11 passagens bíblicas para meditar em família

A oração é o alimento da fé, e se desejamos que em nossa família todos sejam testemunhas do amor e da misericórdia de Deus, devemos promover um ambiente de devoção em nosso lar. Rezar em família é importante para semear a fé no coração dos filhos e fortalecer a fé dos pais.

Fazer a leitura e a meditação da Palavra de Deus é uma prática saudável e necessária na educação os filhos, pois, como diz o autor bíblico “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar” (Pr 22,6).

Rezar em família com a Palavra de Deus é fundamental para despertar em cada um os mesmos sentimentos de Cristo. Na Bíblia encontramos um verdadeiro manual de como ser cristão, de como amar o próximo e respeitar a família. Diante de tantos benefícios para a família, selecionamos 11 passagens bíblicas para rezar em família.

Antigo Testamento para rezar em família

1. A criação do mundo: Gênesis 1,1-31

         Importante para despertar nos filhos o sentimento de gratidão a Deus, pois tudo o Ele que criou neste mundo criou para nós.

2. Os dez mandamentos: Êxodo 20,1-17

         É necessário que as crianças, mesmo antes da catequese, ou até mesmo para reforçar o que aprenderam na catequese, tenham conhecimento dos mandamentos de Deus. Mais do que isso, todos juntos podem conversar sobre no que estão acertando no dia a dia e no que precisam melhorar. 

3. Cumprir a vontade de Deus: Josué 1

         Todo o primeiro capítulo mostra a família que o esforço por cumprir a vontade de Deus é benéfico para todos. Quando fazemos a vontade de Deus, somos abençoados com graças ainda maiores e nos mantemos ainda mais próximos Dele.

4. Cuidado com o corpo: Daniel 1,1-17

         As crianças precisam aprender desde pequenas a ter cuidado com o que come ou bebe, pois isso interfere tanto na saúde física quanto no bem-estar espiritual.

Novo Testamento para rezar em família

5. A anunciação: Lucas 1,26-35

         O narração bíblica sobre a anunciação deve ser o primeiro trecho bíblico do Novo Testamento para se rezar em família, pois é a partir deste evento que as crianças começam a compreender o mistério da encarnação de Jesus.

6. O nascimento de Jesus: Lucas 2,1-18

         A história do nascimento de Jesus é um dos mais emocionantes trechos bíblicos para o cristão. Procure destacar para seus filhos a humildade de Cristo que, sendo Deus, se fez humano e pobre para nos redimir do pecado.

7. As bem-aventuranças: Mateus 5,1-12

         Um dos mais belos ensinamentos de Jesus a nós é o sermão das bem-aventuranças, também conhecido como sermão da montanha. Neste episódio bíblico, Jesus nos ensina como devemos ser como cristãos e revela a verdadeira alegria daqueles que servem ao Senhor.

8. O encontro de Jesus com o jovem rico: Mateus 19,16-22

         A narração deste encontro desperta nossa a atenção sobre a falsa religiosidade, sobre o egoísmo e o apego aos bens materiais – coisas que nos afastam de Deus. Juntos, ao lerem esse trecho, a família pode refletir sobre como seguir verdadeiramente a Jesus.

9. Parábola do Bom Samaritano: Lucas 10,29-35

         Este é um verdadeiro manual sobre como praticar a misericórdia em favor do necessitado. Nos ensina o amor ao próximo independente de quem ele seja.

10. Parábola do Filho Pródigo: Lucas 15,11-32

         Popularmente chamado de Parábola da Misericórdia, é útil para ensinar sobre o amor de Deus, que está sempre pronto a nos perdoar quando nos arrependemos. Serve também para nos chamar a atenção sobre as consequências negativas ou positivas de nossas escolhas individuais, sobre o arrependimento, sobre pedir e dar o perdão.

11. Nos momentos de dificuldade: Mt 11,28-30

         Existem muitas situações que podem roubar a paz do nosso coração e causar aflições em nossa vida: doença, desemprego, dificuldade financeira, dificuldade de relacionamento, a perda de um ente querido, etc. Nesses momentos é bom ouvir do Senhor que Ele está conosco, e este trecho bíblico ressalta justamente a paz e o consolo que encontramos no Coração de Jesus.

Apresentamos aqui apenas uma pequena amostra do que podemos encontrar na Bíblia Sagrada. Existem muitos outros trechos que podem ser utilizados para rezar em família, afinal a Palavra de Deus está recheada de belos e expressivos textos importantes para o nosso amadurecimento espiritual.  À medida que o desejo pela Palavra de Deus crescer no teu lar, a cada dia uma pessoa pode escolher um trecho bíblico para rezar em família e meditar sobre como praticá-la no cotidiano da vida. 

Reúna a sua família e boa leitura!

One thought on “11 passagens bíblicas para meditar em família

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress