Festa do Divino 2023: confira a programação

De 19 a 28 de maio, a Basílica São Miguel Arcanjo celebra a terceira pessoa da Santíssima Trindade com a Festa do Divino 2023.

Esta festa acontece 50 dias após a Páscoa, quando a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, que estavam reunidos no Cenáculo, após a ressurreição de Jesus. 

A Festa do Divino Espírito Santo é muito popular no Brasil, mas teve início ainda na Idade Média, na Itália, graças ao abade Joachim de Fiori. Ele ensinava que a última fase da história seria a do Espírito Santo. Suas ideias chegaram à Alemanha e logo se espalharam pela Europa. 

A responsável pela disseminação da Festa do Divino, em Portugal, foi a rainha Isabel, canonizada como Santa Isabel de Portugal. Ela promovia as procissões e festejos no dia de Pentecostes e mandou construir a Igreja do Espírito Santo, em Alenquer.

Festividades na Basílica São Miguel Arcanjo

Em solo brasileiro, essa tradição chegou com os portugueses no século XVII e aos poucos se espalhou por todas as regiões do país.  

Na basílica São Miguel Arcanjo, essa Festa também já virou uma linda tradição. Todos os anos muitos voluntários se unem para preparar uma Festa linda para honrar o Divino Espírito Santo e para bem receber os fiéis.

Na festa, acontece todos os dias, a novena do Espírito Santo, que conta com a forte participação do povo de Deus. No Dia de Pentecostes, uma linda procissão marca o encerramento de todo o festejo. 

Além disso, uma quermesse com barracas de doces, salgados, lanches e outras guloseimas animaram os festeiros.

Então, confira a programação da Festa Do Divino 2023:

De 19 a 27 maio – Missa com novena às 19h30.

21 Domingo – Santa Missa às 7h, 9h, 11h e 19h30

28 – Domingo da Solenidade de Pentecostes – Missas às 7h, 9h e 11h

     Às 17h – Procissão e Missa de encerramento da festa às 18h.

Nos domingos 21 e 27, haverá um almoço muito especial.

21 – Domingo –  Bingo da solidariedade com muitos prêmios. 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress