4 sinais de que você tem Jesus como Rei e Senhor

Neste último domingo, dia 21 de novembro, a Igreja celebrou o dia de Cristo Rei, solenidade que encerra o Ano Litúrgico. Essa festa foi instituída há pouco menos de 100 anos atrás pelo Papa Pio XI em 1925. 

A instituição da solenidade de Cristo Rei se deu num contexto de guerras de grandes proporções provocadas pelo comunismo, nazismo e fascismo. Além disso, o niilismo, uma doutrina que considera que as crenças e valores tradicionais são infundados e que não há sentido ou utilidade na existência humana, se espalhava fortemente no mundo.

Portanto, foi neste cenário – em que as pessoas se afastavam cada vez mais do Senhor –  que Pio XI percebeu a necessidade de reafirmar a soberania real de Jesus e de Seus ensinamentos. Por isso, estabeleceu uma data para que os fiéis refletissem e proclamassem Jesus como Rei e Senhor de suas vidas.

Jesus é o Rei e Senhor, mas o que isso significa?

A Palavra de Deus afirma que Jesus é o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19,16).

Portanto, Jesus como Cristo Rei e Senhor está assentado no trono celestial, governando ao lado de Deus Pai. Isso significa que Jesus é o Senhor da história, o governante supremo. Por isso, a Palavra de Deus nos recorda: “Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele” (Colossenses 1,17).

Durante sua vida terrena, desde o seu nascimento até a sua morte na cruz, Jesus foi apontado como rei. Ainda que não soubesse, profeticamente, Pilatos mandou colocar na cruz uma placa com os dizeres: “Jesus de Nazaré, rei dos judeus” (cf. João 19,19).

Contudo, Jesus Cristo não foi o tipo de Rei esperado pelos judeus. Eles ansiavam por um rei que os livrasse da opressão estrangeira e devolvesse a Jerusalém a posição de honra que possuía nos dias do reinado de Davi.

Os judeus não compreenderam que o reinado de Cristo teria uma proporção muito maior, que não se restringiria apenas a Israel. Eles ignoravam que Cristo Rei e Senhor reinaria em todas as nações da terra e que o Seu reinado aconteceria pela Palavra de Deus, não por uma imposição de alguém.

Por isso, Jesus afirmou: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.” (João 18,36).

Além disso, o reino de Jesus Cristo não acontece a partir de um espaço em um palácio terreno, mas sim no coração dos Seus discípulos (cf. Lucas 17,21).

Ou seja, Cristo Rei e Senhor reina pelos séculos nos quatro cantos do mundo. Por isso Ele proclamou: “onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18,20).

4 sinais de que você tem Jesus como Rei e Senhor

Jesus Cristo Rei e Senhor o afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14, 6).

Quer saber se você tem de fato dado espaço para Jesus reinar em sua vida? Então fique atento a estes 5 sinais!

1. Deixo ser guiado pelo Senhor

Quando temos Jesus como Rei e Senhor de nossa vida, estamos dispostos a deixá-Lo no comando, transformando nossos conceitos, nosso entendimento e atitudes. No entanto, Jesus só consegue assumir o comando de nossas vidas quando desejamos ser guiados por Ele.

2. Entrego tudo nas mãos de Jesus com confiança

Quando deixamos tudo nas mãos de Cristo Rei e Senhor demonstramos a Ele nossa confiança. Certa vez Jesus se queixou a Santa Faustina Kowalska: “Como Me fere a incredulidade da alma”. E em outra ocasião, afirmou: “A falta de confiança das almas dilacera-Me” (Diário de Santa Faustina).

3. Tenho me permitido experimentar a vontade de Deus

Quando nos abrimos inteiramente ao amor de Jesus Cristo Rei e Senhor passamos a compreender que a nossa própria vontade não importa muito. Passamos a acreditar que vale muito mais realizar os planos de Deus, pois Ele tem o melhor a nos oferecer. Aceitar isso com amor e submissão é um sinal de que você tem Jesus como Rei e Senhor da sua vida.

4. Sou dependente de Jesus

Deixar que Jesus reine em nossa vida nos torna cada vez mais dependentes Dele. Isso se manifesta em nós pelo desejo crescente da oração, pelo anseio por recebê-Lo na Sagrada Eucaristia. Além disso, sentimos Jesus nos atraindo para fazer companhia a Ele, adorando-o no Santíssimo Sacramento.

Quando temos Jesus como Rei e Senhor acontece conosco o mesmo que aconteceu aos apóstolos: temos necessidade de sempre estar com Jesus.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress