São Miguel é um dos três arcanjos a quem os católicos costumam nutrir uma fiel e especial devoção, a fim de pedir-lhe proteção e libertação dos ataques do inimigo de Deus. Afinal, ele é conhecido por ser um guerreiro de Deus contra o mal. O nome Miguel do hebraico significa “Quem como Deus?” – o que quer dizer que ninguém é como Deus.
Porém, como confirmamos a sua existência e comprovamos o seu auxílio? Mas o que encontramos sobre São Miguel Arcanjo na Bíblia?
Existem apenas quatro textos sobre o Arcanjo São Miguel nas Sagradas Escrituras. Dois deles encontram-se no livro de Daniel, um no livro de Judas e o outro no livro do Apocalipse de São João. Vejamos o que cada um desses textos bíblicos relatam sobre São Miguel Arcanjo.
No livro de Daniel
No capítulo 10, o profeta Daniel escreveu:
“O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. (…) Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22).
Já no capítulo 12, o autor bíblico relatou: “Naquele tempo se levantará o grande príncipe Miguel, que é o protetor dos filhos do vosso povo” (Dn 12,1).
No livro de Judas
A Epístola de Judas narra uma cena que demonstra São Miguel Arcanjo nos defendendo do demônio no momento da morte. Diz o texto:
“Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!” (Jd 1,9).
No livro do Apocalipse
O apóstolo João, autor do livro Apocalipse, narra a tão conhecida batalha entre os anjos bons e os anjos maus. Nela, está São Miguel Arcanjo:
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” (Ap 12,7-8).
Outra menção Bíblica
Há ainda outro episódio que supostamente faz referência a São Miguel Arcanjo na Bíblia. Apesar de não citar o nome do arcanjo, Josué menciona uma figura, cuja descrição é possível considerar ser São Miguel Arcanjo. A Sagrada Escritura narra:
“Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó. Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: ‘És dos nossos – disse ele – ou dos nossos inimigos?’. Ele respondeu: ‘Não! Venho como chefe do exército do Senhor’.” (Jos 5,13-14).
São Miguel Arcanjo é nosso protetor
De acordo com esses textos sobre São Miguel Arcanjo na Bíblia que acabamos de ler, e ainda segundo a tradição da Igreja, esse Arcanjo possui 4 importantes e imprescindíveis funções. São elas:
- Conduzir as almas para o céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;
- Defender a Igreja e o povo cristão dos ataques do inimigo de Deus, ou seja, do demônio;
- Resgatar as almas dos fiéis do poder do inimigo de Deus, especialmente na hora da morte;
- E lutar contra Satanás.
A representação de Arcanjo Miguel
Como um soldado de Deus, São Miguel é representado com roupas de um guerreiro, segurando em sua mão direita uma espada. Na mão esquerda, algumas imagens apresentam o arcanjo segurando um escudo, uma espada ou uma lança, e há outras em que ele segura também uma balança – representando a justiça de Deus, a salvação. O que não muda, é que em todas as representações o arcanjo está sempre em posição de ataque, segundo a descrição do apóstolo Judas, esmagando com o seu calcanhar a cabeça do demônio que está prostrado ao chão.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
Maravilhoso.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
São miguel arcanjo nos proteja de todos os males e nos defenda de todo o mal amém