A Sagrada Família é uma referência para você?

A Sagrada Família precisa ser um ponto de referência para as famílias católicas.

O Pe. Zezinho fala em uma de suas canções: 

“E se as mães fossem Maria. E se os pais fossem José. E se a gente (os filhos) parecesse com Jesus de Nazaré”. 

Afinal de contas, a família é o nosso primeiro contato com uma comunidade, onde aprendemos valores, moldamos nossas características, conhecemos o que é certo e o que é errado e construímos nosso caráter e convicções. 

Portanto, na Sagrada Família, Jesus está sempre no centro das decisões. É na família que as crianças devem ter o primeiro contato com Deus e com a Igreja. Além disso, é a escola da fé, das virtudes e que se aprende a viver o amor, a doação, a generosidade e a obediência. 

Jesus veio para o mundo no seio familiar demonstrando a importância da família. Sendo assim, nos mostra o quanto uma família, em comunhão com Deus, tem um papel importante na história do mundo e o que pode realizar na vida de cada membro. 

A Sagrada Família tem virtudes que deveríamos priorizar na nossa também, como misericórdia, bondade, paciência, tolerância, perdão e humildade.

Imagine só se todos esses valores estivessem presente nas famílias, pense em como o mundo seria um lugar diferente. 

José, referência para o homem

José foi um homem justo e bondoso. Ele tinha a missão de proteger Jesus e Maria e de suprir as necessidades da Sagrada Família, cumpriu com excelência seu dever! 

Você, homem, tenha como referência José, o pai de Jesus. Que sempre tão humilde colocou as necessidades da sua família em primeiro lugar! Que você, assim como ele, possa se preocupar com o bem-estar e a tranquilidade dos seus. 

Maria, referência para a mulher

Maria é uma mulher que nos ensina muito, como mãe, esposa e consagrada. Ela é exemplo de confiança em Deus, pureza, humildade, simplicidade e obediência. 

Maria se doou completamente para Jesus e para suas necessidades, é uma mulher forte, ainda que humilde, passou todas as dores e dificuldades ao lado do filho, pois foi obediente à vontade de Cristo.

Jesus, a referência de todos os filhos de Deus  

Que todos nós que somos filhos possamos ser mais parecidos com Jesus. Respeitando, honrando e obedecendo aos nossos pais!

Imite a Sagrada Família

Seguir o exemplo da Família de Nazaré é uma missão exigente, que nos pede consistência, profundidade e dedicação.

Portanto, é preciso seguir alguns passos como:

  • Vida de Oração: os pais são o primeiro contato dos filhos com as orações, então, é preciso que os pais e as mães ensinem aos filhos como rezar e principalmente ser exemplo de uma vida de oração. 
  • Confiança e a fé em Jesus. Os pais têm a responsabilidade de apresentar aos filhos a misericórdia e a bondade do Senhor. Uma das principais maneiras de fazer isso é confiar em Deus no dia a dia e mostrar isso aos filhos. 
  • Outras dicas importantes: apresente a Igreja, a Bíblia, a tradição católica, o amor de Deus. Reze e agradeça em família. Tudo isso vai te aproximar da Sagrada Família. 

Para concluir, te convido a fazer um exame de consciência sobre você, sua família e sua casa. Como é? Sua família segue o exemplo da Sagrada Família? 

Reflita sobre o assunto e coloque como meta para 2022 ser mais como a Sagrada Família! 

One thought on “A Sagrada Família é uma referência para você?

  1. Por favor, coloque o endereço na página. Na publicação está cada um falando uma localidade diferente. Queremos visitar. Mas não sabemos onde é. Obrigada.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress