4 formas de vencer os principais desafios no matrimônio

O matrimônio é o sacramento no qual homem e mulher, que foram criados por Deus por Amor e para o Amor, são chamados a viver o amor conjugal. Mais do que isso, são chamados a exercitar-se no amor, visto que no cotidiano são muitos os desafios no matrimônio.

Portanto, viver o matrimônio requer, entre outros, paciência, acolhimento, doação de si, renúncia. Neste sentido, Santo Afonso Maria de Ligório alertava:  “O casamento é celebrado aos pés do altar, porque o altar é o lugar do sacrifício. É um perpétuo aviso ao casal: sem sacrifício recíproco não há felicidade”.

A fé católica reconhece não apenas o caráter natural da união matrimonial, mas eleva esta união a uma dimensão sagrada. Isso se dá na doação de dois seres que em união devem frutificar, ou seja, gerar filhos. Neste sentido, o amor matrimonial é chamado a ser um prenúncio do Amor Trinitário.

Além disso, o casal, ainda que enfrentando desafios no matrimônio, deve ser reflexo da doação amorosa e recíproca entre Cristo e sua Igreja – que é Sua esposa. Jesus entregou Sua vida pela Igreja e ela vive por Ele (cf. Jo 19, 34-35).

Matrimônio: desafios x benefícios

Muitos de nós nos acostumamos a olhar primeiramente para as dificuldades, a darmos mais peso e mais espaço para elas do que para as coisas boas.

E no matrimônio não é diferente. Basta um pequeno conflito para nos esquecermos de tudo de bom que já foi vivido. Parece que fomos treinados para pararmos nas dificuldades.

É óbvio que a convivência a dois ou, com a chegada dos filhos, a três, a quatro… nos impõe situações desafiadoras. E comumente os conflitos não são poucos, o que é natural. Afinal cada um tem sua própria personalidade.

Além disso, cada um entra no matrimônio com sua própria definição e idealização do que é uma união feliz. E quando a realidade nos apresenta problemas, nos frustramos, pois não estamos preparados para isso.

Portanto, quando falamos em desafios no matrimônio não podemos nos esquecer de que são também muitos os seus benefícios. Uma das grandes vantagens que podemos considerar diante dos desafios no matrimônio é justamente o fato de não estarmos só. Vivemos um companheirismo.

Como é bom chegar em casa e poder dividir com o cônjuge aquele problema que nos atormentou o dia todo. É certo que com isso o problema não vai se resolver, mas poder conversar com alguém que confiamos traz uma sensação de alívio.  

Como vencer os desafios no matrimônio?

O amor é a base do matrimônio e sem ele é impossível vencer qualquer desafio no matrimônio. Contudo, o amor é como uma planta que precisa ser cuidada, senão morre.

Neste sentido, vamos te apresentar algumas dicas importantes para vencer os desafios do matrimônio a partir da perspectiva do amor. Ou seja, vamos falar aqui sobre como cuidar do amor. Portanto, abra seu coração para estas dicas!

# DICA 1: Abdique dos hábitos de solteiro

Talvez um dos maiores desafios no matrimônio seja abrir mão dos hábitos de solteiro.

Muitos se esquecem que, quando se casam, devem passar a viver em função da nova família. Isso não significa que o futebol com os amigos ou o passeio com as amigas nunca mais vai acontecer.

Pelo contrário, é até saudável que o homem e a mulher tenham compromissos independentes. Mas, desde que em comum acordo e que tal compromisso não transgrida a união matrimonial, não coloque em risco o amor e a fidelidade.

Contudo, o que queremos dizer aqui é que na vida de casados o compromisso com a cônjuge deve estar sempre em primeiro plano.

Antes do casamento, nosso compromisso era conosco mesmo. Quando nos casamos, nosso compromisso é com a nossa família.  

DICA 2: Vivam a cumplicidade

A partir da união matrimonial, não existe mais “eu”, existe o “nós”. Não deve existir mais “os meus” sonhos, planos e projetos, mas “os nossos”.

Contudo, isso não significa que você vai perder sua individualidade. Longe disso, cada um continua com seus gostos pessoais, suas vontades e sentimentos. Porém, as ações e as decisões precisam ser vividas a dois.

Viver por essa perspectiva evita muitos dos problemas e desafios no matrimônio.

# DICA 3: Dedique tempo à sua família

Trabalhar é preciso, compromissos sociais são prazerosos e ter tempo para a família é mais do que benéfico, não apenas para você, mas para todos.

O tempo que você dedica à sua família é um investimento: investimento de amor, de comprometimento, de proteção, de união.

Contudo, estamos falando de “tempo de qualidade”. Ou seja, não adianta ficar em casa com a família e passar o dia assistindo a séries, enquanto seu cônjuge se ocupa com alguma tarefa doméstica. Seja para o outro a ajuda que ele(a) precisa. Façam juntos as tarefas domésticas e depois assistam juntos.

Também não adianta estar em casa e não conversar com os filhos que passam o dia com o celular na mão. Isso não é dedicar tempo à sua família. Brinque com as crianças, leiam juntos. Façam passeios em família! Isso é tempo de qualidade.

Lembre-se, matrimônio é companheirismo!

# DICA 4: Permita que Deus seja o centro do matrimônio

No sacramento do matrimônio, os cônjuges recebem um mandato divino de santificar um ao outro. Um é responsável pela conversão do outro, pela vivência espiritual um do outro.

Além disso, como católicos, não podemos jamais nos esquecermos de cumprir o primeiro mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas.

Logo, quando temos Deus no centro do matrimônio não existe desafio que não possa ser superado. Além disso, a oração em família e a vivência dos sacramentos na igreja têm importância vital para a superação dos desafios no matrimônio e o fortalecimento da união.

O Papa Francisco falou certa vez que “a aliança conjugal é algo que enriquece a Igreja” e que para viver o matrimônio é preciso “um grande ato de fé e de amor” (Catequese de 6 de maio de 2015).

Os desafios sempre vão surgir, sejam eles financeiros, na educação dos filhos, atritos com os familiares, entre outros. Mas, quando estamos decididos a lutar pela nossa família, com Deus à nossa frente, tudo fica mais fácil.

Portanto, quando surgirem os desafios no matrimônio, busque no Amor – aquele que tem como fonte o próprio Deus – o auxílio necessário para vencê-los!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress