5 dicas para viver a Campanha da fraternidade 2020 na família

Todos os anos, durante o período quaresmal,  a Igreja do Brasil propõe um tema para que os fiéis possam refletir e realizar ações concretas voltadas para a solidariedade e a prática da justiça social. Trata-se da Campanha da Fraternidade, que em 2020, tem como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). 

O convite da Campanha deste ano é que cada um exerça um olhar mais atento para as dores e realidades do outro. Sinta a sua dor, e com um gesto de compaixão e misericórdia possa acolher e cuidar daquele que sofre. Para exercer este olhar e cuidado, nada melhor do que começar com aqueles que estão ao seu lado, na família. 

Por isso, separamos  dicas para viver a Campanha da Fraternidade junto com os seus. Que essa experiência possa transformar não apenas as suas relações externas, como também a sua realidade familiar. 

Reze em família

Toda boa ação parte da graça de Deus que age nos corações que se abrem. Por isso, para viver bem a proposta da Campanha da Fraternidade 2020 em sua família, comece pelo básico: a oração. Reserve um dia e horário em que todos possam estar juntos como família, e possam rezar e refletir sobre a misericórdia de Deus e o chamado de levá-la para aqueles que mais precisam.

Visite um enfermo

O mandamento que Jesus deixou, de amar o próximo como a si mesmo, deve começar por aqueles que estão ao seu lado. Algum familiar encontra-se enfermo ou precisando de ajuda? Faça uma visita a ele, ouça as suas dores com atenção e compaixão, veja de que maneira pode ajudá-lo concretamente. Leve-o a alguma consulta, auxilie-o com a compra de algum remédio. Esteja próximo e presente.

Perdoe a quem te feriu

É muito triste quando familiares rompem seus laços por conta de desentendimentos, fruto de situações mal resolvidas. Seja o primeiro a dar o passo para o amor. Por mais difícil que seja restabelecer o diálogo e a aproximação, não deixe que isso seja mais forte do que a vontade de amar. Reze por essa pessoa e peça ao Espírito Santo para que te dê coragem e força para perdoar a quem te feriu.

Faça um despojamento material

Lembre-se que a Campanha da Fraternidade ocorre no âmbito da Quaresma, e neste período somos convidados a viver a oração, o jejum e a esmola. Aproveite a oportunidade para reunir a sua família e juntos vejam quais são os itens materiais que estão em bom estado e que possam ser doados para famílias com mais necessidades. É importante ter prudência na escolha desses itens. Esse não é um gesto para se livrar de algo, mas para doar a alguém que possa fazer melhor uso. Outra ação importante é participar da Coleta da fraternidade, que ocorre no Domingo de Ramos. Desta forma você poderá colaborar com as ações da Igreja, ligada ao cuidado com os pobres.

Visite uma instituição ligada aos pobres

A Igreja possui diversas comunidades, iniciativas e pastorais que atuam no serviço aos mais pobres, excluídos e necessitados. Se informe quais são as atividades presentes em sua paróquia ou Diocese e organize uma visita junto com a sua família a este local. Conheça a história de vida dessas pessoas, entenda como cada uma chegou a essa realidade e se una a este sofrimento. 

E então, alguma vez você viveu a Campanha da Fraternidade dessa maneira com a sua família? Deixe aqui nos comentários a sua experiência e partilhe conosco o que achou dessas dicas. Que esta vivência te ajude a ter um olhar mais atento para as necessidades daqueles que estão ao seu redor.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress