7 Dicas para aproveitar melhor o tempo em família

Apesar da pandemia e das crises que ela causou, podemos reconhecer o quanto ela nos despertou para a importância do outro, para o tempo em família e para nossa própria vulnerabilidade.

Agora, com o progressivo retorno das atividades, nos deparamos com a correria de sempre. Mas é importante reconhecer que não se pode recuperar o tempo perdido, nem multiplicar as horas ou acumular trabalho. 

É preciso viver com sabedoria e como nos disse o Papa recentemente: “A verdadeira sabedoria pressupõe o encontro com a realidade”. Logo, é preciso aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece para o tempo em família.

A família não precisa criar situações extraordinárias ou esperar as férias para promover encontros. Portanto, basta observar a realidade, o que está ao alcance do cotidiano, e fazer de tudo um motivo para estarem juntos

Para isso preparamos este post com 7 dicas de como aproveitar melhor o tempo em família. 

  • Aproveite as oportunidades  

A vida segue uma rotina, na maioria das vezes, dividida entre casa, trabalho e escola. Aproveite as oportunidades para estar junto dos filhos: nos eventos da escola; nas reuniões de pais e mestres; nos aniversários dos colegas e na confraternização do trabalho.

Como é importante prestigiar o que o outro faz, seja filho, filha, esposo ou esposa; ser presença e tecer elogios. 

  • Programe as férias em família

As férias são o momento esperado para descanso e lazer. É possível programá-las de acordo com a realidade de cada membro da família. 

O próprio planejamento é uma grandiosa oportunidade de despertar a responsabilidade em estar com o outro e fazer um orçamento financeiro para o momento. 

  • Procure fazer refeições juntos

Quem não se lembra de algum fato da infância em torno da mesa? Na maioria das vezes, ela é o lugar do encontro, das notícias, do diálogo, sem falar da partilha do pão de cada dia. Programe-se para isso, mesmo que não sejam todos os dias ou todas as refeições.

Aproveitar o momento das refeições é muito importante para ter um tempo em família. Por isso, promova uma pizza, uma torta, um lanche diferente ou apenas aquele café com biscoito para reunir a família no fim da tarde.

  • Tenham momentos de oração em família

Esse dito popular funciona bem: “Família que reza junto, permanece unida”. Junto a esse ditado, temos a passagem bíblica: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20).

Como a espiritualidade une, sensibiliza e humaniza a família. Convidar a família para rezar em casa, ir à Missa juntos, participar de algum evento religioso é muito importante. Isso transforma o tempo investido em graça.

Principalmente, quando se enfrentam problemas de qualquer gênero, enfermidades ou perdas familiares ou de amigos; a oração será sempre o consolo e a resposta para qualquer necessidade.

  •  Leve as crianças para a escola

O Papa Francisco nos diz: “Educar é, antes de tudo, acompanhar os processos de crescimento, estar presente de várias formas para que os filhos possam contar com os pais em cada momento.” O início da vida escolar é um divisor de águas na vida de uma criança. Se é assim, os pais são o porto onde eles vão encontrar segurança para o desenvolvimento cognitivo.

Portanto, não perca a oportunidade de acompanhá-lo até a escola. Nesse caminho acontece o diálogo, a tomada de conhecimento sobre os amigos e até a percepção se tudo está bem com a criança.

Como também, ajudar nas tarefas escolares, perguntar como foi o dia, olhar a agenda junto com a criança e reservar o momento para tirar qualquer dúvida.

  •  Assistam a filmes juntos

A era tecnológica está cada dia mais presente no cotidiano das famílias. Dos pais aos avós. Então, porque não aproveitar essa isca e marcar um cinema, seja em casa ou fora!

Filmes são uma ótima oportunidade  para conversar sobre temas difíceis; além de educarem sobre situações sociais, relacionamentos e outros assuntos.

Vale a pena lembrar, que essa diversão pode acontecer entre os esposos, sem a presença dos filhos e vice-versa.

  • Aproveitem o tempo em família com brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos são momentos de muita diversão. Quem tem filhos pequenos já se sente no dever de participar das brincadeiras. No entanto, elas não são apenas para as crianças, adultos e adolescentes podem participar e se descontrair muito.

É comprovado  pela ciência que jogos educativos ajudam no desenvolvimento cognitivo, estimulam a criatividade, desinibem e ajudam no convívio social.  

E para além de tudo isso, é uma excelente oportunidade de descontrair e promover o tempo em família.

Por fim, “uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente”, como nos ensina o papa Francisco. 

A grande prova de amor que podemos dar a nossa família é investir nosso tempo e atenção. Isso exige prioridade, é um programa de vida. Porém vale a pena porque construímos história e cidadãos melhores.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress