Preparando o Natal com a família, passo a passo

O Natal é uma celebração da família. Não poderia ser diferente, visto que Jesus foi recebido neste mundo por seu pai adotivo – São José, e por Sua Imaculada Mãe – a Virgem Maria.

Em uma família Jesus foi cuidado, cresceu e foi educado segundo a Lei de Deus. Toda essa vivência é para demonstrar ao mundo o papel dos pais: acolher, cuidar, educar, orientar, encaminhar.

Em nosso lar, unidos no amor e na fraternidade, todos somos convidados a seguir os dias, um oferecendo amparo ao outro, motivando o outro a ser a melhor versão de si mesmo.

Juntos, a Sagrada Família de Nazaré caminhou em direção ao céu, buscando fazer a vontade de Deus para suas vidas, cada um no seu papel: Pai, Mãe e Filho.  Suportaram tudo com amor e confiança na Divina Providência!

Hoje em nossos lares somos convidados a seguir o modelo da Família de Nazaré, estando cada um aberto a realizar o plano particular de Deus para a própria vida. Todos somos convidados a suportar as adversidades com amor e fé.

Viver o natal em família é dizer sim ao plano de amor e de misericórdia do Senhor para a humanidade.

Saiba como aproveitar as graças do Natal com seus filhos com essas dicas práticas!

Preparem os símbolos do Natal juntos

A celebração do Natal cristão é repleta de símbolos, e cada um carrega um significado.  A coroa do advento, a estrela no topo do pinheirinho, o presépio, as luzes. Tudo isso representa um aspecto específico da fé cristã no nascimento do Salvador. 

Então, ao enfeitar sua casa para o Natal, faça isso em família. Mas, antes, faça uma pesquisa na internet sobre os símbolos cristãos dessa festa para explicar aos seus filhos.  Certamente você e sua família irão se encantar ainda mais pelo Natal.

Busquem os sacramentos

Para viver bem o Natal em família é preciso a graça santificante de Deus. Por isso, faça um bom exame de consciência e busque o sacramento da confissão, demonstrando o mais sincero arrependimento pelos pecados. 

Tendo já recebido o perdão de Deus, participem em família da celebração do Natal na sua paróquia. E não deixem de receber a Comunhão Eucarística.

Leiam e reflitam em família a liturgia do Natal

Meditar a Palavra de Deus é importante para nos orientarmos, para interpretar a ação de Deus em nosso meio e para compreendermos o Seu plano. Por isso, procure acompanhar as leituras da liturgia da Palavra dos dias santos e da oitava do natal. 

Diferente do que muitos pensam, na liturgia da Igreja o Natal não é vivenciado apenas na noite do dia 24 e no dia 25 de dezembro. Esse tempo segue com a Oitava de Natal até o dia 1º de janeiro, quando celebramos a solenidade de Maria, Mãe de Deus. Nesses 8 dias vivemos a exultação da Festa do Nascimento de Jesus. 

Em seguida vivenciamos o Tempo do Natal, quando celebramos a Epifania do Senhor, terminando com a solenidade da Festa do Batismo de Jesus. Portanto, não desperdicemos as graças que o Senhor reversa para nós vivenciando o Natal em família.

Pratiquem juntos um gesto concreto de misericórdia

Natal é também tempo de olhar para o outro. Ao nosso redor sempre existe uma família necessitada. Procure descobrir o que essa família precisa e o que a sua família pode fazer para ajudar. 

Se a sua família não der conta de suprir essa necessidade, convoque a ajuda de outras famílias. Aproveite as facilidades das redes sociais para isso. Unindo forças, todos somos mais fortes. Toda família merece celebrar o Natal com dignidade!

Façam a ceia em conjunto

É certo que este ano de 2020, devido à pandemia, as ceias de Natal serão diferentes. Não podemos nos aglomerar para evitar a propagação do vírus e preservar os idosos e as pessoas de saúde mais frágil. Mas não é por isso que vamos deixar de celebrar o Natal em família. 

Cada família na sua casa, pode sim viver a alegria do verdadeiro Natal. Portanto, vamos celebrar esse grandioso gesto de misericórdia de Deus ao enviar Seu Filho para abrir para nós a porta do céu. 

E se bater aquela saudade de algum familiar em especial, façam uma vídeo-chamada. A facilidade da tecnologia aproxima os que estão distantes!

Rezem diante do presépio

A oração é importante para o nosso relacionamento com Deus e para a vivência da nossa fé. Já a oração em família é importante para nos unir e nos moldar na Família de Nazaré. 

Por isso, para a vivência do Natal em família recomendamos que todos rezem juntos diante do presépio. Quer uma dica de oração? Então veja que linda é esta oração!

Oração da família diante do presépio

 Menino Jesus, Deus que se fez pequeno por nós, diante da cena do teu nascimento, do presépio, estamos reunidos em família para rezar. Mesmo que fisicamente falte alguém, em espírito somos uma só alma.

 Olhando Maria, tua Mãe Santíssima, rezamos pelas mulheres da família, que cada uma delas acolha com amor a palavra de Deus, sem medo e sem reservas, que elas lutem pela harmonia e paz em nossa casa.

 Vendo teu pai adotivo, São José, pedimos, ó Menino Deus, pelos homens desta família, que eles transmitam segurança e proteção, estejam sempre atentos às necessidades mais urgentes, que saibam proteger nossos lares de tudo que não provém de ti.

 Diante dos pastores e reis magos, pedimos por todos nós, para que saibamos render-te graças, louvar-te sempre em todas as circunstâncias, e que não nos cansemos de te procurar, mesmo por caminhos difíceis.

 Menino Jesus, contemplando Tua face serena, Teu sorriso de criança, bendizemos Tua ação em nossas vidas.

 Que nesta noite santa, possamos nos esquecer das discórdias, dos rancores, e que possamos nos perdoar.

 Jesus querido, abençoa nossa família, cura os enfermos que houver, cura as feridas de relacionamentos. Fazemos hoje o propósito de nos amar mais.

 Que neste Natal a bênção Divina recaia sobre nós. Amém!

Não permita que nada roube a alegria de viver o Natal em família. Esse tempo é muito bonito e profundo e costuma deixar em nós marcas indeléveis.

Tenha um santo e feliz Natal!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress