5 Livros que você pode ler neste tempo

Diversas cidades, estados e países adotaram oficialmente a medida de prevenção contra o COVID -19 e estão de quarentena. Isso mesmo, não importa onde você esteja agora, a regra é clara: Fique em casa. Por mais desconfortável que isso possa parecer, somente respeitando a esta regra será possível combater de maneira mais rápida e eficaz a proliferação do coronavírus.

Mas, ficar em casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, não precisa ser algo tão desagradável. É momento de colocar a criatividade em dia e aproveitar da melhor maneira esta reclusão tão importante e necessária. Entre as diversas atividades que você pode exercer neste tempo, chegou a hora de finalmente acabar com as desculpas e separar aqueles livros que você vive prometendo para si que vai ler e nunca consegue. Sim, porque agora o que não falta é tempo para isso, não é mesmo?

Apesar do hábito da leitura ser muito agradável, é preciso também se policiar e tomar certos cuidados com o tipo de conteúdo que se consome neste período. Ficar em casa pode proteger a sua saúde física, mas a saúde mental é tão importante quanto. Por isso, separamos alguns títulos que vão encher o seu coração de esperança, fé, amor e sentido. Tudo para que você possa sair dessa experiência renovado e com um novo olhar sobre si mesmo e para com os outros. E o melhor de tudo: Todos os livros podem ser lidos digitalmente. Vamos lá!

Christus Vivit –  Papa Francisco 

CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!” 

É assim que o Papa Francisco inicia a sua exortação apostólica pós – sinodal Christus Vivit. A mensagem é direcionada a juventude, especialmente no âmbito do Sínodo dos Jovens que ocorreu em outubro de 2018, mas é válida para todo o povo de Deus e pessoas de boa vontade. 

Spe Salvi – Sobre a Esperança Cristã – Bento XVI

“O presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que gênero é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?”

Este é um trecho da Carta Encíclica Spe Salvi, sobre a  Esperança Cristã do papa emérito Bento XVI. Uma ótima leitura para este tempo em que tantas coisas parecem provar a nossa esperança. 

Familiaris Consortio – João Paulo II

Seguindo a linha dos papas, não poderíamos deixar de citar também a  exortação apostólica Familiaris Consortio, escrita por São João Paulo II em 1981, porém tão importante e atual. “A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamenta.

Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família.” 

Em busca de Sentido

Viktor Frankl foi um neuro psiquiatra austríaco, fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e a Análise existencial.  Seu livro, mundialmente conhecido, Em busca de sentido, foi escrito durante o período em que esteve preso em campos de concentração nazistas. Para Frankl, “quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.” Uma ótima leitura para este tempo em que precisamos nos adaptar a realidade da quarentena. Como ele mesmo diz: “ Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’.”

Doutrina Eucarística

Algo que tem sido bem desafiante e dolorido para os cristãos é se encontrar distante da Eucaristia, impossibilitados de receber o Corpo e o Sangue de Cristo, algo que antes era tão “comum”.  Doutrina Eucarística irá te ajudar a se aprofundar ainda mais neste grande Mistério, a se questionar sobre como tem recebido Cristo na Eucaristia.  Tenho certeza de que logo que esta quarentena passar, o seu amor e adoração a Presença Real de Cristo na Sagrada Comunhão irá aumentar ainda mais.

E então, por qual destes livros você vai iniciar a sua leitura? Deixe aqui nos comentários se você já conhecia esses títulos, o que achou das nossas dicas e lembre-se: Fique em casa! Cuide da sua saúde e também dos seus. Ficar em casa neste momento é um grande e importante ato de amor. 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress