Estudo Bíblico: Como podemos crescer na vivência da Palavra neste tempo

O Coronavírus chegou e mudou completamente à forma com que nos relacionamos. Aquilo que antes era prioridade e urgência, deu lugar a um tempo de reflexão e recolhimento. Apesar do isolamento físico –necessário para evitar a propagação do vírus – os cristãos são chamados a ser resposta para este tempo. Nossa atitude não deve ser a de desespero e sim de confiança e esperança.

Com toda essa nova realidade, Deus permite que cada um encontre uma forma de resposta para o mundo de hoje. Para descobrir como ser esta resposta, só há uma forma: Rezando!

Aproveite este tempo de isolamento físico, para aprender novas formas de ir ao encontro do outro, de ser uma Igreja em saída como constantemente nos pede o Papa Francisco. Além de favorecer a sua vida de oração, viver esta experiência trará também benefícios para o seu relacionamento familiar. Sim, porque a igreja doméstica será a primeira a ser alcançada por estes novos hábitos na sua rotina.

Separamos algumas dicas para ajudar você a fazer um bom estudo da Palavra, a descobrir como crescer nesta vivência durante este tempo tão desafiante. Mais do que desejar que esta situação seja resolvida o quanto antes, busque aprender com ela.Não ignore os grandes aprendizados que ela tem deixado para cada ser humano.

Crie uma rotina de oração

Para criar uma rotina de oração, é importante estabelecer um horário fixo, em que você possa se encontrar todos os dias com o Senhor. Lembre-se, que para o Senhor  o melhor sempre e em todo o tempo. Por isso, reserve a Ele seu melhor horário para se encontrar com o Senhor. Sendo assim, você estará com o coração mais aberto e sereno para ter um bom momento de contemplação. Vivendo esta relação de intimidade neste tempo favorável, será muito mais fácil adaptá-la e encaixá-la em sua rotina, quando as coisas voltarem ao normal.

Prepare um local adequado

Muitas são as distrações que podem roubar a sua atenção durante a oração. Por isso, busque por um lugar que favoreça a sua concentração. Avise aos seus familiares que durante aquele momento não pode ser interrompido. Prepare um pequeno altar com ícones, imagens, velas, objetos que te levem a este encontro profundo de silêncio interior.

Peça o dom da oração

A oração é um dom. Suplique ao Espírito Santo para que possa vir em seu auxílio e te ajude a crescer na fé, a ter uma vida de oração. Peça a Sua ajuda para mergulhar na Palavra e compreender aquilo que Ele deseja te revelar neste dia. Deixe a paz te invadir e com muita fé, permita que Ele te guie, conduza e te ensine a rezar, escutar e a acolher a Sua Santa Vontade.

Faça a Lectio Divina

Por meio de quatro passos simples, você poderá fazer a Lectio Divina, a leitura orante da Palavra. Um método que te ajuda a crescer na intimidade e amizade com Deus, tendo como via a leitura, meditação, oração e contemplação. Ao cultivar este estudo em seu dia a dia, você se tornará mais dócil a escuta de Deus e perceberá que muitas vezes, Ele irá dialogar com você em momentos simples do seu cotidiano.

Sinais e situações que antes passariam despercebidas diante de ti, ganharão um novo olhar: O que Deus quer me ensinar a partir desta situação? O que devo fazer? São alguns dos questionamentos que este estudo trará para você.

Partilhe os frutos da sua oração

A partilha é uma forma muito importante de te ajudar a contemplar os feitos de Deus em sua vida. Ao externar a sua experiência, você passa a compreender aquilo que viveu e consegue ser mais concreto em quais foram os frutos que aquela oração gerou em seu coração.

Além disso, você pode se comprometer a cada dia a transformar aquela Palavra em uma ação prática. De que maneira? Separe uma frase que tenha te marcado durante sua Lectio Divina e busque vivê-la durante o seu dia, pense em maneiras de como você pode aplicar aquela Palavra na sua vida e depois partilhe sobre isso com um familiar ou algum amigo próximo. 

Logo você irá perceber que mesmo desafiante, é possível viver o Evangelho como Cristo nos ensina e nos pede. 

One thought on “Estudo Bíblico: Como podemos crescer na vivência da Palavra neste tempo

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress