Advento, momento de renovar a esperança e o amor

O Advento é a preparação para o Natal. É um tempo de espera para o Nascimento de Jesus. Tempo de renovação da esperança e do amor. Portanto, ainda que seja um momento de muita expectativa, só isso não é o suficiente para vivê-lo bem. Mas, felizmente, há boas maneiras de se preparar para o Advento!

Além de renovação, o Advento também é uma oportunidade para se arrepender dos pecados e recomeçar de forma que, pelas nossas atitudes, seja possível perceber os sinais de amor renovados em nós.

Se prepare para o Advento 

O papa Francisco explicou que “O Advento é o tempo que nos é concedido para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, também para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e nos preparar ao regresso de Cristo.”

Se preparar é reconhecer tudo aquilo que faltou durante o ano todo. Valores como o perdão, alegria e a humildade. E também as ações importantes, como a leitura da Bíblia, assistir à Missa e o dízimo. 

Essas quatro semanas do Advento são um período de conversão e entendimento de todos os compromissos que assumimos no batismo, mas não cumprimos. 

Portanto, se prepare para o Natal dando esse primeiro passo de reconhecimento e arrependimento de todas as suas falhas. Reconheça o quanto é de Deus e decida por não voltar a situação de desvio do caminho dEle. 

Além disso, enquanto toma essa consciência e faz sua revisão de vida, preencha o seu coração de alegria para a vinda do nosso Senhor e Salvador!  

Participe ativamente das atividades paroquiais 

Devemos participar ativamente das atividades paroquiais sempre.  Principalmente, nesse tempo do Advento, quando esperamos juntos, como Igreja, a vinda de Jesus. 

Repense se essa sua presença na Igreja está sendo negligenciada ou não. Você tem participado das Missas? Tem buscado o Sacramento da Confissão? Vive em comunidade? Tudo isso é muito importante para esse momento de espera. 

Faça a Novena de Natal com sua família 

A Novena de Natal já é um costume dessa época. Geralmente, em tempos do antigo normal, eramos acostumados a reunir amigos, familiares, Grupos de Oração ou vizinhos. Este ano, ainda estamos em pandemia, mas voltamos a ter um pouco mais da liberdade e da possibilidade de conviver pessoalmente com outras pessoas. 

Então, aproveite essa oportunidade! Agora que sabemos o quanto é difícil a distância, se reúna com seu grupo – ainda que reduzido – e façam a novena juntos.

Para ficar ainda mais característico, você pode fazer a novena perto do presépio e preparar uma Coroa do Advento para acender a cada domingo. 

Pratique a solidariedade 

Muitas famílias e pessoas carentes precisam da sua ajuda! Ser solidário e caridoso é uma maneira excelente de viver o Advento e preparar o seu coração para o Natal. 

As Igrejas costumam arrecadar alimentos e brinquedos, além de organizar momentos de convivência e eventos festivos com os mais pobres e sofridos. 

Essas doações transformam a vida de muitas pessoas. E mais do que isso, transformar aqueles que prezam por essas boas ações. O coração transborda de amor e alegria.

Então, procure as campanhas natalinas e ajude como puder! 

Fale sobre a importância e o significado do Advento 

Se você tem filhos, encontre maneiras didáticas de explicar o que é o Advento. Isso, além de inicia-lo desde cedo nas tradições católicas, vai fazer com que você e toda sua família viva ainda melhor esse tempo, porque precisam ser exemplo. 

Uma ideia de como fazer isso, é, por exemplo, montar a decoração natalina, o presépio e a árvore de Natal e explicar os significados e motivos. Isso com certeza será uma experiência enriquecedora para você e para seu filho, ele lembrará disso durante toda a sua vida. 

E é claro que isso pode ser feito de outras maneiras. O Papa Francisco em 2020 incentivou os jovens a viverem o Advento de uma maneira diferente, pelas redes sociais. Esse convite continua e, não só para os jovens.

Então, use as redes sociais para falar sobre o Natal, o significado do Advento e os detalhes que o cercam. 

Caminhe com Maria 

No Advento, devemos permanecer unidos à Mãe de Jesus. Afinal de contas, ninguém melhor que ela para nos ensinar a viver essa espera. 

Devemos aprender com ela como esperar escondidos na oração, no serviço aos irmãos e na partilha. 

Você pode se aprofundar ainda mais no Advento através desse compilado de ensinamentos do Papa Francisco.

Esperamos que esse momento de Advento e espera pelo Senhor e Salvador seja de grande alegria, renovação e amor.  

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress