A Sagrada Família precisa ser um ponto de referência para as famílias católicas.
O Pe. Zezinho fala em uma de suas canções:
“E se as mães fossem Maria. E se os pais fossem José. E se a gente (os filhos) parecesse com Jesus de Nazaré”.
Afinal de contas, a família é o nosso primeiro contato com uma comunidade, onde aprendemos valores, moldamos nossas características, conhecemos o que é certo e o que é errado e construímos nosso caráter e convicções.
Portanto, na Sagrada Família, Jesus está sempre no centro das decisões. É na família que as crianças devem ter o primeiro contato com Deus e com a Igreja. Além disso, é a escola da fé, das virtudes e que se aprende a viver o amor, a doação, a generosidade e a obediência.
Jesus veio para o mundo no seio familiar demonstrando a importância da família. Sendo assim, nos mostra o quanto uma família, em comunhão com Deus, tem um papel importante na história do mundo e o que pode realizar na vida de cada membro.
A Sagrada Família tem virtudes que deveríamos priorizar na nossa também, como misericórdia, bondade, paciência, tolerância, perdão e humildade.
Imagine só se todos esses valores estivessem presente nas famílias, pense em como o mundo seria um lugar diferente.
José, referência para o homem
José foi um homem justo e bondoso. Ele tinha a missão de proteger Jesus e Maria e de suprir as necessidades da Sagrada Família, cumpriu com excelência seu dever!
Você, homem, tenha como referência José, o pai de Jesus. Que sempre tão humilde colocou as necessidades da sua família em primeiro lugar! Que você, assim como ele, possa se preocupar com o bem-estar e a tranquilidade dos seus.
Maria, referência para a mulher
Maria é uma mulher que nos ensina muito, como mãe, esposa e consagrada. Ela é exemplo de confiança em Deus, pureza, humildade, simplicidade e obediência.
Maria se doou completamente para Jesus e para suas necessidades, é uma mulher forte, ainda que humilde, passou todas as dores e dificuldades ao lado do filho, pois foi obediente à vontade de Cristo.
Jesus, a referência de todos os filhos de Deus
Que todos nós que somos filhos possamos ser mais parecidos com Jesus. Respeitando, honrando e obedecendo aos nossos pais!
Imite a Sagrada Família
Seguir o exemplo da Família de Nazaré é uma missão exigente, que nos pede consistência, profundidade e dedicação.
Portanto, é preciso seguir alguns passos como:
- Vida de Oração: os pais são o primeiro contato dos filhos com as orações, então, é preciso que os pais e as mães ensinem aos filhos como rezar e principalmente ser exemplo de uma vida de oração.
- Confiança e a fé em Jesus. Os pais têm a responsabilidade de apresentar aos filhos a misericórdia e a bondade do Senhor. Uma das principais maneiras de fazer isso é confiar em Deus no dia a dia e mostrar isso aos filhos.
- Outras dicas importantes: apresente a Igreja, a Bíblia, a tradição católica, o amor de Deus. Reze e agradeça em família. Tudo isso vai te aproximar da Sagrada Família.
Para concluir, te convido a fazer um exame de consciência sobre você, sua família e sua casa. Como é? Sua família segue o exemplo da Sagrada Família?
Reflita sobre o assunto e coloque como meta para 2022 ser mais como a Sagrada Família!
Por favor, coloque o endereço na página. Na publicação está cada um falando uma localidade diferente. Queremos visitar. Mas não sabemos onde é. Obrigada.