitas coisas, com cursos online.  E se a questão esbarra no aspecto financeiro, você não tem mais desculpas. A maioria dos cursos são pagos, mas há também cursos gratuitos muito bem recomendados.

Portanto, seja para o seu crescimento profissional, por hobby ou curiosidade, faça uma pesquisa. Certamente você encontrará algo que se encaixa na sua realidade e dentro daquilo que procura. 

4.    Pratique a solidariedade

Cristo nos indicou: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Cf. Mateus 22,39).

Mas aqui não se trata simplesmente de um sentimento. Amar o próximo é fazer por ele aquilo que você faz por si mesmo.

Procure descobrir alguém que esteja passando por algum tipo de necessidade e tente ajudá-lo. E não se trata apenas de ajuda com medicamentos, roupas ou alimentos. Muitas vezes as pessoas estão carentes de alguém que as escute.

Se tem algo que faz bem a nós mesmos é fazer o bem ao próximo!

5.    Procure por um amigo do céu

Tem sido uma prática comum entre muitos católicos buscar o auxílio de um amigo do céu, ou seja, um santo protetor para o novo ano.

O objetivo dessa ação é estreitar os laços com Deus por meio da intercessão daquele com quem você terá uma relação de amizade especial durante o ano.

Você deve estar se perguntando agora: Mas como ter um amigo no céu?

Existem duas possibilidades. Se você foi batizado com o nome de um santo, certamente esse pode ser um grande amigo seu junto de Deus.

Se você não tem o nome de um santo, ou até tem e já nutre uma devoção a ele, mas gostaria de uma nova amizade, então Deus escolherá um amigo para você!

No último dia do ano, ou nos primeiros dias do ano novo, dirija a Deus uma oração com confiança, pedindo a Ele a graça de ter um amigo do céu. Peça ao Espírito Santo que te conduza neste momento e que te dê o discernimento. 

Expresse ao Senhor o desejo de ter um amigo celestial, alguém que possa guiar teus passos. Deus, que te conhece melhor do que você mesmo, sabe qual santo cuja amizade será mais proveitosa para a tua espiritualidade neste momento.  

Procure silenciar tua mente e teu coração para as coisas exteriores e se concentre apenas em Deus. Peça a Ele que traga à sua mente o nome de um santo. Mas, caso isso não aconteça de imediato, não desista. No momento certo Deus te apresentará seu novo amigo, continue pedindo por essa graça todos os dias.

E quando finalmente o Senhor “soprar” aos seus ouvidos o nome do seu amigo, agradeça por este presente divino e “se apresente” ao santo. Então, basta começar a rezar diariamente pedindo a sua intercessão. Procure se existe alguma novena dedicada a ele, livros que ele tenha escrito e uma biografia a seu respeito.

Enfim, leia e medite tudo o que encontrar sobre esse seu novo amigo. E sempre que estiver em oração, peça a sua intercessão.

E não se esqueça: antes que o ano acabe procure agradecer ao Senhor por tudo o que você viveu em 2020, as coisas boas e também as ruins. Afinal, em tudo devemos dar graças a Deus! (cf. 1Tes 5,16-18)

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress