Último Dia Votivo de 2019 lembrou o valor da Família

O último dia votivo de 2019 foi celebrado em 29 de dezembro, com missas às 9h, 12h30 e 19h na Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo. A programação da data também incluiu o Terço da Misericórdia e a Coroa de São Miguel Arcanjo, realizados às 15h, com a participação dos fiéis da cidade e de romeiros da região.

Em especial, a missa das 19h marcou a primeira celebração presidida pelo recém ordenado Padre Ivan Soares na Basílica de São Miguel Arcanjo, com concelebração do Padre e Reitor Márcio Almeida. Em sua homilia, o Padre Ivan lembrou que a data marca também a celebração da Sagrada Família, que nos ensina o valor de se ter uma família e o amor aos nossos irmãos, que devem ser valorizados da forma como são.

A homilia da missa nos diz que somos chamados como filhos a dar honra e Glória a Deus por nossos pais. Precisamos ter nossos pais como nossos reis, e não o contrário. Além disso, a Palavra nos mostra que, a exemplo da família de Nazaré, devemos colocar Jesus no centro: se Jesus não for o Rei do lar, nem pai, nem mãe e nem filhos vão aprender a viver essa vocação.

Isso porque Cristo deve ser o centro de nossas vidas. Ao reconhecer que ele é nosso Rei é que passamos a entender o verdadeiro sentido de dar afeto e amar os nossos de forma verdadeira, e não como se fossemos donos uns dos outros. E o Padre Ivan ainda concluiu dizendo: “devemos ser guiados pela sabedoria Divina”.

Durante a Missa de Dia Votivo realizou-se também a Benção e a entrega das fitas dos novos membros da Irmandade de São Miguel Arcanjo, seguida pelo canto da ladainha.

Nos ritos finais, o Padre Marcio Almeida agradeceu a visita do Padre João, da Arquidiocese de Sorocaba, e acolheu a todos, em especial os visitantes que vieram das cidades de São Lourenço, Rio Pardo, São Paulo, Hortolândia, Itapetininga, Itu, Curitiba, Capão Bonito, Araçoiaba, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Apucarana, Santo André e Cachoeira Paulista, que foram acolhidos com uma salva de palmas.

A missa foi encerrada com a Consagração da família e uma Ave Maria rezada para o Padre Ivan, que será o futuro Vigário Paroquial da Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo. Ao final, foi realizada a queima dos pedidos dos fiéis, a bênção dos objetos e a Oração de São Miguel Arcanjo.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress