5 formas de evangelizar durante o mês de Nossa Senhora

O mês de maio é vivido com alegria como um mês de devoção intensa à Virgem Maria. É um caminho para estreitarmos os nossos laços com Nossa Senhora e fortalecer nosso relacionamento com ela. 

Além disso, o mês de Nossa Senhora também é uma oportunidade para a evangelização de outros corações. Pois como dizia o Papa João XXIII: “Maria quer levar seus devotos a Jesus, que é a luz do mundo, a salvação e a paz para todos”. 

Maria, com sua ternura e amor materno, nos leva até Deus e até o Céu. São João Paulo II também costumava dizer que quanto mais nos aproximamos de Maria, mais perto estamos de Jesus. 

Portanto, devemos aproveitar o mês mariano para evangelizar, apresentar o amor da Virgem Maria para mais e mais corações e assim levá-los até o Céu. Embora pareça difícil, peça que Nossa Senhora guie sua vida neste caminho de evangelização. Além disso, daremos algumas dicas de como alcançar pessoas neste mês de maio. 

Reze o terço nas famílias

O terço mariano é uma arma poderosa. São João Maria Vianney disse, certa vez, que, com essa oração, afastou muitas almas do diabo. E ele não é o único, muitos santos da Igreja falam sobre a grandiosidade do Santo Terço. Santa Terezinha do Menino Jesus disse que, com esta oração, tudo podemos alcançar.

Portanto, dedique-se às orações do terço. Organize momentos de oração com as famílias, reúna os vizinhos, amigos e a sua própria família. Certamente, rezar com fé e devoção já será um grande passo de evangelização. 

Dê formações sobre o dogma mariano 

Os dogmas marianos são parte essencial da fé católica. Eles são verdades de fé declaradas por um Concílio ou pelo Papa e é obrigação do católico acreditar e professar. 

Ao todo, são 4 dogmas: o primeiro é a Maternidade Divina, ou seja: Cristo é pessoa divina e Maria é a Sua mãe. Foi declarado no Concílio de Éfeso, em 431. Na época, acreditava que Jesus possuía duas naturezas: a divina e a humana, e Maria fazia parte apenas de uma. Então, a Igreja concedeu-lhe o nome de Theotokos (Teótokos) “Mãe de Deus”. 

O segundo é a Virgindade perpétua que afirma que Maria era virgem antes, durante e depois do parto. Essa verdade foi declarada no segundo Concílio de Constantinopla, em 553. O terceiro é Imaculada Conceição, Maria foi totalmente isenta do pecado, inclusive quando concebida por seus pais. O Papa Pio IX proclamou essa verdade em 1854. 

Por fim, o quarto dogma é a Assunção de Maria, que declara que ela subiu ao céu de corpo e alma. Foi proclamado por Pio XII, em 1950.

É um assunto de extrema importância e certamente irá evangelizar muitos. Que tal usar as redes sociais para repassar essas informações?

Estudo Bíblico 

A melhor maneira de alcançar pessoas, converter e evangelizar é pautado em informações e verdades. Portanto, faça um estudo bíblico comunitário com a fundamentação bíblica sobre Nossa Senhora.

Reúna pessoas e repasse essas informações com clareza e coerência, certamente muitas pessoas serão beneficiadas e tocadas por Maria. Faça encontros semanais, se esforce para ser didático e esteja preparado para responder dúvidas.

Reze, em família, a Oração do Ângelus 

A Oração do Ângelus honra a Encarnação do Senhor ao mesmo tempo que recorda a Anunciação do Anjo à Maria e também o seu SIM generoso! 

Tradicionalmente, devemos rezar essa oração às 6h, ao meio dia e às 18h. A oração é feita com três invocações que descrevem o mistério da Encarnação do Filho. 

Aproveite o mês de maio para incluir essa oração na rotina da sua família!

Ensine sobre os títulos de Nossa Senhora 

Nossa Senhora, apesar de ser uma só, possui muitos títulos. Isso acontece porque em cada lugar onde ela manifestava sua presença, adotava a cultura do povo. Portanto, em cada lugar foi chamada por um nome. 

Como a lista é extensa, selecione alguns e apresente aos seus filhos, crianças da comunidade ou amigos um pouco sobre a história de cada um, especialmente aqueles que têm crianças envolvidas, como o de Nossa Senhora de Fátima.

Todas as aparições de Maria são envolvidas de muito amor e graças, elas são formas poderosas de evangelização por meio do amor! 

Maria realizou perfeitamente a sua vocação, foi obediente e uma mulher com muitas virtudes, por isso, é o maior modelo de santidade. Apoiados nela, podemos alcançar e evangelizar muitos corações!. Coloque as dicas em prática!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress