Os idosos no cotidiano da vida familiar

“Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento” (cf.Jó 12,12)

Você sabe quando se comemora o dia mundial dos idosos na Igreja? No quarto domingo do mês de julho, próximo ao dia de Santa Ana e São Joaquim (avós de Jesus e patrono dos avós). Pois é, essa data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021.

Dessa forma, fazemos memória de quem continua doando sua vida pela família, pela sociedade e pela Igreja. Como também, valorizamos seus dons e seus anos e renovamos o nosso cuidado para com eles – símbolo de história e sabedoria.

Para isso, preparamos este post e desde já pedimos a intercessão de Santa Ana e São Joaquim por cada idoso do mundo.

Idosos como fonte de sabedoria e experiência de vida 

“Bendita a casa que guarda um ancião! Bendita a família que honra os seus avós!” (Papa Francisco)

Começamos dizendo que a velhice não é doença, mas o resultado de anos que uma pessoa vive. Logo, quem tem a possibilidade de passar dos 60 anos, já é um idoso e pode agradecer por essa graça.

Embora envelhecer seja sinônimo de desgaste do corpo, menor resistência e disposição, os idosos não simbolizam isso, mas, sim, pessoas que alcançaram uma vida longa, que têm muitas histórias para contar e possuem sabedoria para aconselhar os mais novos.

O Papa Francisco, um idoso, chefe da Igreja de Cristo, diz: “a velhice constitui uma estação que não é fácil de entender, mesmo para nós que já a vivemos. Embora chegue depois dum longo caminho, ninguém nos preparou para a enfrentar; parece quase apanhar-nos de surpresa”. 

Portanto, o idoso é pessoa que passa por uma nova fase da vida, reservada a alguns, mas que precisa de ajuda para enfrentar as realidades próprias da idade e descobrir como dar frutos nesta nova etapa, uma vez que a falta do trabalho, muitas vezes, causa desânimo.

Porém, a velhice é fonte de sabedoria e uma referência para toda família! Quantas vezes podemos admirar os idosos por tudo que eles já passaram para edificar suas vidas, famílias e construir a sociedade de hoje?! E fazer com eles esse percurso é sinal de gratidão e caminho de aprendizagem para várias situações da vida.

A importância do idosos na família 

“a felicidade é um pão que se come juntos.”  (Papa Francisco)

Imagine o que seria das famílias sem os idosos? No mínimo, não teríamos passado e o presente seria vazio de história. Logo, ausente de conquistas e significados. Apesar de muitos deles não receberem o tratamento que merecem, eles possuem seu valor na sociedade e principalmente na família.

Segundo o Papa Francisco: “A velhice não é um tempo inútil, no qual a pessoa deva pôr-se de lado recolhendo os remos para dentro do barco, mas uma estação para continuar a dar fruto: há uma nova missão, que nos espera, convidando-nos a voltar os olhos para o futuro.”

Portanto, os idosos na família têm uma nova missão que se expressa através do olhar, da acolhida e dos afetos, é o que Papa chama de revolução da ternura, ou seja, não se dá pela força física, muito menos com armas, mas pelo convívio, a oração e a escuta.

No entanto, o Santo Padre também alerta que essas atitudes também são uma “escolha de amor”, uma vocação na vida dos idosos para com as novas gerações. Logo, pede esforço e participação, e expulsa a acomodação e desarma a tristeza.

Da mesma forma, exige que a família tenha sensibilidade no trato com aqueles que entram na velhice e procurem lutar contra a cultura do descarte, que elimina a pessoa humana por diversos fatores, entre eles, a idade, a doença ou qualquer limitação econômica ou social. 

“Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15)

Uma velhice sadia também é uma decisão de vida, como nos diz o Papa em sua mensagem para o dia mundial do idoso (2022). E há práticas que ajudam a alimentar uma vida sã e cheia de sabedoria. 

Por isso, o próprio pontífice cita como o idoso pode viver melhor: 

“Por isso, devemos vigiar sobre nós mesmos e aprender a viver uma velhice ativa, inclusive do ponto de vista espiritual, cultivando a nossa vida interior através da leitura assídua da Palavra de Deus, da oração diária, do recurso habitual aos Sacramentos e da participação na Liturgia.” 

Portanto, é a oração o maior fruto que o idoso pode oferecer à sua família, junto com o afeto e o cultivo das relações familiares. Tudo isso contribui, diz o Papa:

“a não nos sentirmos meros espectadores no teatro do mundo, não nos limitarmos a olhar da sacada, a ficar à janela. Ao contrário, apurando os nossos sentidos para reconhecerem a presença do Senhor, seremos como uma ‘oliveira verdejante na casa de Deus’ (Sl 52, 10), poderemos ser uma bênção para quem vive junto de nós.”

Ora, celebrando o dia mundial do idoso valorizemos suas vidas e histórias, oferecendo nosso respeito e atenção, como também exigindo dos órgãos competentes políticas públicas necessárias a fim de que a presença deles continue ativa na sociedade.

E rezemos como o Papa Francisco por cada idoso(a):

Dou-Vos graças, Senhor, pelo conforto da Vossa presença: mesmo na solidão sois a minha esperança e a minha confiança; desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!

Agradeço porque me destes uma família e me abençoaste com uma longa vida.

Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade, pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir. 

Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.

Aumentai, ó Senhor, a minha fé, fazei-me um instrumento da Vossa paz; ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu, a nunca deixar de sonhar, e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.

Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja, para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da Terra.

Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo, para que se acalme a tempestade da pandemia, para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.

Sustentai-me na fraqueza, e concedei-me viver plenamente a cada instante que me dais, na certeza de que estás comigo todos os dias até ao fim do mundo. Amém.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress