O que Deus quer neste novo ano?

2022 está chegando! E agora você pode estar se perguntando: O que Deus quer de mim no ano novo?

Provavelmente, você já deve ter feito estas perguntas: Como será 2022? Em que posso melhorar? E o que Deus quer de mim no ano que se inicia?

Você mesmo pode descobrir essas respostas através das dicas que vamos te apresentar nesse teste e comece 2022 com esperança e entusiasmo.

Organize o coração!

Quanta bagagem trazemos em nosso coração resultado de situações que vivemos em 2021. Por isso, é importante reconhecer os fatos que te marcaram neste ano. 

Imagine que para decorar uma casa é preciso fazer mudanças; da mesma forma, para viver melhor 2022, precisamos organizar a casa do coração: ver o que nos serviu, o que não foi útil, colocar cada coisa no devido lugar e receber as novidades que Deus nos prepara.

Para isso, reserve meia hora do seu dia; escolha um lugar, invoque o Espírito Santo e faça a seguinte pergunta: Como foi 2021 para mim? E deixe sua memória responder. Anote três fatos positivos e três negativos, pelo menos, e agradeça por cada um deles.

O louvor é a melhor oração para qualquer acontecimento de nossa vida. Com ele, você coloca tudo que viveu nas mãos de Deus e concede a Ele a possibilidade de organizar, contigo, teu coração. Assim você estará pronto para o próximo passo.

Esvazie-se das preocupações.

Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo de Belém/PA – disse certa vez: “Se as preocupações te consomem, reze suas preocupações”. 

Quem de nós não traz uma preocupação na mente. Geralmente, a maioria delas diz respeito ao bem-estar de nossa família, seja na área econômica ou emocional.

Para conseguirmos entender o que Deus quer para nós, é preciso esvaziar o coração das preocupações! Não importa o que sejam, elas acabam ocupando muito espaço em nosso interior e nos impedem de entender os planos de Deus para nossa vida. 

Após o louvor por cada situação vivida, sugiro uma simples oração: Olhe bem nos olhos da Santíssima Virgem e reze uma ave Maria por cada preocupação que te aflige e pronto! Resolvido! Deixe-as no Coração da Imaculada Senhora e confie.

Agora sim: Ouça a voz de Deus!

A maioria das pessoas se acha incapaz dessa ação: entender o que Deus quer de si agora. Mas garanto que não é tão difícil como dizem.  Contudo, é possível, porque Deus se expressa de diversas formas, Ele não cansa de falar conosco, a gente só precisa descobrir como ouvi-lO e acreditar com o coração.

Destaco algumas maneiras fundamentais com as quais Deus fala conosco : A celebração da Eucaristia, as Sagradas Escrituras, a adoração eucarística e a leitura espiritual. 

Encontre Deus na Celebração Eucarística

A Santa Missa é o rito no qual somos envolvidos pelo mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Adélia Prado – poetisa brasileira –  diz com sabedoria: “A Missa é como um poema, não suporta enfeites nenhum”, ou seja, não precisa ser celebrada pelo padre mais conhecido, nem tocada pelo melhor ministério de música, só precisa ser o que ela é para que ouçamos a voz de Deus, que fala ao nosso coração. 

Portanto, prepare-se para celebrar bem as Missas de fim de ano e esteja atento ao que o Senhor quer te falar.

Leia a Palavra de Deus 

“A Palavra de Deus é a carta de amor escrita para nós” – Papa Francisco.

Que outra palavra precisamos para começar bem o ano senão a Palavra de Deus?  Ela é o lugar privilegiado para ouvirmos a Sua voz e recebermos as promessas de vida. 

Quantas vezes nós a lermos, ainda que se repita um versículo conhecido, encontraremos algo novo, um ânimo, uma resposta para nossas vidas. O que você procura, encontrará na leitura da Palavra de Deus! 

Experimente selecionar um salmo ou uma passagem do novo testamento que mais te chama a atenção. Faça a leitura, medite e observe o que permanece com insistência dentro de ti, ali estará a voz de Deus!

Quer aprofundar a leitura da Palavra de Deus? 

Acesse Como fazer a Lectio Divina? – Comunidade Católica Shalom

Adore ao Santíssimo Sacramento

“Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes” Dom Bosco.

Se há algo que precisamos para 2022 é da bênção de Deus! E a visita ao Santíssimo, presente nos sacrários das paróquias, é fonte inesgotável de bênçãos. 

Lá recebemos de Deus sua graça e você pode depositar seus planos para o próximo ano, sabendo que, se forem para teu bem, Deus te presenteará na hora certa.

Cultive uma boa leitura espiritual

A vontade do Pai para nós é que conheçamos Seu Filho e o imitemos. Porém, viver toda vida de Cristo é uma medida muito alta para qualquer cristão. Por isso, os santos nos ajudam a descobrir que aspecto de Cristo podemos viver em cada etapa de nossa vida! 

Sendo assim, escolha um santo de sua devoção, faça leituras sobre ele! Isso também te ajudará a descobrir qual a inspiração que Deus tem para ti no novo ano:será a compaixão, a confiança plena no Pai, a missão ou a oração? A vida de um santo pode te ajudar nesta descoberta.

Faça um projeto de vida espiritual

Após esses passos, você será capaz de chegar ao fim do próximo ano com seus propósitos firmes. Para isso existe uma resposta e uma proposta: Projeto de vida espiritual! Uma maneira de organizar sua vida à luz da Palavra de Deus e acompanhar os resultados. Você pode aprender a montar um projeto de vida  para viver melhor o ano que se aproxima.

Para realizar um Projeto de vida, acesse: 

Quer fazer um projeto de vida? – Canção Nova – Formação

Feito esse caminho, com retidão e fidelidade, você não encontrará apenas a resposta sobre o que Deus quer de ti em 2022, mas terá a companhia Dele durante o ano inteiro!

 Feliz ano novo!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress