Você tem o desejo de viver a oração com a Palavra de Deus, mas não sabe como nem por onde começar? Então este post é para você!
Aqui você vai encontrar dicas práticas para crescer na oração com a Palavra de Deus.
Mas, antes disso, vamos recordar brevemente a importância da Palavra de Deus e algumas curiosidades sobre ela.
Conhecendo a Bíblia Sagrada
Quem nunca se perguntou sobre como a Bíblia foi escrita, como ela surgiu? Por isso, hoje, mais do que aprender a crescer na oração com a Palavra de Deus, você vai também saciar sua curiosidade!
A Palavra Bíblia vem do grego biblíon e significa livros, e da expressão grega ta bible ta hágia que significa livros sagrados.
A Bíblia Sagrada foi escrita durante um período de aproximadamente 1600 anos. Estima-se que se passaram cerca de 400 anos entre o último livro escrito do Antigo Testamento e o primeiro livro do Novo Testamento.
Ela é uma pequena biblioteca contendo 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento e já foi traduzida para mais de 1500 idiomas e dialetos. Além disso, possui mais de 40 autores, das mais variadas profissões – como Lucas, que era médico – e que foram usados pelo Espírito Santo para escreverem a Bíblia.
Os autores que mais escreveram livros da Bíblia foram Moisés e Paulo.
Crescer na oração com a Palavra de Deus
São Tomás de Aquino nos diz que a “oração é a elevação da mente a Deus para louvá-Lo e pedir-Lhe coisas convenientes à eterna salvação”. E não existe melhor instrumento para nos auxiliar nisso do que a própria Palavra de Deus.
Neste sentido, o Papa Francisco nos diz que “a Palavra traz ao mundo, de fato, o sopro de Deus, infundindo no coração o calor do Senhor”.
Logo, a oração com a Palavra de Deus é essencial para conhecermos melhor Jesus Cristo, seus ensinamentos, para crescermos no relacionamento com Deus e desvendarmos Sua vontade a nosso respeito.
Neste sentido, quem não faz sua oração com a Palavra de Deus está perdendo a oportunidade do crescimento espiritual. O que não será o seu caso, já que você deseja aproximar-se do Senhor justamente a partir da oração com a Palavra de Deus.
Portanto, vamos às dicas!
Inclua a oração com a Palavra de Deus na sua rotina
Parece desnecessário dizer isso, mas, acredite, se você não incluir essa prática na sua rotina diária, decididamente, facilmente você a abandonará.
Portanto, a primeira coisa a se fazer é determinar um horário certo para a sua oração com a Palavra de Deus e cumpri-lo rigorosamente. Se não for assim, um dia você rezará de manhã, no outro dia vai deixar para a noite e no terceiro dia já nem vai se lembrar.
Logo, escolha o horário mais tranquilo do seu dia, de preferência quando você dificilmente será interrompido por alguém.
Escolha o melhor lugar para a sua oração com a Palavra de Deus
No quarto, no oratório, na sala, enfim, não existe um local certo, mas o mais adequado, de acordo com a sua realidade. O importante é que você esteja sozinho e em silêncio para que possa se concentrar e não perder o seu momento com Deus.
Este momento precisa ser só seu e Dele e você deve vivê-lo com toda alegria, cuja fonte é o Coração misericordioso do Senhor! Assim, já dizia o salmista: “Encontro minha alegria na Vossa Palavra, como a quem encontra um imenso tesouro” (Salmo 118,162).
Escolha um livro por mês para a leitura da Palavra de Deus
A Palavra de Deus é extensa e se não definirmos uma metodologia dificilmente conseguiremos perseverar na sua leitura. Por isso, escolha 1 livro sagrado por mês para fazer sua leitura e momento de oração com a Palavra de Deus.
Comece pelos Evangelhos que possuem uma linguagem mais fácil de compreendermos e depois passe às Cartas de São Paulo, por exemplo.
Para ajudar a se manter fiel o ano todo e ao longo dos anos, faça uma planilha com os meses do ano e os livros sagrados que você definiu para ler. Assim fica mais fácil e você não perderá o ritmo de leitura.
Fique atento ao número de capítulos de cada livro para você organizar quantos capítulos precisará ler a cada dia para alcançar o objetivo ao longo de um mês.
Mas, se precisar ler em dois meses, quando se deparar com um livro maior, não tem problema. O importante é você perseverar.
No entanto, isso precisa ser observado no momento em que você fizer o seu planejamento anual.
Utilize um método de oração com a Palavra de Deus
A Igreja é mãe e, como tal, nos ajuda mesmo no momento da nossa oração particular com a Palavra de Deus.
Ao longo da história, foram surgindo métodos de meditação com a Palavra de Deus que servem de guia e apoio para nós. Entre eles a Lectio Divina, que surgiu por volta do ano 1500 e que tem como caminho a leitura, meditação, oração e contemplação da Bíblia, buscando crescer na amizade com Deus.
Mais recentemente, a editora Canção Nova lançou A Bíblia no meu dia a dia, do monsenhor Jonas Abib, que pode ser também um instrumento para sua oração com a Palavra de Deus.
Busque o auxílio de livros para a oração com a Palavra de Deus
Compreender as Sagradas Escrituras nem sempre é fácil, é preciso levar em conta que foi escrita numa época cuja cultura é totalmente diferente da nossa. Neste sentido, pode ser de grande ajuda o auxílio de livros católicos
Uma sugestão são os Cadernos de Estudo Bíblico, da coleção de Scott Hahn, que dão fundamentação teológica, textual, cultural às Sagradas Escrituras. Scott Hahn é professor de Teologia da Sagrada Escritura na Universidade Franciscana de Steubenville e catedrático de Teologia Bíblica e Proclamação Litúrgica no Seminário de São Vicente, na Pensilvânia.
Você não precisa adquirir toda a coleção de uma vez (são 17 livros), mas pode comprar conforme o seu planejamento de leitura da Palavra de Deus. Conheça a coleção aqui!
Outra dica é a coleção Catena Aurea, de São Tomás de Aquino. São 4 livros, um para cada Evangelho, com os textos organizados de maneira contínua, versículo por versículo, o que permite uma leitura sem interrupção. É como se todos viessem de um único autor. Para conhecer esta coleção veja aqui!
Enfim, é preciso persistência e amor!
Como você pôde perceber, não é tão difícil crescer na oração com a Palavra de Deus e nem exige algo extraordinário.
Contudo, é preciso persistência! Terá dias que você vai pensar “ah, hoje não, estou cansado demais!”. Mas resista! Se você falhar um dia, logo falhará dois, três e quando se der conta já se esqueceu totalmente do seu propósito.
Além disso, não tenha pressa no seu momento com Deus. Faça a sua oração com a Palavra de Deus de maneira lenta, suave, atentamente e com amor. E logo você colherá muitos frutos na sua vida!