Dízimo e oferta na Missa: qual a diferença?

Você sabe por que o dízimo e a oferta na Missa são importantes e a diferença entre essas duas contribuições? 

Talvez você não saiba explicar essa distinção, mas com certeza alguém ou talvez até você tenha se questionado sobre por que participar da oferta na Missa já que contribui com o dízimo! 

Então, vamos aos esclarecimentos! 

Dízimo e oferta na Missa – o que significam?

A oferta é qualquer contribuição em dinheiro que se oferece no momento da coleta do ofertório. Ela não é obrigatória, nem tem valor definido, mas ajuda nas despesas da Igreja.

Algumas vezes, a Igreja realiza campanhas direcionadas através da contribuição do ofertório. Por exemplo, todo domingo de Ramos, o dinheiro que os fiéis ofertam na Missa destina-se às obras de caridade do Santo Padre, que assiste aos países mais pobres. 

Também, é possível direcionar a oferta para ajudar a Campanha da Fraternidade durante a Quaresma. Há ainda muitas outras iniciativas que são cheias de sentido porque visam ajudar irmãos e irmãs em diversas situações de vida.

Então, a oferta na Missa tem sentido e objetivo. Sem contar que muitas paróquias sobrevivem simplesmente com pequenas ajudas dos fiéis na hora do ofertório, porque as pessoas não têm condições de contribuir com o dízimo todo o mês.

Significado do dízimo! 

Entre o dízimo e a oferta na Missa, o dízimo tornou-se mais conhecido entre os fiéis. 

Vamos, então, relembrar: o que é o dízimo? A palavra dízimo significa a décima parte de alguma coisa, ou dez por cento. Na Bíblia, o dízimo é a décima parte dos bens que cada família produzia e ofertava a Deus em sinal de gratidão (cf Ne 10,38-39; Tb 1,8;).

No entanto, mais do que exigir a contribuição de dez por cento, a Igreja acredita na generosidade de cada um. Por isso, não estabelece rigorosamente a doação de dez por cento, mas espera a participação dos seus filhos na construção do Reino de Deus. “Deus ama quem dá com alegria”.

Mas existe um critério importante: a justiça para com Deus. Será que o valor que eu contribuo do Dízimo é justo para com Deus? Diante do tanto que Ele me dá, estou sendo justo? Esse critério é particular, de cada pessoa. 

Vale a pena recordar ainda que o dízimo tem várias destinações: investir nas pastorais; na vida missionária; nas ações sociais; nas vocações; pagar as despesas da Igreja e contribuir com a Diocese. Logo, o dízimo tem muitas responsabilidades a cumprir. 

Leia também: Pastoral do Dízimo – uma pastoral de evangelização

O dízimo e a oferta acontecem durante a Missa?

A oferta sim, ela se dá no momento do ofertório, quando o pão e o vinho são oferecidos pelo sacerdote no altar. Mas o dízimo fica a critério da paróquia. Algumas promovem a entrega dos envelopes dos dizimistas em uma Missa mensal, porém não é comum isso acontecer.

E você sabia que, na Igreja primitiva, antes da Missa ser como hoje, um rito bem organizado e participativo, as pessoas traziam suas ofertas para depositar aos pés dos apóstolos antes da comunhão? E tudo fazia parte: roupas, animais, alimentos, dinheiro, objetos etc.

Logo após a celebração, os donativos eram distribuídos aos cristãos mais necessitados e, como diz a Palavra de Deus:

“Não havia necessitados entre eles…Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.” (Cf. At 4,34-35)

Realmente, a caridade é o alicerce da vida cristã e tanto a oferta como o dízimo servem a esse fim.

Agora, você já sabe a diferença entre o dízimo e a oferta na Missa. É importante também conhecer as necessidades de sua comunidade local a respeito da aplicação do que é arrecadado, assim você não apenas contribui, mas reza para que outros também o façam. 

Que tal tornar-se um dizimista hoje: Cadastro de novos dizimistas.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress