8 dicas para viver uma Quaresma de verdade

Engana-se quem pensa que a Quaresma é um período de sofrimento, de dor e tristeza. Neste tempo, somos chamados a nos unir mais profundamente ao coração de Jesus, recordar os mistérios de Sua Paixão, mas somos chamados primeiramente a nos converter. Assumir a mudança de vida que Ele nos propõe é o grande objetivo desse período. 

Quem quer viver uma Quaresma de verdade, sabe que este é o tempo favorável de nos apaixonarmos novamente por Jesus. Tempo de ter os nossos corações dilatados e abrir espaço para que Ele nos ame de um jeito que nenhuma outra pessoa é capaz. Ao nos abrirmos a este Amor, somos impelidos também a transbordar para os outros, para aqueles que convivem ao nosso redor.

O papa emérito Bento XVI disse certa vez que 40 dias em que vivemos a Quaresma, “trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas.”. Por isso, não perca mais tempo e confira as 8 dicas que separamos, para você viver uma Quaresma de verdade.

Faça jejum na sexta-feira

Em uma de suas homilias, papa Francisco afirmou que, na Quaresma todos são convidados a fazer “três investimentos num tesouro que dura.A esmola, a oração e o jejum reconduzem-nos às únicas três realidades que não se dissipam. A oração liga-nos a Deus; a caridade, ao próximo; o jejum, a nós mesmos”.  Para fazer um bom jejum, é preciso estarmos atentos ao sentido que ele tem. O jejum é uma mortificação que nos ajuda a moderar o nosso desejo exacerbado pelo prazer. É uma via para combater a sede do imediatismo tão pregada em nossos tempos. Ofereça o seu jejum em vista dos cristãos perseguidos, por aqueles que sentem fome. Se una a Cristo nesta prática por amor.

Medite a Via-Sacra semanalmente

Um bom jejum precisa também estar alinhado a oração. Por isso, aproveite esta oportunidade para manter o seu olhar fixo nas coisas do Alto, daquilo que não passa. Medite a Via-Sacra e reze sobre o mistério da Cruz do Senhor. Faça parte desta escola de Amor e, aprenda com Ele a como enfrentar os desafios da vida, se reerguer após as quedas. Reconheça a necessidade da misericórdia do Senhor. A oração também pode ajudar a combater a idolatria da autossuficiência e ensinar a busca da Vontade de Deus.

Participe de Missa diária na Quaresma

Os evangelhos da Paixão de Nosso Senhor possuem uma riqueza muito profunda. Que tal então, viver e acompanhar diariamente este mistério de cruz e ressurreição? Todos os dias a liturgia convida a viver a páscoa, que é a passagem da morte para a vida. Faça uma lista das paróquias que estão mais próximas de você e dos locais que freqüenta e se informe sobre os horários de missa, para que você possa se preparar e estar presente todos os dias.

Faça a Lectio Divina com a liturgia diária

Para viver de forma mais profunda este tempo, faça a Lectio Divina diariamente com a liturgia diária. O método da leitura orante da Palavra, irá te auxiliar a viver bem a Eucaristia. O Papa Francisco também ensina que, “a escuta da Palavra de Deus e a alimentação com o Corpo e Sangue de Cristo nos faz passar da condição de multidão para a condição de comunidade, do anonimato para a comunhão”, e, por meio da Eucaristia, “nos faz sair do individualismo para vivermos juntos o seguimento de Cristo, a fé nele”.

Olhe menos para o celular quando estiver com as pessoas

Esse movimento de jejum e oração ajuda você a tirar o olhar de si mesmo e direcionar para o outro. Não existe nada tão desagradável quanto estar conversando com uma pessoa e sentir que ela só está ali fisicamente, mas a sua mente e atenção estão em outras coisas, não é mesmo? Por isso, dê atenção e ouvidos para as pessoas que estão conversando com você. Deixe o celular de lado e demonstre o seu interesse naquilo que está sendo partilhado. Um gesto simples de amor, mas que se faz tão urgente e necessário atualmente.

Convide um amigo para uma missa ou para um grupo de oração 

Que tal convidar aquele amigo que há tempos não vai a Igreja, para participar de uma missa ou de um grupo de oração? Convide-o para participar de um grupo de oração com você. O Espírito Santo é muito criativo, deixe que Ele o ajude e te dê as palavras certas para convencer o seu amigo. Experimente demonstrar o quanto aquilo é importante para você. Juntos vocês poderão viver uma experiência profunda e única que com certeza marcará a amizade de vocês.

Leia o livro de um santo

A história de vida dos santos possui grandes testemunhos para vida do cristão. Por isso, olhe para os santos deste tempo quaresmal, pesquise sobre suas vidas e busque conhecer mais profundamente algum deles. Escolha um, busque pela sua biografia e o tenha como amigo neste tempo.

Faça um retiro pessoal

Para viver bem a Quaresma, é necessário silenciar o coração, afastar-se um pouco dos grandes barulhos que estão ao seu redor. Separe um dia para que você possa se dedicar melhor a este silêncio interior. Aqui é possível inclusive aproveitar das dicas anteriores e aplicar na condução do seu retiro. Faça um bom exame de consciência e aproveite para se confessar. Viva intensamente este dia unido a Deus, desconectado de tudo aquilo que possa te distrair e se abra para ser profundamente amado por Ele que, ansiosamente te espera.

Então, o que achou de nossas dicas? Decidiu viver uma Quaresma de verdade? Deixe aqui nos comentários quais dessas dicas você vai começar a aplicar hoje mesmo. Que este tempo favorável de conversão, te dê o impulso necessário para uma mudança verdadeira de vida.Que esses hábitos não sejam cultivados apenas neste período, mas que a cada dia a vontade de estar unido ao Amor te conquiste.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress