Os sinos badalaram no início da tarde do dia 21 de junho no Santuário São Miguel Arcanjo, localizado na cidade de São Miguel Arcanjo, interior paulista. Foi a chegada de uma boa nova para os fiéis são miguelenses e de toda a diocese de Itapetininga, que celebra seus 20 anos. O Vaticano concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de São Miguel Arcanjo! O pároco e reitor, Pe. Márcio Almeida, em uma transmissão ao vivo em seu perfil pessoal no facebook, anunciou a notícia aos fieis. “Hoje para nós é um dia de imensa alegria”, exclama.
No dia 25 de maio, o Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina Sacramental, assinou o decreto de concessão do título de Basílica Menor à Igreja Santuário de São Miguel Arcanjo. O decreto, assinado pelo Cardeal, diz: “A concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo com esta Igreja Particular e a Igreja de Roma, é um incentivo a promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral da diocese”.
A Missa de Instalação de Basílica Menor acontecerá no dia 1º de setembro (sábado), às 15h, e será presidida por Dom Gorgônio, bispo da Diocese de Itapetininga-SP. O momento celebrativo abrirá as comemorações alusivas ao santo padroeiro que se estenderá por todo o mês de setembro. As orações da Quaresma de São Miguel Arcanjo iniciam no dia 15 de Agosto e vão até o dia 28 de Setembro, e será rezada após a Missa das 17h, e 30 minutos antes das Missas noturnas.