Dicas de leitura para alimentar sua vida interior

No dia 23 de abril é comemorado o dia mundial do livro. Sabendo dos benefícios da leitura, decidimos elaborar uma lista com algumas dicas de livros. Mas, não se trata de uma lista qualquer! Mais do que proporcionar momentos agradáveis com a literatura, desejamos alimentar a sua espiritualidade com leituras enriquecedoras, com livros indispensáveis para fortalecer a vida interior.

Os Evangelhos

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais vendidos em todo o mundo, o que não significa que os livros da Sagrada Escritura sejam os mais lidos. Contudo, nós cristãos, que desejamos viver a Palavra de Deus – mais do que conhecê-la – devemos buscar nos Evangelhos as orientações de como colocá-la em prática em nossa vida. A leitura dos livros que retratam a vida de Cristo serve como um alimento que fortalece a vida interior. São Jerônimo deu um conselho a outro santo, São Paulino, que hoje serve também a todos nós. Escreveu ele em uma carta: “Sempre tenha o livro sagrado em suas mãos, para que ele possa alimentar sua alma pela leitura devota” (São Jerônimo).

A Imitação de Cristo

Uma obra indispensável para impulsionar a vida interior é “A Imitação de Cristo” – um verdadeiro e intenso convite a imitarmos as atitudes de Jesus em nossa própria vida. Escrito pelo padre Thomas de Kempis, no século XV, este livro, depois da Bíblia está entre os que mais foram traduzidos para diferentes idiomas. “A Imitação de Cristo” está dividido em 4 seções: nas duas primeiras encontramos como que uma introdução à vida espiritual; na terceira parte, por meio de uma leitura meditativa, encontramos um diálogo entre Cristo e a alma (o leitor); já a quarta seção, refere-se a Jesus Eucarístico, ensinando o leitor a como bem recebê-lo e adorá-lo de maneira mais proveitosa para a vida interior. Este é um livro que deveria fazer parte do dia-a-dia dos que buscam estreitar os laços com Jesus.

Castelo interior

De autoria de Santa Teresa d’Ávila, essa obra, que foi escrita em 1577, também é conhecida como o Livro das Moradas. Segundo Santa Teresa, em nossa vida interior passamos por diversos momentos enquanto percorremos nosso caminho em direção a Deus. Para ilustrar nossa alma, ela utiliza-se da linguagem figurativa de um castelo, dividido em várias moradas. O livro descreve as etapas que a alma faz para alcançar Deus.

História de uma alma

Trata-se de uma autobiografia de Santa Teresinha do Menino Jesus. Nesse livro, ela registra a sua vivência dos valores evangélicos e como acolhia a vontade de Deus em sua vida. A leitura dessa obra enriquece nossa vida interior ao nos depararmos com a simplicidade espiritual de uma jovem que buscou em tudo amar a Deus, estando disposta a ajudar o próximo, além de ter a experiência de uma intensa vida de oração.

E então? Ficou entusiasmado com nossas dicas de leitura? Para te incentivar a buscar imediatamente esses livros, encerramos com uma frase de Santo Atanásio: “Não se encontrará um fervoroso servo de Deus que não seja dado à leitura de livros espirituais”.

Compartilhe nossas dicas! Assim, mais e mais pessoas terão suas vidas espirituais fortalecidas.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress