Por que a vida consagrada é uma vocação para felicidade?

A vida consagrada revela um mistério capaz de atrair e questionar até mesmo os mais duros de coração. Como uma antecipação da Eternidade, ela aponta já nesta terra que a vida e o mundo podem ser diferentes.

Muito mais belo do que os contos de romances, com suas histórias magníficas de amor são os testemunhos da vida real de milhares de pessoas que se apaixonaram perdidamente pela Verdade do Evangelho.

Pessoas que experimentaram de um encontro pessoal e profundo com a pessoa de Jesus Cristo. Chegando assim,  a renunciar a tudo para viver um seguimento radical a Ele, abraçando a vida consagrada e assumindo os conselhos evangélicos.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que, “na vida consagrada, os fiéis de Cristo se propõem, sob a moção do Espírito Santo, seguir a Cristo mais de perto, doar-se a Deus amado acima de tudo e, procurando alcançar a perfeição da caridade a serviço do Reino, significar e anunciar na Igreja a glória do mundo futuro.” ( CIC 916)

Vida Consagrada: A entrega para um caminho de felicidade

A vocação à vida consagrada é um chamado de Deus. A partir deste encontro pessoal, Deus revela a pessoa o chamado particular que tem para sua vida, um caminho seguro e próprio de ser feliz e se tornar santo.

O mais belo é contemplar a criatividade própria do Espírito Santo que para cada um, apresenta uma forma diferente de viver este chamado. Como as vocações religiosas, os Institutos Seculares, leigos consagrados e tantas outras expressões.

Diferentes formas de testemunhar a pertença a Deus, conforme sua identidade própria e em tudo apontando o céu. A vida que não passa. 

E porquê este chamado é um caminho de e para a felicidade? Qual o conselho para aqueles que sentem dentro de si a inquietação e atração por esta forma de vida?

Deixemos que eles mesmos – consagrados – nos respondam a estas perguntas. Acompanhe abaixo o que dizem alguns à respeito da vocação ao qual são chamados. 

Ir. Égli Cristina Paes Falchetti 

Copiosa Redenção – 16 anos de vocação

3 coisas que tornam a vida consagrada, uma vocação para felicidade: 

  • Ter a Cristo como o centro da nossa vida
  • Ter uma vida constante de oração e intimidade com Deus, buscando os sacramentos e a vivência dos valores cristãos
  • Doar-se  ao próximo, dentro do carisma ao qual sou chamada

Conselho para quem sente chamado a vida consagrada: Não tenha medo de se arriscar, vale a pena dar a nossa vida pela causa do Reino de Deus. Levando o amor do Cristo aqueles que mais necessitam experimentá-lo. Busque uma vida de oração, escute a voz de Deus, escute a voz do seu coração. Busque ajuda na direção espiritual. Saia da tua terra e vá em busca de se encontrar dentro de algum carisma, conhecendo as ordens religiosas. 

Padre Márcio Giordany Costa de Almeida

Basílica de São Miguel –  Pároco/ Reitor – 10 anos de vocação

  •  a consciência de uma vida doada a Deus em vista do Reino.
  •  a liberdade de ser de Deus inteiramente.
  •  a família espiritual que ele me concede a cada dia.

Conselho:

– Não tema dizer SIM ao chamado de Deus. Não ponha obstáculos ao chamado, Deus nos capacita e nos dá a graça!!! Avance para águas mais profundas!

Helenice Piovezan de Araujo 

Consagrada Comunidade de Aliança – Comunidade Católica Shalom

17 anos de vocação

▪️  Deus me escolheu

▪️  Viver a cada dia com coragem, disposição e renúncia

▪️  É um caminho de e para a felicidade, a partir do meu sim livremente

Conselho:

Seja verdadeiro diante das dúvidas com suas autoridades, que são voz de Deus para você Saiba que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos, confie! Não é fácil, mas eu desejo, eu quero e eu vou!

Padre Marcelo Rodrigues Ocanha 

Religioso Consagrado e Padre na Congregação dos Oblatos de São José 

8 anos de padre / 15 anos de Vida Religiosa  /  27 anos de caminhada vocacional

  • É um modo de estar mais próximo de Cristo através da oração, da vivência de um Carisma e do Apostolado assim como conviveram os apóstolos e primeiros discípulos.
  • É um modo de corresponder aos anseios do povo que necessita de uma presença diferente do habitual, para os ouvir, compreender e caminhar com eles em suas dores.
  • É um modo de conhecer e viver experiências diferentes, povos diferentes e aprender sempre coisas novas em muitos lugares e ambientes.

CONSELHO:  Se sente uma dúvida, uma inclinação ou mesmo uma curiosidade pela Vida Consagrada ou Sacerdotal, não perca tempo e oportunidade, ninguém tem a perder com uma experiência desse porte, ao contrário, só tem a ganhar. Deixa o Espírito Santo de Deus abrir caminhos em seu coração e conduzir os seus passos.

Caminho de Cruz e Ressurreição

Por mais bela que seja a vida consagrada, como toda rosa ela também traz os seus espinhos. O que pode gerar diversos medos e questionamentos, diante daqueles que sentem o chamado para abraçar essa vida.

Mas é Jesus mesmo quem promete aqueles que correspondem ao Seu chamado: “ em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de Mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãs, terras, com perseguições – e no século vindouro a Vida Eterna.” (Mc 10,29-30) 

Como então, lidar com o medo diante desse grande passo? O caminho para superação do medo rumo ao Para Sempre, se consagra no ordinário do dia a dia, dando pequenos passos possíveis com amor.

Veja o que dizem os consagrados frente a este questionamento:

O medo faz parte do ser humano, mas é preciso superá-lo. Assuma o projeto de Deus em sua vida dentro da convicção e decisão do que realmente se quer. 

Tendo em mente que não é você que escolheu a vocação, mas sim Deus, que desde o ventre materno já o escolheu para uma vocação; não por méritos humanos, mas porque dentro de ti existe a disposição para servir e fazer a vontade de Deus.”  Ir Égli, Copiosa Redenção

O medo nos paralisa ou nos faz afundar, para as coisas de Deus precisamos ser ousados, na certeza de que a obra é dEle, por isso Ele nos conduz e ilumina.Pe Márcio, Basílica São Miguel

“Nesse Para Sempre, o Senhor caminha contigo ao seu lado em tudo, não mais na sua frente, te protegendo dos dardos inflamados do inimigo, mas do seu lado, como Amigo, Esposo que confiamos Para Sempre tudo da nossa vida! Helenice Piovezan, Shalom

“”Não tenhais medo! Coragem! Sou eu!” são palavras de Jesus dirigidas aos seus apóstolos em meio à tempestade. Por quê temer algo que provém de Deus? Se vier simplesmente de sua vontade, cedo ou tarde vai passar, mas se for de Deus, creia que permanece. Você pode se arrepender mais tarde por não ter arriscado. Pe Marcelo, Oblatos São José

Como bem disse o Papa Francisco, “onde estão os consagrados, há sempre alegria”. Que a beleza e alegria deste chamado possam te alcançar neste dia.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress