Evangelizar nas redes sociais é a nossa missão

Temos o privilégio de evangelizar nas redes sociais. Portanto, devemos comunicar esperança e confiança

Há algum tempo, especialmente durante a pandemia, vimos a possibilidade de evangelizar nas redes sociais. As redes sociais se tornaram o púlpito do século XXI!

O Papa Bento XVI divulgou uma mensagem no Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2009. Nela, ele dizia que as tecnologias são um verdadeiro dom para as pessoas. Por isso, devemos usar as suas vantagens a serviço de todos. 

Como cristãos, sabemos da urgência de evangelizar o maior número de pessoas em qualquer lugar. Portanto, nada mais justo do que afirmar que as redes sociais são um poderoso instrumento de evangelização. 

Afinal de contas, estamos surfando nesta grande onda da Internet quase o tempo todo. Nela, dividimos fotos do dia a dia, compartilhamos alegrias e tristezas. Então, também podemos – e devemos – usá-las para falar do amor de Deus. 

Além disso, com a imensidão do online e das redes sociais conseguimos alcançar pessoas de todos os lugares do mundo.

Evangelize nas redes sociais 

Existem pessoas de todo lugar do mundo na Internet, de todas as religiões e com as mais diversas opiniões. E a maioria delas são curiosas e estão dispostas a aprender e consumir conteúdos diferentes. Por conta desse encontro, evangelizar nas redes sociais se torna uma ótima oportunidade.

Porém, é preciso atenção. Muitas pessoas usam as redes sociais para preencher um vazio interior, encontrar acolhimento, se sentir em casa e fazer amigos. Essas pessoas são, quase sempre, carentes e precisam de consolo e, por isso, é tão importante dedicar-se a socorrer as ovelhas que estão perdidas e sem pastor. 

Em 1966, através do decreto “Inter Mirifica”, fruto do Concílio Vaticano II, a Igreja ressaltou a importância de utilizar os meios de comunicação na evangelização. “A mãe Igreja sabe que estes meios, retamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao gênero humano, enquanto contribuem eficazmente para recrear e cultivar os espíritos e para propagar e firmar o reino de Deus” (IM,2).

Mas, para evangelizar nas redes sociais, é preciso sair da zona de conforto, fugir do comodismo e ir contra o mais do mesmo. As imagens bonitas com frases de salmo não bastam, precisa de mais! 

É necessário usar todas essas ferramentas de forma inteligente e que dê frutos. Precisamos conhecer quem são os nossos seguidores e criar uma relação com eles. É preciso uma estratégia! 

Considere uma estratégia de evangelização

Fazer da evangelização uma ação profissional é o caminho mais assertivo para alcançar um objetivo. Assim como ter uma estratégia enquanto evangeliza nas redes sociais. A profissionalização e a estratégia te ajudam a cumprir com a sua missão. 

Para evangelizar nas redes sociais é preciso ser criativo. Ou seja, chamar a atenção de forma sincera, gerar interesse e despertar o desejo de continuar consumindo o conteúdo e de se aprofundar na Igreja e no amor de Deus. 

Porém, é preciso ter cuidado e lembrar que quando Jesus convocou os discípulos à evangelização orientou-os – em diversas passagens do Novo Testamento – a serem honestos, objetivos, explícitos, autênticos e audaciosos no anúncio do Evangelho.

Todo evangelizador que está nas redes sociais deve manter essa postura enquanto estiver falando do amor de Deus. 

Desenvolva relacionamentos enquanto evangeliza 

As redes sociais têm muitos benefícios. Um deles é a possibilidade de gerar relacionamentos, valor essencial para evangelizar. 

Muito além de um espaço para publicar conteúdos, as redes sociais são um local de interação. Ou seja, por meio dela você pode conhecer pessoas e trocar informações. Além disso, os usuários podem interagir por meio dos comentários, partilhar e fazer boas amizades. Já imaginou que benção conhecer pessoas do mundo inteiro e dividir com elas seu amor por Deus?

Gerar esse relacionamento é muito mais simples com o auxílio da Internet e das redes sociais. Então, use e abuse dessa ferramenta, mas tenha sabedoria e entenda seu verdadeiro significado! 

Então, querido (a), “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho” (Mc 16,15), abrace essa missão de evangelizar nas redes sociais.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube