Corpus Christi -A festa do Santíssimo Sacramento

A solenidade de Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. Com esta celebração, manifestamos publicamente nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia. 

A celebração de Corpus Christi  foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV e estendida para o calendário litúrgico de toda a igreja em 1317 pelo Papa João XXII.

Vamos conhecer os fatos que contribuíram para isso!

Santa Juliana e suas visões com a Eucaristia

Em 1209, quando tinha 16 anos, Santa Juliana Cornillon teve uma importante visão. Ela vivia no convento das Monjas Agostinianas, na Bélgica, e em um momento de oração, viu a lua com uma faixa que a atravessava. Mas isso não aconteceu apenas uma vez. Essa visão se repetiu inúmeras vezes em suas adorações eucarísticas.

Logo Deus revelou a Santa Juliana que a lua simboliza a Igreja e que a faixa escura representa a ausência de uma festa litúrgica em que se adorasse o Santíssimo Sacramento. 

Foi então que Jesus pediu a ela uma festa anual em honra do Santíssimo Sacramento – a Eucaristia. 

Santa Juliana então procurou o bispo de sua diocese, que instituiu a Festa de Corpus Christi naquela região. A primeira celebração aconteceu em 1247. 

Tempos depois, em 1264, o Papa Urbano IV determinou que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes deve ser celebrada a Festa em honra do Corpo do Senhor – Corpus Christi. E em 1317 o Papa João XXII estendeu a Solenidade para toda a Igreja.

O milagre eucarístico

Outro acontecimento que colaborou para a instituição da solenidade de Corpus Christi aconteceu em 1263. 

Um sacerdote alemão tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação. Contudo, durante uma santa Missa por ele celebrada, no momento da consagração, ele viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada. 

O relato do milagre chegou ao Papa Urbano IV que, já sabendo das visões de Santa Juliana, no ano seguinte publicou a Bula Papa chamada Transiturus de hoc mundo. Com este documento, ele declarou que a Festa de Corpus Christi deveria ser celebrada na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, ou seja, depois do domingo da Santíssima Trindade.

Anos depois, em 1317, o Papa João XXII estendeu a celebração de Corpus Christi em toda a igreja, no mundo todo.

São Tomás de Aquino e Corpus Christi

Foi o Papa Urbano IV que pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos para a Festa de Corpus Christi. O roteiro proposto pelo santo é usado até os dias de hoje. 

Além disso, São Tomás também compôs o hino que cantamos cada vez que o Santíssimo está exposto: Tão Sublime Sacramento (Tantum Ergo).

A procissão de Corpus Christi

Esta é a procissão mais importante da liturgia. Afinal, é a única em que o Santíssimo Sacramento sai de dentro da igreja para percorrer as ruas do bairro.

A primeira procissão com Jesus Eucarístico que se tem registro histórico aconteceu em 1274. 

Um dos símbolos mais conhecidos de Corpus Christi são os tapetes feitos com serragem pelas ruas onde acontece a procissão.  Esta é uma tradição que começou em Portugal e chegou ao nosso país com os colonizadores portugueses. 

A ideia dos tapetes surgiu para oferecer uma recepção honrosa a Jesus Eucarístico ao “andar” pelas ruas da cidade. 

A festa de Corpus Christi na Basílica de São Miguel Arcanjo

Data: 16 de junho de 2022

Santa Missa às 15 horas e na sequência a procissão no tradicional tapete confeccionado pela comunidade.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress