Ano novo, vida nova: 7 dicas para planejar 2020

Sempre que começamos um novo ano, estamos imbuídos de positividade, bons sentimentos, sonhos e metas – o que é ótimo! Contudo, tão importante quanto sonhar, é realizar. Almejar e conquistar é um binômio importante na trajetória de qualquer pessoa. Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a planejar o ano novo e alcançar aquilo que você precisa e deseja!

1. Determine o que é prioridade em sua vida neste ano que se inicia

Faça uma reflexão e determine suas prioridades: carreira, estudo, casamento, filhos, espiritualidade, saúde… Enfim, essa lista pode ser grande. Grande, sim, porque podemos ter muitas prioridades. Mas, independente de quais sejam elas, o que importa é que você tenha isso bem definido para começar a planejar o ano novo.

2. Defina o que você pretende a partir das suas prioridades

Após determinar suas prioridades, defina o que você pretende fazer para, de fato, dar a devida atenção a tais aspectos de sua trajetória. Trata-se de estabelecer metas. Se o requisito “saúde” estiver na lista, anote o que você pretende como meta, por exemplo: corpo saudável, emagrecer ou o melhor controle de uma doença (diabetes, pressão arterial, etc).

3. Seja realista e não idealista

Não adianta querer abraçar o mundo! Ao planejar o ano novo, você precisa estar ciente de que quanto mais metas você determinar, mais difícil será de se concentrar em alcançá-las. Nada melhor do que ser realista, avaliando, a partir do teu tempo, o que você consegue realizar. É melhor concentrar as forças em 3 ou 4 metas e saber que você terá tempo de realizá-las dos que determinar 8 e não conseguir realizar nenhuma plenamente. Isso acaba causando frustração e, por consequência, desmotivação.  

4. Faça uma lista com objetivos

Para não ficar na esfera do sonho, precisamos determinar o que fazer. Ter objetivos bem definidos é muito importante ao planejar o ano novo, pois é a partir deles que a sua vida vai se desenrolar. Aqui você vai determinar os passos concretos para alcançar suas metas. Ainda como exemplo a prioridade “saúde”, tendo como meta “emagrecer”, liste as ações que você fará para tornar isso real na sua vida: atividade física, maior ingestão de água, consulta com nutricionista, controle do cardápio, etc.

5. Estipule prazos

Outro fator determinante para o seu sucesso ao planejar o ano novo é estipular prazos para você realizar cada objetivo e alcançar suas metas. Pense a partir da visão de todo o ano: 12 meses. Entre todas as suas prioridades e metas, determine atividades específicas para cada mês. Veja o exemplo de uma tabela simples, porém eficiente, para te ajudar a não se perder nos seus objetivos:

Objetivos para o mês de Janeiro:

Objetivos para o mês de fevereiro:

6. Avalie seus resultados

Nada mais motivador do que celebrar as pequenas conquistas. Por isso, ao finalizar cada mês, procure fazer uma auto avaliação de como você tem se saído na realização de cada objetivo. Isso também é importante para que você perceba se está dando mais atenção a uma área e deixando outras de lado.

7. Acredite em si mesmo

Ter pensamentos positivos é o primeiro passo para a conquista! Portanto, quando a dificuldade chegar – ele sempre chega! – mantenha o foco no resultado final que você pretende alcançar. Dessa maneira você estará dando valor ao que realmente importa. Acreditar que você é capaz é determinante para o sucesso de qualquer coisa que você esteja almejando.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress