Saúde mental: 5 dicas para cuidar da sua

A saúde mental é parte fundamental da nossa vida. O tema ganhou intensidade e atenção durante a pandemia da Covid-19. Entretanto, há um bom tempo somos alertados de que precisamos cuidar do nosso psicológico. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% da população brasileira sofre com algum tipo de transtorno mental, como depressão, ansiedade, fobias, entre outros. 

O esforço de quem sofre com doenças mentais é constante e árduo. Por isso, vamos explorar a importância de cuidar das emoções, com dicas para mantê-las em equilíbrio.

Importância de cuidar da saúde mental 

Ainda segundo a OMS, o conceito de saúde é muito mais abrangente do que apenas a ausência de doenças. Ser saudável é ter harmonia entre: físico, saúde mental e um bom relacionamento social. 

Portanto, tão importante quanto cuidar do seu corpo, é cuidar do cérebro. Quando a saúde, nas suas três esferas, estão equilibradas, a vida tem muito mais qualidade e felicidade. 

Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas que vão ser suas grandes aliadas nessa caminhada.

Dedique tempo à oração

A oração é parte fundamental da nossa jornada cristã. Ela é a nossa conexão com Deus, nossa maneira de estar em diálogo constante com Ele. Afinal, uma alma fortalecida com Deus, supera tudo! 

Portanto, quando estamos em dia com nossas orações, somos restaurados. Além disso, somos livrados do pessimismo, da tristeza e tomamos uma posição de esperança, alegria e bem-estar. 

Esses sentimentos são muito importantes para a saúde mental, pois se estamos felizes e fazendo o que gostamos, como rezando, nosso cérebro libera um hormônio chamado Endorfina, conhecido como “hormônio da felicidade”. Ele afasta a ansiedade e a depressão.

Faça exercícios físicos 

Praticar atividades físicas é uma segunda maneira muito eficiente de produzir endorfina, juntamente com outros hormônios importantes, cuidar da sua saúde mental e de quebra, manter sua saúde física. 

Você pode correr, ir para a academia, fazer pilates, ou outras atividades. O importante é movimentar o seu corpo e fazer algo que gosta!

Aprenda a ouvir e a falar 

A saúde mental também está relacionada com os seus relacionamentos sociais. Não é à toa que tanta gente apresentou sintomas de depressão e ansiedade durante o isolamento imposto causado pela pandemia da Covid-19. 

O importante é saber que, para manter relacionamentos saudáveis, precisa falar, mas muito além disso, precisa ouvir! 

De acordo com o Papa Francisco, “dialogar ajuda as pessoas a humanizar as relações e a superar mal-entendidos”. Afirmou durante um encontro com os voluntários do “Telefone Amigo Itália”.

Cultive boas amizades 

A amizade é uma graça de Deus. Santo Tomás de Aquino dizia que “a amizade diminui a dor e a tristeza”. Ou seja, é um conforto para a saúde mental.

Se você tem um amigo para compartilhar bons e maus momentos, logo, também tem alguém para ouvir e falar, sendo essa também uma importante maneira para cultivar boas experiências psíquicas. 

Mantenha pessoas boas e de Deus ao seu redor. Tenha com quem contar e seja um porto seguro. 

Zele pelo bom descanso 

Quando você faz exercício físico seu músculo precisa descansar, certo? O mesmo acontece com o seu cérebro. Para a sua saúde mental estar intacta, você precisa respeitar seus momentos de distanciamento, repouso e se desligar. 

Ter uma boa noite de sono, momentos de lazer, de paz e tranquilidade é fundamental. Então, não ignore seus momentos de descanso. 

É claro que além de todas essas dicas, o atendimento médico e especializado é muito importante. Saber respeitar e cuidar da sua saúde mental é entender quando a ajuda é necessária! 

Agora que você sabe a importância de zelar pela sua saúde mental e como fazer isso, não hesite em se cuidar! 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress